Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Coldwater Crown

Bom dia, amigos. Hoje damos inicio a mais emocionante competição de todos os tempos. Atletas de todos os cantos do mundo estão reunidos e somente um levará para a casa o grande troféu. Serão dias emocionantes, com competições no Lago, no Rio e na Costa. Quem conseguirá pegar o maior de todos? Venha descobrir aqui, pois Coldwater Crown Tá na Mesa!



Coldwater Crown é um jogo lançado em 2017 por Brian Suhre. De um a quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, Coldwater Crown é uma competição de pesca.

- Jogo de pesca? Para tudo que quero descer!



Qual o problema, cabeça de bagre? Você não vai jogar uma vara e pescar um peixe de madeira ou plaśtico (Dica da Sra. Slovic: Se quiser fazer isso, procure a festa junina mais próxima, ou uma loja de brinquedo). Coldwater tem mecânicas interessantes e um tema inusitado. O Tabuleiro Central é dividido em quatro áreas: Lago, Rio, Costa e Porto. As três primeiras sempre haverá quatro Cartas de Peixe para serem pegas. Já o Tabuleiro Individual representa a Caixa de Iscas do jogador, dividida em quatro zonas. As iscas são pequenas pedras de seis cores diversas. Cada jogador começa om um Token de Ação e duas zonas com iscas.

Em seu turno, o jogador deve colocar o token no tabuleiro e fazer a ação correspondente. Depois deve retirar outro token e fazer a ação do local (Nota do Sr. Slovic: Não há um token específico por jogador. Todos podem usar todos. O Jogo começa com três já no tabuleiro). Cada Área de Pesca tem duas cores e dois Pontos de Ação, um para cada cor. Quando o token é colocado (ou retirado) do Ponto de Ação, o jogador deve tirar uma ou duas iscas daquela cor de todas as Zonas de Isca do seu tabuleiro. Quando uma Zona ficar vazia, o jogador pega uma Carta de Peixe da Área de Pesca da cor da última isca retirada. O peixe depende da Zona que foi esvaziada. Já o Porto serve para reabastecer as Zonas vazias com iscas ou pegar uma Carta de Desafio do Pescador.



- Que zona de jogo! É só isso?

Piada infame, Minhoca. O jogo parece bobo, mas é bem estratégico. As Caras de Desafio do Pescador representam outros tipos de pesca (Nota do Sr. Slovic: Como caranguejos e enguias) que podem ser capturados durante o jogo. Em vez de descartar a isca retirada do Tabuleiros, o jogador pode colocá-la na carta, se houver espaço da cor da isca nela. Cartas de Desafio completadas valem Pontos de Vitória (Pvs) no fim do jogo.



Há um saco para o sorteio das Iscas colocadas no tabuleiro. Sempre que uma isca é retirada, ela não volta imediatamente para o saco. Somente quando sai a de cor branca é que todas voltam. Todos começam com uma Ficha de Equipamento e sempre que a Zona Cinco for esvaziada, ganha-se outro. Há quatro Tipos: Chamariz, Molinete, Vara e Carretel. Cada um dá uma habilidade especial que só pode ser usada uma vez.

Os Tokens de Ação tem duas faces, uma com o número Um e outra com o Dois. O número indica quantas Ações o jogador irá fazer ao colocar ou retirá-lo. Quando o token é pego, deve-se virar sua a face. Como é uma competição, há vários prêmios em disputa: Conseguir oito espécies de peixe, Fisgar um peixe de um peso específico, Completar três Cartas de Desafio Diferentes, Pescar as três menores espécies do jogo, Completar quatro Cartas de Desafio Iguais, Desafio do Peso (em cada uma das Regiões) e Pescar doze peixes. Esse último o gatilho do fim de jogo. Cada prêmio dá Pvs no fim do jogo.



Quando um jogador pescar seu décimo segundo peixe é fim de jogo para ele. Os outros têm mais um turno. As Cartas de Peixe tem três informações importantes: Peso, Horário da Pesca e Marcador. No início do jogo é sorteado uma Cor de Marcação e todos os peixes com essa marcação e que forem escolhidos para o Desafio do Peso valem Pvs. No fim da partida, os jogadores devem selecionar, por Área, um peixe de cada espécie fisgada para o Desafio do Peso. Quem tiver a maior soma de peso ganha o prêmio daquela Área. Se houver empate, vence quem pescou mais cedo (Dica da Sr.a Slovic: É para isso que verse o horário). Quem tiver mais Pvs, ganha o Troféu Água Fria!

No geral, Coldwater Crown é um jogo bem interessante. Parece até bobo à primeira vista, mas não se deixe enganar. Ele é desafiador. Saber qual cor de isca retirar pra pegar o peixe que você precisa para conseguir um troféu é vital. O quão nada ortodoxo um jogo de pesca lhe parece? O tema não está muito bem coloca com a mecânica (Nota do Sr. Slovic: Isso quer dizer que, se em vem de ser um jogo de pesca, fosse um jogo de produção de tortas de mirtilo, não faria tanta diferença na relação das duas), mas funciona bem. O jogo é dinâmico e divertido. Vamos pescar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário