Powered By Blogger

Logo

Logo

domingo, 17 de março de 2019

Skyliners

Sabe quanto você está fora do centro urbano e vê de longe o contorno dos prédios? É mais fácil de ver isso na estrada, quando se passa ao lado de uma cidade. Dependendo do ângulo do Sol ou da luminosidade na noite, só dá para ver as silhuetas, sem nenhum detalhe. Agora imagina tentar descobrir quantos prédios estão em uma linha, sendo que os maiores encobrem os menores. Já imaginou Então venha conhecer, pois Skyliners Tá na Mesa!


 
Skyliners é um jogo lançado em 2015 por Gabriele Bubola. De dois a quatro jogadores, com duração média de 40 minutos, em Skyliner os jogadores constroem prédios, tentando, no fim da partida, ver o maior número de construções possível.
 
- Só isso?
 
Sim. As regras são bem simples. Em seu turno você pode fazer duas ações. A primeira obrigatoriamente é colocar um andar em um prédio já iniciado ou começar um novo. A segunda pode ser refazer a primeira ação, mas em outro ponto do tabuleiro, ou usar uma carta de aposta. O jogo termina quando um jogador coloca sua última peça.
 
Parece um jogo bobo, mas tem dois detalhes interessantes: os prédios são de todos, ou seja, qualquer um pode colocar quantos andares quiser; o tabuleiro não pode ser mexido, sou seja, no fim só conta os prédios da sua linha de visão.


 
O tabuleiro é um quadrado com vinte e cinco locais de encaixe (Nota do Sr. Slovic: Portanto cada jogador terá cinco linhas de visão). Há um setup inicial que faz a partida começar já com alguns prédios. A graça do jogo é que você só pontua se ver algum prédio na sua linha de visão e do outro lado do tabuleiro também existe um jogador querendo fazer o mesmo. Como os prédios maiores encobrem os menores, e a construção é feita de modo coletivo, há uma certa corrida (Nota da Sra. Slovic: E uma certa dose de puxada de tapete, também) em deixar os prédios mais altos mais atrás. E lembre-se que em um jogo para 4 jogadores, existem mais dois na sua ortogonal fazendo o mesmo.
 
Mas não adianta fazer o jogo perfeito e conseguir ver cinco prédios em cada uma das cinco linhas no fim da partida se você não usou as Cartas. Elas servem como uma aposta. Você indica quantos prédios pretende ver me uma determinada linha no fim do jogo e ganha um ponto por prédio visto, desde que tenha acertado exatamente a quantidade observada (Nota do Sr. Slovic: Não adianta colocar que vai conseguir ver três se no fim você só consegue há dois, ou mesmo cinco, visíveis). Sempre que se pontua, é possível colocar uma antena de sua cor o tipo do prédio, que dá um ponto extra. Por isso quem aposta primeiro tem mais chances de pontuar em dobro, pois só há espaço para uma antena por prédio.



 
E para facilitar ainda mais o jogo, cada jogador tem uma peça especial de Parque, que não aceita nenhuma outra peça sem cima dele, o que o transforma em um prédio de tamanho um (Nota da Sra. Slovic: Todo jogo inicia com um parque no centro do tabuleiro). Há também algumas peças de Telhado, que impedem o prédio de crescer mais. Além disso, todos começam com uma Carta de Objetivo, que indica um quadrante do tabuleiro dá pontos se o prédio mais alto estiver nele.

No geral, Skyliners é y=um jogo interessante. No início pode parecer um jogo simplório, mas não se deixe enganar. A partida é rápida (Mota da Sra. Slovic: Dificilmente jogamos uma única partida. O pessoal pede outra em seguida), bem disputada e totalmente imprevisível. Com a colocação dos andares iniciais, cada partida começa diferente das anteriores (Nota do Sr.Slovic: Isso não cria uma rejogabilidade excepcional, mas dá para o gasto). Um pouco de memória ajuda, pois uma vez que você usa a carta de aposta, não pode mais vê-la, então é bom você lembrar quantos prédios a Linha B tme que ter. E como diria um certo Eduardo Kent: "Para o alto e avante!".



Nenhum comentário:

Postar um comentário