Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Unfair

Além dos portões dourados há um mundo de fantasia, ondo a diversão reina soberana. E há para toda a família, seja para os pequenos em seus graciosos carrosséis ou rodas gigantes, seja para os adolescentes que querem a maior adrenalina possível em suas insanas montanhas russas e mesmo para os pais que podem desfrutar de confortáveis hotéis enquanto as pestinhas correm soltas em busca de aventuras. Claro que sempre há aquele adulto que está atrás de fortes emoções e não pega a fila de nenhuma das atrações mais radicais por causa do seu PassMegaAlphaPlusVip. Há coisas que só o dinheiro compra, sim. Então, o que estão esperando? Corram que o parque já abriu e Unfair Tá na Mesa!



Unfair é um jogo lançado em 2017 por Joel Finch. De dois a cinco jogadores, com duração média de 25 min/jogador, em Unfair todos tentam construir o melhor Parque de Diversões do mundo.

- Parquinho é coisa para bebes.


Mas você está confundindo o parquinho que existe do lado do prédio da sua avó, aquele que você pede para ela te levar todo o dia, onde tem o balanço enferrujado e o escorregador quebrado, com os enormes Parques de Diversão mundo a fora, que movimentam bilhões por ano. Em Unfair cada jogador é um projetista/administrador de um dessas parques, que deve torná-lo o mais rentável possível, construindo grandes atrações e contratando os melhores profissionais da área do entretenimento.



Todo bom parque normalmente é temático, todas as cartas de Unfair tem um dos seguintes temas: Robô, Selva, Ninja, Pirata, Vampiro e Gangster. Todos os temas têm os seguintes tipos de cartas: Eventos, Cidade, Projetos e Parque. Antes de começar o jogo é necessário escolher um tema por jogador (Nota da Sra. Slovic: O que deixa o jogo com uma rejogabilidade fantástica). Os jogadores não ficam presos a um dos temas. Como as cartas são separadas por tipo e depois embaralhadas, é possível criar o parque com temas variados (Dica do Sr. Slovic: Na verdade é até mesmo necessário e incentivado. Não é bom ficar esperando as cartas de um só tema).

As cartas de Evento ou dão uma vantagem ao jogador ou uma desvantagem para os adversários. Já as cartas de Cidade dão bônus ou penalidades para todos os jogadores (Cada carta tem dois textos). As cartas de Projeto dão pontuação no fim da partida. E as cartas de Parque são tudo que pode ser construído ou contratado no parque. Os jogadores começam a partida com uma Carta de Portão de Entrada, uma carta de Dívida, 5 cartas de Parque, 2 cartas de Super Atrações e 20 moedas (Nota da Sra. Slovic: As moedas são um show a parte. Parecem as fichas que se usam nos parque americanos. São lindas e de qualidade).

No tabuleiro ficam todos os deck, inclusive o descarte. Há uma área reservada, chamada de Mercado, onde sempre há seis cartas de Parque abertas. Cada uma das oito rodadas é dividida em seis fases. No centro do tabuleiro há uma linha indicando a atual fase da rodada (Nota do Sr. Slovic: O marcador é um carrinho de montanha russa. Bem temático).



Na primeira fase, todos os jogadores comprar uma carta de Evento. Em seguida, revela-se uma carta da Cidade. As quatro primeiras cartas de Cidade (chamadas de FunFair) são eventos bons, que ajudam todos os parques. As quatro últimas (chamadas de UnFair) são eventos que prejudicam todos (Dica do Sr. Slovic: Ou seja, nas primeiras rodadas há vantagens para todos, então aproveite. Nas rodadas finais só coisas ruins, então se prepare).

- Virou adivinho agora? Se tudo é embaralhado, como sabe que vem coisa boa e coisa ruim? Charlatão!

Calma lá, Mister M de araque. O deck de Cidade é feito colocando quatro cartas FunFair em cima de quatro cartas UnFair. Esse é o contador de rodadas (Dica da Sra. Slovic: Apesar de não estar na regras, é possível alterar a duração da partida colocando mais ou menos cartas de Cidade). Na terceira fase, todos podem jogar cartas de Eventos, escolhendo qual dos dois efeitos está acontecendo. Não há limites de cartas de Eventos que podem ser usadas nessa fase.




Na quarta fase vem a criação do parque propriamente dito. Cada jogador pode fazer três dessas seguintes ações: Pegar uma carta do Mercado e colocar em sua mão; Baixar uma carta de sua Mão no Parque, pagando o custo dela; Comprar uma Carta do Mercado, já colocando no seu Parque; Pegar duas cartas da pilha de Eventos ou de Projeto ou de Parque e ficar com uma; Descartar uma carta de Parque de sua Mão, comprar cinco e ficar um uma; Demolir uma Atração ou Melhoria e; Pegar uma moeda por atração (Nota do Sr. Slovic: Pode fazer a mesma ação mais de uma vez na rodada).

As cartas de Parque são divididas em Atrações, Desenvolvimento, Funcionários e Recursos. Cada uma tem um ícones próprio que fica parte superior esquerda da carta: Círculos (Atrações), Losangos (Desenvolvimento) e Quadrados (Funcionários e Recursos). Algumas cartas tem mais de um Ícone. As Atrações são as construções no Parque, que vão desde montanhas russas e roda gigantes até cinema e hotéis. Cada parque pode ter no máximo cinco cartas desse tipo, já contando com a Super Atração (se houver).



Os Desenvolvimentos são melhorias construídas nas atrações, como Poltronas Confortáveis, Ar Condicionado, Banheiros, deixar a Montanhas Russa mais radical, criar uma Fila Expressa ou colocar um dos Temas no local. Não há limite de Desenvolvimentos que podem ser colocados em uma Atração, porém uma Atração não pode ter cartas de Desenvolvimento repetidas (Dica a Sra. Slovic: Mas pode ter mais de um tema. Que tal um Castelo Assombrado com Samurais Fantasmas ou um Restaurante com Piratas Ciborgs?). Quanto mais melhorias, mais ícones e quanto mais ícones, mais Pontos de Vitória (PV) no fim do jogo. Enquanto as Atrações e Desenvolvimentos são baixados a direita da carta de Portão, os Funcionários e Recursos ficam a esquerda.

- Não terminou ainda de explicar tudo? Cara, esse jogo é muito complicado para mim.

Fica calmo, você se enrola até com o Jogo da Velha e o Par ou Ímpar. As cartas de Recursos alteram alguma regra do jogo, como por exemplo, a Capacidade do Parque (todo o parque começa com uma Capacidade Máxima de 15). Já os funcionários dão algumas habilidades especiais (como uma ação extra de Parque ou mais dinheiro na fase dos Visitantes) e/ou Pvs. Não há limite de quantidade de Funcionários e Recursos que um parque pode ter, mas seus Ícones não contam no fim da partida (Nota do Sr. Slovic: A não ser que uma carta diga o contrário).



A Super Atração é o chamariz do Parque e só há duas por jogador. Nenhum parque pode ter mais de uma, então quando uma é construída a outra e descartada. Essas cartas são muito caras, mas com habilidades únicas bem poderosas. Como uma ação livre é possível descartas suas duas cartas de Super Atração e pegar 10 moedas do banco.

Durante a fase de Parque é possível comprar as cartas de Projeto. São como objetivos no jogo. Elas dão uma série de instruções, que se forem cumpridas, rendem muitos pontos no fim da partida. Mas desconto 10 Pvs se não forem completadas. Há algumas bem fáceis, como criar um Restaurante com algum Tema e outra melhoria; Já outras são bem difíceis, como ter uma duas Atrações, uma específica (como a Roda Gigante) e outra com muitas melhorias. A própria carta indica se ela é Fácil, Média, Difícil ou Insana! Cuidado, a partir da quinta rodada só é possível comprar cartas de Projeto através de Eventos (Nota da Sra. Slovic: Há uma carta no Deck de Cidade para se lembrar disso).

Na quinta fase, a dos Visitantes, conta-se quantas estrelas tem no parque. Toda carta de Atração, a do Portão, várias de Desenvolvimento e algumas de Funcionário, tem uma Estrela no lado superior direito, que mostra o quanto rentável ela é. Cada estrela dá uma moeda. Não se pode ganhar mais moedas com Estrelas que a Capacidade do Parque. Algumas cartas de Eventos, Funcionários, Recursos e Cidade também dão moedas nesta fase, que podem ou não entrar no limite da Capacidade.

E finalmente, a fase de Limpeza. As seis cartas de Parque que estão no Mercado são descartadas e novas são colocadas. Todos os Eventos ainda ativos também são descartados. O Marcador de Primeiro Jogador avança (Nota do Sr. Slovic: O marcador é um ticket de entrada) e uma nova rodada começa. Depois da última rodada, conta-se os pontos de todas as Atrações, os Projetos finalizados e não realizados, dinheiro e cartas especiais. Quem tiver mais Pvs é o vencedor.



O manual é fácil de entender e bem divertido, estilo Dungeon Lords e Dungeon Petz do Vlaada. As regras de Unfair permitem personalizar cada partida. Cada Tema favorece um aspecto do jogo: o deck de Robôs favorecem grandes Atrações, o deck Ninja tem muita cartas para prejudicar os adversários, as cartas de Gangster dão muito dinheiro. Há também as cartas de Mudança de Jogo. É uma regra opcional que alteram o jogo. Há a carta de Paz Mundial, que impede de usar efeitos negativos. O Primeiro Encontro deixa o jogo mais curto e mais fácil, retirando as ultimas duas cartas de Unfair e diminuindo o jogo em duas rodadas.


No geral, Unfair é um jogo fantástico. Com o perdão do trocadilho, ele é extremamente temático! A princípio parece um jogo complicado, mas suas regras são simples e fazem too o sentido. Com uma simples demonstração de como funciona o turno, todos já pegam o jeito da coisa. O jogo pode ser mais ou menos interativo, dependendo do uso das cartas de Eventos que afeta os adversários. Além disso, há as cartas de Mudança de Jogo. Eles são regras opcionais que alteram a partida, como proibição jogar efeitos negativos nos adversários ou tirar as cartas de Cidade do tipo Unfair e os Projetos mais complicados. Tem para todos os gostos. Há várias maneiras de se pontuar: você pode se concentrar em grandes e variadas Atrações, ou contratar o máximo possível de Funcionários ou fazer tantos Projetos forem possíveis. Aparentemente o fator sorte é alto, principalmente quando você espera que as cartas ideais apareçam no seu turno, mas Unfair é acima de tudo um jogo de Gerenciamento, onde o mais importante é saber usar as cartas que estão na sua mão e no Mercado de maneira inteligente. A caixa do jogo já indica que muitas expansões devem chegar em breve. Quem sabe algo Espacial, Medieval ou Velho Oeste? Agora, vamos testar alguns brinquedos novos antes da Grande Inauguração?


Nenhum comentário:

Postar um comentário