Em
um lugar distante o suficiente para que as distâncias não tenhas mais
significado, há uma fábrica entre as névoas do devaneio. Nela são produzidas as
mais belas peças de todo a Criação: Sonhos! A essência de tudo que existe é
moldada em engenhosas máquinas, que só fazem sentido para aqueles que as
construíram, mas que mentes habilidosas – ou insanas – podem criar um novo
arranjo, juntando-as e destruindo-as e reconfigurando-as por toda a eternidade
até encontrar a sintonia perfeita. Quem pode operar tal fábrica a perfeição?
Venha descobrir, pois Imaginarium Tá na Mesa!
Imaginarium
é um jogo lançado em 2018 por Bruno Cathala e Florian Sirieix. De dois a cinco
jogadores, com duração média de 90 minutos, em Imaginários os jogadores são operários
em uma fábrica surreal tentando se tornar o mais novo Grande Maquinista.
-
Só um idiota para jogar algo que lembra trabalho.
Não
sabia que seu trabalho era servir de molde para os pesadelos. Imaginarium é um
jogo, digamos, bem básico: uma simples alocação de um único trabalhador (Nota
da Sra. Slovic: E se tratando de uma fábrica, lembra bem Kanban) e uma corrida
para atingir um determinado número de Pontos de Vitória (PVs), mas com
elementos que dão um toque bem interessante.
A
fábrica, que tem uma ambientação Vaporpunk (Nota do Sr. Slovic: Também
conhecido como Steampunk, é um subgênero da ficção científica, onde a
tecnologia é quase idêntica a atual, mas movida a vapor), tem como principal
produto Sonhos (Nota da Sra. Slovic: Sim, já dissemos isso várias vezes. Sim,
vamos continuar sempre que necessário).
Cada
turno é dividido em três etapas: Planejamento, Execução e Checagem. Na primeira os
jogadores vão colocar seu Trabalhador ao longo da linha de produção, para
comprar um maquinário ou ganhar Charcoalium, que é o dinheiro do jogo. Durante
a Execução o jogador faz as ações das Máquinas que estão em sua Oficina.
Normalmente isso significa produzir materiais, como Cristal ou Madeira, mas
algumas podem Roubar algo dos adversários, ou transformar Charcoalium em material ou
mesmo em PVs. Depois faz a ação na linha de produção: ou comprar um maquinário
(que estará quebrado) ou ganhar Charcoalium. Por fim escolhe duas, das seis
ações possíveis, em seu tabuleiro individual: Reparo, Desmantelar, Reorganizar,
Transações, Extração e Recrutar.
As
ações estão dispostas em um círculo, no formato de um relógio, e movendo os
ponteiros o jogador decida as ações, que, devem estar adjacentes. Não há uma
ordem específica para realizar as ações, mas uma deve ser completada antes que
a outra comece. Com Transações é possível trocar Materiais por e Charcoalium vice-versa,
além de 5 Charcoalium por 1 Pvs. Já Recrutar deixa o jogador contratar um
Assistente, que dão habilidades especiais. Reparo permite consertar um
maquinário (Dica da Sra. Slovic: Lembre-se que a Máquina vai quebrada para a
Oficina). O custo varia e está descrita na carta da Máquina. Extração faz o
jogador ganhar Charcoalium.
Ao
escolher Reorganizar, o jogador pode combinar duas Máquinas em uma mais
poderosa. As cartas de Maquinário indicam quais podem ser unidas (Dica do Sr.
Slovic: Máquinas quebradas não podem ser usadas nessa Ação). Por fim, ao usar
Desmantelar o jogador pode quebrar uma Máquina ou Destruí-la. Quando uma
máquina é quebrada, o jogador ganha Recursos que estão na carta. E uma máquina destruída
dá PVs. Reorganizar e Desmantelar servem também para liberar espaço na Oficina, já que só tem espaço para quatro Máquinas por vez.
Por
fim, na terceira fase verifica-se se a condição de fim de jogo foi alcançada.
Se não, faz a limpeza do Tabuleiro Central e começa uma nova rodada.
- É
só isso?
Não,
pequeno Pesadelo ambulante. O turno é bem simples: aloque seu trabalhador,
produza com suas máquinas e faça duas ações. Porém o jogo tem um elemento a
mais: os Objetivos. Vários marcadores de Objetivos ficam abertos no tabuleiro
central (Nota do Sr. Slovic: A quantidade depende do número de jogadores).
Sempre que um jogador conseguir completar um, coloca uma de suas fichas nele,
ganhando os PVs indicados no objetivo. Os próximos que conseguirem fazer esse
objetivo ganha um PV a menos.
O
jogo termina quando alguém chegar a 20 PVs. Quem tiver mais de cada Material
também ganha PVs. Quem conseguir mais pontos vence a partida.
No
geral, Imaginarium é um bom jogo. Não é revolucionário, não é inovador, mas é
divertido. Combinar as diferentes máquinas em algo mais poderoso foi uma sacada
interessante do Mestre Cathala. As miniaturas dos jogadores são lindas e a arte
é surreal, dignas de um sonho de Salvador Dali. Com regras simples e fáceis de
explicar, o jogo tem tudo para agradar a todos, exceto aqueles que gostam de um
jogo mais pesado, como Rokoko ou Trickerion. Liguem as máquinas, use a
imaginação, está na hora de sonhar.
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