Powered By Blogger

Logo

Logo

sexta-feira, 15 de março de 2019

Roll Player

A arte de contar histórias é muito antiga. Mais antiga que a própria História. Desde que a humanidade criou uma linguagem, pessoas se reúnem para trocar experiências e vivências. Ao redor das fogueiras ancestrais histórias eram compartilhadas e os ouvintes até interagiam com o fato narrado. Essa arte foi de desenvolvendo e se modificando até que na década de 1970 surgiu um jogo: o RPG, Role Playing Game, ou em bom português, Jogo de Interpretação de Papéis, onde os jogadores interpretam personagem e contam uma história em conjunto. Como todo jogo, há regras, e uma das mais marcantes e presentem em todo RPG é a criação de personagem. Roll Player Tá na Mesa!



Roll Player é um jogo de 2016 criado por Keith Matejka. De dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em Roll Player os jogadores vão competir para criar a melhor ficha de RPG.

- Só isso? Criar ficha de RPG! Cara, que coisa mais besta e inútil.



Calma lá, neófito Nosferatu. Muitas pessoas gostam de criar fichas, principalmente para exercitar sua criatividade (Nota do Sr. Slovic: Eu!), mas em compensação, outras acham a parte mais chata do RPG (Nota da Sra. Slovic: Eu! Mas não acho nem um pouco inútil). Roll Player é um jogo que engana. Ele é desafiador e um quebra-cabeça bem interessante.

Baseado em D&D (Nota da Sra Slovic: Dungeons e Dragons, também conhecido como o primeiro RPG do mundo), em Roll Player o jogador deve comprar dados para colocar em sua ficha. Até ai nada de mais. Cada jogador começa com uma Raça, Classe, Tendência e Antecedente (Nota do Sr Slovic: Até poderíamos explicar cada um desses termos, mas aí o texto ia ficar gigantesco. Recomendo que, ou você espere nossa resenha sobre D&D ou, melhor, procure um grupo de jogo e comece a se divertir) e, durante a partida, podem conseguir Traços e Equipamentos. Cada uma dessas características dão pontuação no fim do jogo de acordo com os valores, cores e disposição dos dados colocados no tabuleiro do jogador, que representa sua ficha. O problema é que muito difícil usar os dados de uma maneira que satisfaça todas as condições de pontuação. Escolher bem é o grande desafio do jogo.



As regras do jogo são bem simples. A rodada é dividida em duas fases. Na primeira o jogador vai escolher um dos dados disponível e colocar em usa ficha, fazendo, se quiser, a ação do local. Na segunda, pode comprar uma das Cartas do Mercado. Há sete cores de dados. Seis (vermelho, azul, preto, branco, verde e roxo) estão ligados as classes. O dourado (ou amarelo), sempre que comprado, dá moedas ao jogador.

Como no D&D, a ficha tem seis atributos: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Cada atributo terá três dados no fim da partida. A somatória desses valores é importante para pontuar com a Classe do jogador. A carta de Classe, além da dar uma vantagem ao jogador, indica o valor ou intervalo de valor que cada Atributo deve ter no fim do jogo. Alguns atributos são mais importantes para algumas classes, por isso dão mais pontos. Por exemplo, um valor exato de Constituição para o Mago só dá uma Estrela (Nota da Sra. Slovic: Pontos de Vitória), quando que para o Bárbaro são quatro. Mas a Raça do personagem também modifica esses valores, já que exceto pelo Humano, todos têm modificadores de +2 em um atributo e -2 em outro. Anões tem +2 em Constituição e – 2 e Carisma. Já Orcs +2 em Força e -2 em Inteligência.



Dependendo do atribulo que o dado é colocado, o jogador pode fazer uma ação. Força permite que o jogador inverta o valor de um dado (Nota da Sra. Slovic: Como o jogo usa dados de seis faces, dois vira cinco, seis vira um…). Destreza deixa trocar dois dados de lugar. Com Constituição um dado pode aumentar ou diminuir em um (Nota do Sr. Slovic: Mas um não se torna seis nem vice-versa). Inteligência permite re-rolar um dado. Sabedoria altera a Tendência. E Carisma dá uma ficha de desconto para usar no Mercado. Sempre que o terceiro dado é colocado em um Atributo, o jogador ganha uma moeda.
A Tendência (Nota do Sr. Slovic: Ou Alinhamento) é, em grosso modo, a moral do personagem. Ele pode ser Bom, Neutro ou Mal e Ordeiro, Neutro e Caótico. Ela é representada por uma matriz 3x3 e pode variar durante a partida. O marcador começa partida sempre no centro (Nota da Sra. Slovic: True Neutral, ou simplesmente Neutro). O local onde ela termina pode dar Estrelas no fim da partida, conforme descrito na carta. Esse valor varia de -3 a +3. Colocar dados na Sabedoria, Comprar Cartas de Traço e usar Cartas de Perícia alteram a Tendência do personagem.




O Antecedente é uma pequena história do personagem. A carta indica a posição que seis dados, um de cada cor, devem estar, no fim da partida, em sua ficha. Quantos mais próximo dessa configuração chegar, mais Estrelas o jogador ganha.

No início da rodada sempre terá dados igual ao número de jogadores mais um disponíveis para compra. Os dados ficam dispostos sobre as Cartas de Iniciativa, que determinam a ordem de compra das Cartas no Mercado. Quem pega o menor dado tem a vantagem de comprar primeiro e as cartas de Iniciativas intermediárias vem com moedas. Se o jogador não puder ou não quiser comprar nenhuma carta, ele pode descartar uma para ganhar duas moedas.



Há quatro tipos de cartas no Mercado: Armas, Armaduras, Perícias e Traços. As cartas de Armas dão uma vantagem ao jogador, como ter um desconto nas próximas compras ou ganhar moedas sempre que uma carta for descartada. As armas podem ser de uma ou duas mãos e cada personagem pode ter ou duas armas de uma mão ou uma de duas, menos o Bárbaro. Já que a vantagem da classe é tem a capacidade de usar o dobro de armas. Já as cartas de Perícias dão uma habilidade ao jogador. Elas podem ser usadas uma vez por rodada, mas para isso a Tendência deve ser alterada conforme descrito na carta. As cartas de Traço dão Estrelas as condições descritas na carta forem cumpridas no fim da partida, como por exemplo, ter valor baixo em um Atributo ou ter uma certa quantidade de dados da mesma cor. Por fim as Armaduras dão pontuação conforme a quantidade de peças do mesmo tipo (Couro, Malha e Mística) o jogador tiver. Tirando as Armas, não há limite de cartas que o jogador pode ter.

A partida termina quanto todos os Atributos são colocados (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, na rodada que o 18° é comprado). Somam-se todos as Estrelas dados pelas cartas de Classe, Tendência, Antecedente, Traço e Armadura. Cada dado da mesma cor da Classe dá uma Estrela. Quem tiver mais estrelas vence.



No geral, Roll Player é um jogo divertido e interessante. Seu tema pode causar estranheza e afastar quem não conhece ou não gosta de RPG, mas não se deixe levar por isso, O jogo é bom. É um verdadeiro desafio colocar os dados de moda a maximizar sua pontuação. Decisões difíceis deverão ser tomadas. Nem sempre o valor do dado bate com a cor necessária. Alguns Atributos serão ignorados e dados são ignorados para se conseguir moedas. Para os que acham desperdício tanto esforço para só fazer uma ficha, já há expansões onde os jogadores podem combater monstros, se aproximando mais do bom e velho D&D. Para quem curte RPG o jogo é um prato cheiro (Nota do Sr. Slovic: Assim como Castle Ravenloft, Wrath of Ashardalon e Tiny Epic Quest, aquele Quest que vale a pena). Vamos fazer umas fichas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário