Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Steam Time

1899: O Tempo está quebrado. Uma série de fissuras no tecido da realidade surgiram pelo mundo, em locais mitológicos. Algo precisa ser feito antes que o universo desmorone sobre si e tudo o que conhecemos acabe sendo tragado para o vazio. Mas graças a equipe conhecida como T.I.ME., valorosos cidadãos, empregando a mais alta tecnologia de ponta para viajar pelo Passado. Está preparado para essa aventura? Steam Time Tá na Mesa!




Steam Time é um jogo de 2015 criado por Rüdiger Dorn. De dois a quatro jogadores, com duração de 90 minutos, em Steam Time os jogadores comandam Zepelins movidos a vapor transformados em Máquinas do Tempos.

- Máquina do Tempo a vapor? Isso não existe.

Ok, criador de textão no Facebook. Primeiro, máquinas do tempo, de qualquer tipo, ainda não existe. Segundo, não assistiu De Volta para o Futuro III? Terceiro, desde quando algo precisa realmente existir para ser tema de jogo? Steam Time é um jogo bem interessante onde os jogadores colocam seus marcadores de ação (Nota da Sra. Slovic: Belos Zepelins) no Tabuleiro Central, buscando conseguir Conhecimento (Pontos de Vitória).




Há seis localidades no Tabuleiro Central, que no movimentam a cada rodada (Nota do Sr. Slovic: Lembra as ondas de Tavarua). Cada local tem até cinco espaços de alocação das naves. Já o Tabuleiro Individual representa o Zepelim do jogador, dividido em seis áreas: Sala de Máquinas, Laboratório, Portal do Tempo, Ponte de Comando, Motor Analítico e Máquina de Midas. Cada área está relacionada há um tipo de Ação no Tabuleiro Principal e um Cristal

Em seu turno, o jogador pode alocar um marcador ou, se ainda estiver disponível, pegar o Marcador de Primeiro Jogador. Ao colocar seu Zepelim, já faz a ação do local, que pode ser: Coletar dinheiro (Cristal Cinza – Máquina de Midas), Receber Missão (Cristal Verde – Ponte de Comando), Expedição (Cristal Amarelo – Motor Analítico), Mineração (Cristal Preto – Laboratório), Encontro (Cristal Azul – Sala de Máquinas) e Melhorias (Cristal Rosa – Porta do Tempo). Ao colocar nau nave em um Período temporal, o jogador não pode colocar outra em um Período anterior nem no mesmo (Nota do Sr. Slovic: Mas há algumas exceções).




Sempre que se faz uma ação, o jogador ganha um bônus igual a quantidade de cristais relacionados. Os Cristais Verdes dão Pontos de Vitória, os Amarelos melhoram os bônus da Expedição, os Azuis dão Vapor os Cinzas aumenta a quantidade de moedas a serem pegas, os Rosas fazem o Portal de Tempo girar e os Pretos dão cristais Incolores, que servem como coringa.

Os Cristais servem, além dos bônus, para comprar as cartas de Melhoria e de Expedição. As Melhorias dão bônus no início da rodada (Nota do Sr. Slovic: Normalmente PV ou cristais incolores). Nas cartas estão descritas as cores necessárias para pegar a carta. O jogador pode usar Pontos de Vapor para trocar as cores necessárias (Nota da Sra. Slovic: Mas não a quantidade).




Quando alguém pega o Marcador de Primeiro Jogador não aloca uma nave no turno (Nota do Sr. Slovic: A nave não é perdida e pode ser usada mais para frente no turno, depois que todos passarem) e deve escolher trocar até dez Pontos de Vapor por PVs ou um Ponto de Vapor por um Cristal Incolor. Somente uma pessoa por turno pode pegar esse marcador (Dica da Sra. Slovic: O Primeiro Jogador não pode usar sua primeira ação da rodada para pegar o Marcador).

Quando o marcador do Portal do Tempo completa uma volta, o jogador poder usar a peca do Senhor Tempo e colocá-la em qualquer espaço do tabuleiro, fazendo imediatamente a acoa do local.

As Cartas de Encontro representam pessoas importantes achadas pela Nave. Há dois tipos de bônus nas cartas: as azuis são somente para o jogador que pegou e a lilás para os adversários. Algumas cartas têm dois bônus azuis e o jogador deve escolher somente um. Já as Cartas de Missão são Objetivos de fim de partida. O jogo dura cinco rodadas e no fim vence quem tiver mais Pvs.

- Só isso?




Achei que tinha ido embora. Quase nem incomodou. O jogo vem com duas variantes: Sabotadores e Especialistas. Na primeira, cada jogador coloca um marcador em um espaço do tabuleiro central no inicio do turno. Quem usar aquela ação deve pagar um Cristal Incolor por marcador (Nota do Sr. Slovic: Sim. é possível ter vários Sabotadores no mesmo lugar). Já na segunda, cada jogador começa com um deck de carta de Especialistas, que dão habilidades especiais. O jogador sempre via ter duas cartas de Especialista na mão e, durante seu turno pode baixar quantos quiser. A habilidade fica ativa enquanto outra carta não for baixada. Quando um novo especialista entre o anterior sai do jogo. Entre as habilidades estaousar um local já ocupado e poder usar uma localidade do passado. Dá para jogar com as duas variações ao mesmo tempo.

No geral, Steam Time é um bom jogo. Um tanto desconhecido, mas com uma ambientação em interessante. As regras são bem simples e sem nenhum segredo. O jogo é bem fluído A arte é simples e bonita. No fim do manual há uma explicação dos locais das Cartas de Expedição e das pessoas das Cartas de Encontro (Todos relacionados a ciência, principalmente com tecnologias a vapor). Vale a pena conhecer, principalmente para arrumar o Continuo Espaço Tempo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário