Powered By Blogger

Logo

Logo

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Tic-Tac-Toe

Quem disse que aqui só se fala de jogo famoso, da moda ou badalado? Aqui só não falamos de picaretas que acha que é jogo mas é só enganação.  E  para provar, hoje vamos falar de um que para muitos nem é jogo. Tic-Tac-Toe Ta na Mesa!






Tic-TacToc é um jogo muito, mas muito, mas realmente muito velho. Há quem diga que é o trisavó do bisavó do avó do pai de todos os jogos de tabuleiro.  Conhecido no Brasil como Jogo da Velha.




- Tá de sacanagem! Como assim? Isso nem é jogo.




Não disse? Sempre tem um sabichão especialista em jogos. Jogo da Velha é jogo, sim e muito provavelmente o primeiro homemade da humanidade (Nota da Sra. Slovic: Homemade é o nome dado aos jogos impressos em casa. Não confundir com pirataria,que é crime!). Existe também a versão comercial, vendida em todo e qualquer bazar, daqui até a Indochina. O nome do autor já se perdeu nas areias do tempo e espaço. O objetivo do jogo consiste em colocar três dos seus marcadores (geralmente um X ou um O) em uma grade com linhas de 3x3.




Ele tem inúmeros nomes: Tic-Tac-Toe, Jogo do Galo, Tres en Raya, Morpion, Tris, Luk Isut K-i, Botter-kass-en-eieren, Kryds og Bolle, Tri em Vico, Pai Fillo Nai... Existem variações, onde há # dentro de #, como um fractal (Nota do Sr. Slovic: Uma vez, na escola, fiz uma com quatro #, uma dentro da outra. Ficou muito doido, mas impossível de terminar. Tempos de ócio criativo). 




Existem 9! (Nota do Sr. Slovic: Isso é um nove fatorial, ou seja 9x8x7x6x5x4x3x2, ou 362.880) combinações do X e O no tabuleiro. Pensando só na vencedoras, o número de possibilidades cai somente para 255.168!!!! (desta vez, não fatorial). 






- Então porque quase sempre dá empate?




Uau, uma pergunta inteligente, pessoa de rara luminescência. Não é nem um pouco difícil deduzir a próxima jogada do adversário, e dadas as regras extremamente simples, é fácil bloquear todas as possibilidades de vitória.




No geral, convenhamos, Jogo da Velha não é exatamente um ótimo jogo. Nem mesmo mediano. E precisa de várias melhorias para ser considerado ruim (Nota do Sr. Slovic: Conheço vários piores, como aquele que prece, mas não é o Tiny Epic Quest, o Quest que vale a pena. Ou aquela Pequena Cópia do Grande Bang!). Mas é um jogo, e como um sábio já disse: "Todo jogo merece uma resenha". Falar de Terra Mystica e Puerto Rico é fácil. Quero ver falar de Pega Varetas! Duvida?

2 comentários:

  1. E seu eu pegar o jogo da velha, aumentar o tamanho do grid, colocar um terceiro símbolo, adicionar um dado, mudar o critério de pontuação e deixar ele mais longo? Opa! Foi assim que surgiu o Crop Rotation!

    Aproveito e deixo o link do video que conta essa história: https://youtu.be/7osC5YZ9GmY

    ResponderExcluir