Powered By Blogger

Logo

Logo

terça-feira, 27 de março de 2018

Tavarua


Aloha! Esses dois trechos de música resumem tudo: “Viver a vida sobre as ondas...” e “Meu escritório é na praia...”. Tavarua Tá na Mesa!



Tavarua é um jogo criado em 2016 por Cody Miller. De um a seis jogadores, com duração média de 60 minutos, em Tavarua os jogadores disputam o Campeonato de Surf.

- Surf? Acabaram os bons temas para jogos? Que coisa idiota!

Mas é um Jaca, mesmo... Sim, Tavarua (Nota do Sr. Slovic: Nome de uma ilha em forma de coração, no arquipélago de Fiji) tem um tema bem inusitado (Nota da Sra. Slovic: Acho que até inédito), mas é um jogo bem amarrado e muito divertido. A ideia é bem simples: conseguir as maiores notas no Campeonato de Surf.



O Tabuleiro representa o mar e é dividido em três partes: a Praia, o Canal e a Arrebentação. O Canal é a parte do mar calmo, onde os surfistas esperam as ondas. Há seis espaços, um para cada onda. A Arrebentação é onde estão as ondas. Como o canal, também tem seis espaços. Sempre que uma nova onda entra, um dado é jogado. Quando o número do dado é igual ao espaço que está a onda, ela quebra. Só é possível tentar pegar uma onda quebrada. Já a praia é onde os surfistas podem trocar o tipo de prancha.

- Pranchas em um jogo de tabuleiro?!? Estou estupefato!



Sim, rabeão! O que seria de um jogo de surf sem pranchas? Além do Meeple representando o surfista, há dois tipos de pranchas: longboard e shortboard. Cada uma com uma estratégia diferente para ganhar as notas e não cair. Um aspecto importante no jogo é o equilíbrio. Dependendo da onda e do tipo da manobra que o jogador fizer, pode dar caldo e o surfista vai parar na praia. Há três tipos de cartas: Carta de Onda, Cartas de Jogador e Cartas de Habilidades.

 Antes de iniciar a partida, é criada uma Pilha com as Cartas de Onda. Nela é colocada quatro Cartas de Tubo. Depois de embaralhar, são retiradas secretamente as doze cartas de cima. Então, pode ter de zero a quatro Tubos em cada partida (Dica da Sra. Slovic: Saiba bem usar as cartas para pontuar nos tubos).

O turno é dividido em três etapas: Cartas, Ação e Onda/Pontuação. Na primeira, todos jogam ao mesmo tempo, escolhendo as cartas que serão usadas. Dependendo de onde a carta é colocada ao lado da prancha, uma ação diferente é feita. Há quatro tipos de ações: Avançar no Canal, Esperar, Pegar Onda/Surfar e Sair da Onda. As Cartas de Jogador tem números de variam de um a quatro e dos símbolos: para Cima e para Baixo. As duas primeiras ações não usam os símbolos.



Avançar no canal serve para posicionar o surfista no espaço de onda que queira pegar. O número da carta indica quantos espaços ele anda no canal. Esperar é exatamente isso: aguardar uma onda melhor. Serve também para descartar cartas indesejadas.

Quando o jogador decide Pegar a Onda, o número da carta usada determina o Ponto de Equilíbrio do surfista. Cada tipo de prancha tem um número determinado de pontos de equilíbrio. Ao subir na prancha, o jogador coloca seu Marcador de Equilíbrio no centro. Dependendo da carta usada, esse marcador avança ou retrocede o número de espaços marcado nela. Esse movimento é adicionado ao número da Carta de Onda da rodada, o que pode fazer o surfista cair da prancha e tomar um caldo. Se o jogador continuar na onda, a carta usada vai para a pilha de pontuação.



- Cara, esse jogo é complicado. Nenhum surfista vai jogar.

Que vacilo, Bóia! Surf é um esporte complexo, que necessita de muito raciocínio e inteligência cinestésica (Nota da Sra. Slovic: Nunca ouviu falar? Procure por Teoria das Inteligências Múltiplas para saber mais). O fluxo do turno de Tavarua é simples: escolha uma carta e resolva a ação. O pulo do gato é saber usar as cartas e saber se vale a pena arriscar ficar em uma onda ou não.

O verso das Cartas de Ondas já mostram os possíveis números e o símbolo, então já dá para se ter uma ideia se você tem cartas para manter o equilíbrio. Percebendo que o surfista vai cair, dá para usar uma ação e sair “graciosamente da onda” (Nota da Sra. Slovic: Essa expressão é usada no manual) e ficar no espaço do Canal em que está. A pontuação é a somatória das cartas usadas, mais os tokens ganhos, como o do Tubo (Dica do Sr. Slovic: Muito mais fácil de conseguir com a shortboard) ou do Hang-Ten (Quando o surfista fica na ponta de uma longboard) ou de Perfect Wave (Quando você pega uma onda no espaço igual ao número do dado). Se o surfista cair, só a maior carta é usada, junto com os tokens (Dica da Sra. Slovic: Por isso é bom usar o om senso e sair da onda antes do caldo).

Há uma Trilha de Pontuação que transforma a somatória dos pontos em uma escala de zero a dez (Nota da Sra. Slovic: Assim como a pontuação de uma competição de verdade).

Dependendo do número de jogadores, somente um pode ficar na onda. Os jogadores que não conseguem entrar, ganham um Stoke Token. Além de melhorar o valor das Cartas de Jogador, ele pode ser usado para comprar uma Carta de Habilidade. Essas cartas são de uso único que dão habilidades bem poderosas, como olhar as próximas Cartas de Onda ou usar um jet-ski para ficar em qualquer espaço do Canal. Surfistas que tomam caldo e que conseguem surfar até a praia também ganham um Stoke. No fim do turno, os jogadores completam a mão para ficar com cinco Cartas de Jogador e as ondas avançam um espaço (Nota da Sra. Slovic: Criando um efeito visual bem legal).



O jogo termina junto com a pilha de Cartas de Onda, o que dá 25 rodadas. Cada jogador pode ter duas pontuações por prancha. Quem conseguir a maior pontuação com a Shortboard leva o troféu de Short. O mesmo acontece om a Long. E os dois vencedores disputam o Grande Prêmio, sendo que quem tiver a melhor média com as quatro notas é o vencedor.

No geral, Tavarua é um bom jogo. As mecânicas casam bem com o tema, onde não basta só ser o melhor, um pouco de sorte ajuda. Ela está bem presente no jogo, mas é gerenciável. O jogador consegue anteceder, com base nas cartas que tem na mão, a probabilidade de ficar ou cair da prancha. Essa decisão faz parte da estratégia. A arte das cartas é um show a parte e os tokens de prancha são bem legais (Nota do Sr. Slovic: Só o fato de ver os meeples surfando enquanto as ondas avançam faz o jogo valer a pena). Tavarua é mais que um jogo de sorte, é um jogo de gerenciamento de probabilidade. Se tiver a oportunidade, jogue. Será uma experiência única surfar em um boardgame. Hang Loose, brô!



2 comentários: