Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Imaginarium


Em um lugar distante o suficiente para que as distâncias não tenhas mais significado, há uma fábrica entre as névoas do devaneio. Nela são produzidas as mais belas peças de todo a Criação: Sonhos! A essência de tudo que existe é moldada em engenhosas máquinas, que só fazem sentido para aqueles que as construíram, mas que mentes habilidosas – ou insanas – podem criar um novo arranjo, juntando-as e destruindo-as e reconfigurando-as por toda a eternidade até encontrar a sintonia perfeita. Quem pode operar tal fábrica a perfeição? Venha descobrir, pois Imaginarium Tá na Mesa!



Imaginarium é um jogo lançado em 2018 por Bruno Cathala e Florian Sirieix. De dois a cinco jogadores, com duração média de 90 minutos, em Imaginários os jogadores são operários em uma fábrica surreal tentando se tornar o mais novo Grande Maquinista.

- Só um idiota para jogar algo que lembra trabalho.

Não sabia que seu trabalho era servir de molde para os pesadelos. Imaginarium é um jogo, digamos, bem básico: uma simples alocação de um único trabalhador (Nota da Sra. Slovic: E se tratando de uma fábrica, lembra bem Kanban) e uma corrida para atingir um determinado número de Pontos de Vitória (PVs), mas com elementos que dão um toque bem interessante.



A fábrica, que tem uma ambientação Vaporpunk (Nota do Sr. Slovic: Também conhecido como Steampunk, é um subgênero da ficção científica, onde a tecnologia é quase idêntica a atual, mas movida a vapor), tem como principal produto Sonhos (Nota da Sra. Slovic: Sim, já dissemos isso várias vezes. Sim, vamos continuar sempre que necessário).

Cada turno é dividido em três etapas: Planejamento, Execução e Checagem. Na primeira os jogadores vão colocar seu Trabalhador ao longo da linha de produção, para comprar um maquinário ou ganhar Charcoalium, que é o dinheiro do jogo. Durante a Execução o jogador faz as ações das Máquinas que estão em sua Oficina. Normalmente isso significa produzir materiais, como Cristal ou Madeira, mas algumas podem Roubar algo dos adversários, ou transformar Charcoalium em material ou mesmo em PVs. Depois faz a ação na linha de produção: ou comprar um maquinário (que estará quebrado) ou ganhar Charcoalium. Por fim escolhe duas, das seis ações possíveis, em seu tabuleiro individual: Reparo, Desmantelar, Reorganizar, Transações, Extração e Recrutar.



As ações estão dispostas em um círculo, no formato de um relógio, e movendo os ponteiros o jogador decida as ações, que, devem estar adjacentes. Não há uma ordem específica para realizar as ações, mas uma deve ser completada antes que a outra comece. Com Transações é possível trocar Materiais por e Charcoalium vice-versa, além de 5 Charcoalium por 1 Pvs. Já Recrutar deixa o jogador contratar um Assistente, que dão habilidades especiais. Reparo permite consertar um maquinário (Dica da Sra. Slovic: Lembre-se que a Máquina vai quebrada para a Oficina). O custo varia e está descrita na carta da Máquina. Extração faz o jogador ganhar Charcoalium.

Ao escolher Reorganizar, o jogador pode combinar duas Máquinas em uma mais poderosa. As cartas de Maquinário indicam quais podem ser unidas (Dica do Sr. Slovic: Máquinas quebradas não podem ser usadas nessa Ação). Por fim, ao usar Desmantelar o jogador pode quebrar uma Máquina ou Destruí-la. Quando uma máquina é quebrada, o jogador ganha Recursos que estão na carta. E uma máquina destruída dá PVs. Reorganizar e Desmantelar servem também para liberar espaço na Oficina, já que só tem espaço para quatro Máquinas por vez.



Por fim, na terceira fase verifica-se se a condição de fim de jogo foi alcançada. Se não, faz a limpeza do Tabuleiro Central e começa uma nova rodada.

- É só isso?

Não, pequeno Pesadelo ambulante. O turno é bem simples: aloque seu trabalhador, produza com suas máquinas e faça duas ações. Porém o jogo tem um elemento a mais: os Objetivos. Vários marcadores de Objetivos ficam abertos no tabuleiro central (Nota do Sr. Slovic: A quantidade depende do número de jogadores). Sempre que um jogador conseguir completar um, coloca uma de suas fichas nele, ganhando os PVs indicados no objetivo. Os próximos que conseguirem fazer esse objetivo ganha um PV a menos.



O jogo termina quando alguém chegar a 20 PVs. Quem tiver mais de cada Material também ganha PVs. Quem conseguir mais pontos vence a partida.

No geral, Imaginarium é um bom jogo. Não é revolucionário, não é inovador, mas é divertido. Combinar as diferentes máquinas em algo mais poderoso foi uma sacada interessante do Mestre Cathala. As miniaturas dos jogadores são lindas e a arte é surreal, dignas de um sonho de Salvador Dali. Com regras simples e fáceis de explicar, o jogo tem tudo para agradar a todos, exceto aqueles que gostam de um jogo mais pesado, como Rokoko ou Trickerion. Liguem as máquinas, use a imaginação, está na hora de sonhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário