Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

El Gaucho


A vastidão é quase insuportável. Milhas e milhas de nada. Rebanhos de bovinos podem ser vistos ao longe, conduzidos por pessoas fortes forjadas na dureza do mundo, que dão duro todos os dias para levar a melhor carne para a pacata gente das vilas do entorno e para as cidades distantes. É uma área selvagem, onde só os fortes sobrevivem na grama alta dos Pampas. É… E você pensando que falávamos do velho oeste americano! Não, a América do Sul também esconde um lugar assim. Onde destemidos Gaúchos reinam soberanos. Bem-vindo aos Pampas e sirva-se, pois El Gaucho Tá na Mesa!

            
                             
El Gaucho é um jogo lançado em 2014 por Arve Fuhler. De dois a quatro jogadores, com duração média de 60 min, os jogadores tentam administrar uma fazenda de gado da melhor forma possível, como se fosse um típico “El Gaucho”.

- Sabia que tinha muita coisa sobre ele, até mesmo revistinhas da Turma da Mônica, mas um jogo sobre o Ronaldinho Gaúcho é sem noção!



Piadinha nível Porta dos Fundos, rapaz. Se melhorar um pouquinho talvez consiga uma vaga de figurante na Praça É Nossa ou mesmo no Zorra Total. El Gaucho é o cowboy da América do Sul (Nota da Sra. Slovic: E não só quem nasceu no grandioso estado do Rio Grande do Sul), especificamente da região dos Pampas, que inclui partes do Brasil, Uruguai e Argentina. O jogo consiste em domar o máximo possível de bois, para depois vendê-los.

Cada jogador começa com oito Gauchos para alocar no tabuleiro e alguns tiles de bois já para a venda. O tabuleiro é dividido em duas partes principais: O Pasto e a Sede. No Pasto, que está dividido em quatro linhas, estão os bovinos a serem capturados. Já a Estância é dividida em vários prédios e locais, onde o jogador pode alocar um trabalhador e fazer sua ação em turnos posteriores (Dica do Sr. Slovic: É bom entender que não é possível colocar um trabalhador na Estância e já fazer a ação do local. Isso fica para algum turno futuro, então é bom programar algumas ações antecipadamente). Antes de começar a partida, cada jogador já aloca um Gaucho na Sede.



Na vez do jogador, ele vai escolher dois dados no curral para fazer suas ações (Nota do Sr. Slovic: Os dados ficam em um cercado. É bem temático). Como eles podem ser usados em conjunto ou separadamente, o jogador terá uma ou duas ações na rodada (Nota da Sra. Slovic: Dá para fazer mais ações. Já vamos explicar). O número usado para fazer a ação deve ser exatamente o descrito no local, diferente de outros jogos que você pode escolher um dado maior para fazer uma ação menor (Nota do Sr. Slovic: Como em Bora Bora).

Os tiles de bovinos têm dois números: um grande e outro menor. O maior serve para duas coisas. Primeiro para determinar quantos bois ficaram no Pasto. Sempre que for necessário colocar novos tiles, deve-se ver a soma de cada linha. Ela não pode ser superior a vinte. Então dois bois de valor 12 já completam a linha, mesmo que tenha espaços disponíveis. Eles também indicam o quanto o jogador precisa para colocar um Gaucho de pé no tile. O outro número indica o valor usado para colocar um trabalhador deitado. Quando o Gaucho está de pé, indica que o boi foi domado e, se no fim do turno todos os bois na mesma linha estiverem com um trabalhador, independente da cor ou da posição, todos os domados são capturados. Um trabalhador deitado pode ser colocado de pé usando um dado com o valor menor do tile. Há cinco raças de bovinos, cada uma com valores variando entre um e doze, por isso para domar os mais valiosos é necessário usar dois dados ou fazer em turnos diferentes.



- Então é só pegar dados e boizinhos da cara preta. Jogo maçante.

Veja bem, moleque da careta… Nada é tão simplório assim, exceto sua vida. Só pegar bois não adiante nada se não souber como vendê-los de maneira eficiente. Os bois capturados são colocados juntos com os da mesma raça. Assim que o jogador conseguir os primeiros, ele deve decidis se vai enfileirá-los de modo crescente ou decrescente. Isso influi muito na estratégia da captura, pois os novos bois só podem ser colocados no fim da fila, ou seja, se estiver na ordem crescente e o último tiver valor sete, os novos têm que ter valor mínimo de oito. Se algum fora da ordem for capturado, os que já estiverem com o jogador serão vendidos, para começar uma nova linha com o novo (Nota do Sr. Slovic: Então não é só pegar boizinho a torto e direito, viu?). A venda é muito simples: multiplica-se o valor do maior pela quantidade de bois vendidos. Por exemplo: tenho cinco bois malhados e o maior valor é 10, então vou ganhar 10x5 Pontos de Vitória (PV). (Nota da Sra. Slovic: Sim, nesse jogo dinheiro é PV). Para vender é necessário ter pelo menos três bois do mesmo tipo.

Outro fator que muda a estratégia é a Sede, pois cada local altera alguma regra do jogo. Para colocar um Gaucho em um dos espaços da Sede, tem que usar um dado de valor específico. No Rodeio o jogador ganha um dado extra de qualquer valor, que pode ser usado individualmente ou junto com outro. No Curral, o jogador pode colocar um Gado domado fora da ordem numérica. Já na Estância, pode-se fazer uma venda com apenar dois Gados, adicionando cinco pontos no final da venda. Na Porteira é possível roubar um boi de outro jogador. Para isso é necessário que o gado surripiado siga as regras, como se tivesse domado no Pasto. Quem foi roubado ganha PV igual ao valor do gado. A Feitoria deixa levantar dois Gauchos no Pasto ou roubar um boi de outro jogador que ainda não tenha sido domado (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, que tenha um trabalhador deitado). Assim como no anterior, quem foi roubado ganha a indenização. Por fim na Espete há quatro tiles virados para baixo. O jogador pode escolher até dois que tenham valor menor que quatro e colocar imediatamente no Pasto com um Gaucho de pé. É bom sempre lembrar que um Gaucho não faz a ação da Sede quando ele é colocado, mas quando sai. Também não pode fazer a ação de um lugar e colocar outro trabalhador lá na mesma rodada.



O jogo termina quando não há mais tiles de Gado para entrar no Posto. Quando isso acontece, há uma ultima rodada, onde não há rolagem de dados. São usados somente os Gauchos que já estavam na Sede.

No geral, El Gaucho é um jogo interessante. Simples, mas com algumas camadas de estratégia. Um dos grandes problemas dele é às vezes você pode não fazer nada na rodada por causa dos dados. Como o valor tem que ser exato, pode ser que não haja nenhum gado do valor para ser domado e os locais na Sede, que só pode ter um Gaucho do jogador alocado, já estejam ocupados. Há uma Regra Caseira (Dica do Sr. Slovic: Ou seja, não oficial) de perder PV para somar ou subtrair o dado em um, desde que realmente não tenha o que fazer. Mas em compensação, com vários trabalhadores na sede, você consegue fazer muitas ações (Nota da Sra. Slovic: Achou que não íamos explicar como fazer mais duas ações no turno, né?). A partida é rápida e dinâmica, já a arte é um pouco simplista. Poderia ser melhor. Vale a pena conhecer, principalmente se tiver uns aperitivos de carne para acompanhar a jogatina. Vai um Bife de Ancho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário