O transito não anda de jeito
nenhum. Se não começar a andar, vou chegar atrasado. E logo no meu primeiro dia
na fábrica. E me disseram que minha chefe é osso duro de roer. Mas sei que estou
preparado. Estudei tudo sobre a planta, sobre o programa de trainee. Meu sonho
de faculdade se realizando e... Droga, por que não acordei mais cedo? Por que
fiquei jogando até às duas da manhã em vez de dormir? Mas tinham que falar
justo na véspera do dia mais importante da minha vida, até agora, que Kanban Tá
na Mesa!
Kanban, lançado em 2014 pela
Stronghold Games, é mais um grande jogo do design português Vital Lacerda,
autor de Vinhos e The Gallerist. Para dois a quatro jogadores, que assumem o
papel de trainees em uma indústria automotiva, tem a duração de duas horas.
Misturando Alocação de Trabalhadores com uma pitada de Controle de Área,
Kanban: Automotive Revolution é um jogo complexo, mas muito bom.
- Credo que nome comprido. Deve
ser muito difícil de jogar. Nem consigo falar esse nome!
Sim, caro aprendiz do estagiário,
esse é o nome completo do jogo, mas para facilitar a vida de todos,
principalmente a nossa, vamos chamar só de Kanban (Nota do Sr. Slovic: Kanban é
uma ferramenta de Controle da Produção usada em indústrias. Engenharia de
Produção também é cultura). O tabuleiro simula uma fábrica de automóveis,
dividida em cinco grandes departamentos principais: Testes e Inovação,
Logística e Almoxarifado, Design, Linha de Produção e Administrativo; e dois de
auxiliares: Recursos Humanos e Reciclagem. Cada turno representa um dia do
Programa de Trainee. O jogador decide em qual setor principal vai trabalhar no
dia, nunca podendo repetir. Cada departamento tem várias ações possíveis, cada
uma custando uma Jornada de Trabalho. Esse é um ponto bem interessante no
Kanban. Ao decidir o departamento, o jogador coloca seu meeple em uma da duas
áreas disponíveis, que indicam quantas hora de Jornada ele tem naquele dia
(sempre duas ou três, exceto no Administrativo, que é uma ou duas). É possível
usar seu Banco de Horas para realizar mais ações, mas nunca ultrapassando quatro
Jornadas (Nota da Sra. Slovic: É política da empresa. Ela gosta de zelar por
seus funcionários). Há várias maneiras de conseguir hora extra, mas não gaste
tudo.
Nos setores, também e possível
usar seu tempo em estudos para conseguir Certificados de Excelência e, depois,
se tornar um perito da área. Há a opção de usar Manuais de Trabalho para andar
na trilha de Certificação sem gastar suas Jornadas. É como se fosse Dever de
Casa. Você estuda fora da empresa, no seu tempo livre. (Nota do Sr. Slovic: E
quem disse que a vida de Trainee é moleza?). Certificados rendem desbloqueios
no tabuleiro principal e no individual, enquanto se tronar um Perito dá
vantagens no jogo e a tão querida Cadeira Vermelha.
- Cadeira Vermelha em uma fábrica?
Deve ser coisa de Sindicato. Jogo Comuna!
Acalme-se! Não seja tão
reacionário e caretão. Não há nada de comunista nesse jogo, na verdade ele se
preza pela Livre Iniciativa. O token de Cadeira Vermelha permite o jogador a
participar mais ativamente das Reuniões, onde cada Trainee é avaliado nas Metas
da Empresa (Nota da Sra. Slovic: Traduzindo, ganha Pontos de Vitória, ou como
são chamados aqui Pontos de Prestígio, ou PP). Há outras maneiras de se pontuar
no jogo, mas durante as Reuniões é onde se separam Estagiários de Recém
Contratados. Nesta fase do jogo, há quatro cartas Metas sobre a mesa e cada
jogador deve apresentar mais uma (Começa-se o jogo com três dela). Cada Cadeira
Vermelha conquistada é trocada por uma Cadeira de Jogador, que são usados para
pontuar nas Metas. Ou seja, caso você tenha três Cadeiras de sua cor na sala da
Administração, vai poder pontuar em três metas. Como cinco é o número máximo de
Cadeiras que se pode ter na Reunião e, no mínimo são apresentadas seis metas
(em um jogo de dois jogadores), é impossível pontuar em todas elas, então a
escolha deve ser feita sabiamente.
Há uma figura muito importante em
Kanban: a Diretora Sandra. Ela é a supervisora do Programa de Treinee e fica
andando pela fábrica avaliando o desemprenho dos jogadores em cada setor. Seu
modo de avaliação é que determina a dificuldade do jogo: em um jogo Fácil,
Sandra avalia o melhor na trilha de certificação do departamento e, sendo
aprovado, ganha PP baseado no saldo do Banco de Horas. Já no modo Difícil, a
avaliação é feita no pior de cada certificado e, se reprovado, perde-se PP
igual ao nível do Banco de Horas, se esse for igual ao menor que cinco. E há
avaliações toda rodada. Assim como os jogadores escolhem um departamento na
rodada, Sandra também se movimenta, um departamento por dia. Quando ela chega ao
Administrativo, significa que a semana acaba, o que pode significar o fim do
jogo. Sempre que ocorrerem mais de duas reuniões e se passarem pelo menos duas
semanas, o jogo está preste a terminar.
- Não entendi bulhufas. O que
tenho que fazer? Estou perdido.
Relaxa, rascunho descartado de
Dilbert. Realmente não há um único caminho a se seguir. Por isso o jogo é tão
complexo. Em cada departamento há uma tarefa principal e outras secundárias.
Além das Metas das Reuniões, que podem te dar um caminho a seguir, há as metas
da fábrica, nos Departamentos de Produção, Recursos Humanos e Inovação, que
podem te nortear. E o Objetivo da Diretoria, que é só pontuado no fim do jogo.
E ao fim de cada semana, cada carro em seu tabuleiro individual pode valar
pontos. Como dissemos, há muitos caminhos para se chegar à vitória.
No geral, Kanban é um ótimo jogo.
Arriscamos disser que é o melhor do Lacerda até agora. Desafiador e complexo. Quase
uma aula de PCP (Nota do Eng. Slovic: Planejamento e Controle da Produção para
leigos. O que? Claro que entendo disso. Sou um Engenheiro de Produção, também).
O uso otimizado do Banco de Horas, a dificuldade de realizar as tarefas dos
setores, sem deixar de lado a Trilha de Certificação, gerenciar o que e onde
fazer, tudo isso é um transforma a partida em um quebra-cabeça intricado. O
jogo pode assustar no inicio, mas o primeiro de um recém-formado em um grande
indústria também é. Somente os bons conseguem sobreviver ao Programa. Afinal, você quer o cargo do Dilbert ou da Sandra?
Parece bem bacana. Nunca joguei nenhum jogo do Vital. Mais um para entrar na lista junto com CO2 e The Gallerist. XD
ResponderExcluirAline, não esqueça do Vinho e do futuro Lisbon, que já está em Playtest.
ResponderExcluirÓtimo review. Passou a ideia do jogo sem a complexidade inerente das regras. Sou fã do Vital Lacerda. Falta apenas o Vinhos para completar minha coleção. Apesar de ter o kambam a quase um ano ainda não consegui montar um grupo para joga-lo. Mas sigo tentando he he he
ResponderExcluirÓtimo review. Passou a ideia do jogo sem a complexidade inerente das regras. Sou fã do Vital Lacerda. Falta apenas o Vinhos para completar minha coleção. Apesar de ter o kambam a quase um ano ainda não consegui montar um grupo para joga-lo. Mas sigo tentando he he he
ResponderExcluir