Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 1 de dezembro de 2018

Steam Park


Novos parques estão abrindo pela região. Um melhor que o outro, mas qual ficará conhecido como o mais incrível de todos? Isso na verdade não importa muito, o que vale é saber qual o mais rentável, o mais valioso financeiramente. Esse sim será o melhor dos melhores! E somente o mais rápido tem chances de alcançar o sucesso monetário. Preparado? Steam Park Tá na Mesa!



Steam Park é um jogo de 2013 criado por Lorenzo Silva, Tucci Sorentino e Aureliano Buonfino. De dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, Steam Park é uma corrida alucinante para construir o melhor e mais rentável parque de diversões de todos os tempos.

 - Parques de diversão que visam somente o lucro são medíocres e estão fadados ao esquecimento, assim como esse joguinho.



Claro... Até porque ninguém conhece o Disney World, né buggiardo sinistra? Steam Park é um jogo rápido e frenético, dividido em seis rodadas com quatro fases. No fim, o jogador com mais dinheiro vence. Cada jogador começa a partida com uma área de construção, três cartas de bônus e seis dados. As faces dos dados determinam as ações que podem ser feitas na rodada (Nota do Sr. Slovic: Estilo King of Tokyo). As faces são: Atrações, Barracas, Visitantes, Limpeza e Bônus. Há também uma face vazia.

Na primeira fase, os jogadores vão jogar os dados quantas vezes quiserem. Os dados com resultados que eles queiram usar são colocados no seu cofrinho (Nota da Sra. Slovic: Um simpático marcador em formado de porquinho mecânico. Os dados colocados aqui não poderão ser jogados novamente nessa rodada. Cuidado!). Assim que um jogador não quiser mais rolar seus dados, ele pega um marcador. O mais rápido, fica como Primeiro Jogador da rodada. Assim segue até o penúltimo pegar seu marcador. O último fica com o marcador de Dorminhoco, que tem algumas penalidades.



Na segunda fase, os jogadores ganham Marcadores de Sujeira conforme o resultado dos dados e da quantidade de Visitantes que estão no seu Parque. A Face de Limpeza serve para descarta-los. Os Marcadores de Primeiro e Segundo Jogador também descartam alguma Sujeira (Nota da Sr. Slovic: As faces de Atração, Barracas e Bônus dão marcadores de Sujeira).

- E para que descartar a sujeira? Jogo elitista.

Cazzo, porcellino! E quem gosta disso? No fim do jogo esses marcadores reduzem sua quantidade de Moedas, ou seja, Pontos de Vitória (Nota do Sr. Slovic: Assim como em London). Deve-se ter cuidado com a quantidade de sujeira ao fim do jogo. Se ela alcançar certo valor, o jogador é eliminado da pontuação final.





Na terceira fase, os jogadores usam seus dados para fazer as ações. Limpeza serve para descartar a Sujeira. Cada face tira dois marcadores. Já Atrações serve para o jogador construir os grandes brinquedos do parque. Há em três tamanhos e cinco cores. Na hora de colocar o brinquedo na sua área, ela não pode ficar adjacente a nenhuma outra atração ou barraca, a não ser que já tenha uma da mesma cor. Nesse caso, isso é obrigatório. O tamanho da Atração determina quantos dados são necessários para compra-la.

Com Barracas os jogadores podem comprar Barracas (Dãããããã!). Cada uma dá uma vantagem única: Cassino serve para escolher uma face no dado que está no Porquinho; cada Banheiro duplica a quantidade de Sujeira que pode ser descartada de um dado de Limpeza... Há cinco tipos de Barracas e só uma de cada modelo pode ser comprada por rodada. A face Visitantes serve para trazer pessoas para o parque. Assim como as Atrações, há cinco cores de Visitantes e elas só vão a brinquedos das suas respectivas cores. No início do jogo, é colocado um visitante de cada cor em um saco. Quando o jogador usa essa ação, coloca um meeple por dado da cor que ele quiser no saco e se compra um (ou mais). Se tiver alguma Atração da cor sorteada com vaga (Nota da Sr. Slovic: Cada Atração só pode ter no máximo uma quantidade de pessoas igual ao seu tamanho), o Visitante entra no Parque. Se não, ele volta para o Estoque. Se tiver a Barraca de Informações no parque, o jogador pode deixar um Visitante de outra cor na Atração até o fim da rodada. A Barraca de Segurança deixa fazer uma compra extra, devolvendo o Visitante indesejado de volta no saco. E a Barraca de Promoção aumenta em um, por face de Visitantes, a quantidade de pessoas que podem ser comprados no saco por dado. Por fim, a face de Bônus permite ao jogador baixar uma de suas cartas de Bônus para ganhar PVs. Cada carta mostra as condições específicas para ganhar as moedas, e, como o que vale no fim do jogo é dinheiro, é bom sempre bom maximizar seu ganho.

Ma che porca miséria! Lembre-se, dinheiro é PVs, e quem tiver mais no fim da partida, vence, capisce? Na ultima fase, os jogadores ganham três Moedas por Visitante em seu parque (Dica da Sra. Slovic: Por isso é importante ter a Barraca de Informações. Mesmo que a pessoa só fique até o fim do turno, são três PVs garantidos). Os jogadores que tiverem menos de três cartas Bônus compram novas até completar a mão e um novo turno começa.



- Ah, tá, agora eu tenho que ficar pensando em fluxo de caixa quando for ao parque? Que bela diversão!

No geral, Steam Park é um jogo bem divertido. Sua primeira fase é tão caótica que fica até engraçada de ver. Dados e mais dados sendo rolados freneticamente em uma corrida para pegar o marcador de Primeiro jogador. A arte é interessante (Nota da Sra. Slovic: A artista é Marie Cardouat, que fez vária cartas de Dixit), mas o que realmente salta al olhos são faz atrações em 3D. Fica bem legal na mesa (Nota do Sr. Slovic: Steam Park é um jogo que merece uma bela foto depois de finalizada a partida). As regras são simples e sem segredos. No fim, é uma corrida para pegar a melhor posição do turno e fazer mais rápido seus objetivos. Mais um da lista de ótimos jogos com esse tema, como Unfair e Os Incríveis Parques de Miss Liz. Vale apena conhecer. Andiamo! Stai per comprare i biglietti del parco, giusto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário