Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Vasco da Gama


Navegar é preciso, disse o Poeta. Por mares bravios, a nau enfrenta os perigos do mar desconhecido. Muitos já tentaram, mas ninguém conseguiu ainda vencer o Cabo das Tormentas, o único caminho possível para chegar as exóticas Índias, onde a riqueza espera somente aquele que traçar o novo trajeto. Seguindo pela costa ocidental africana, cada dia se torna um novo desafio, que ao ser vencido deixa o destino derradeiro cada vez mais próximo. O conto da conquista do Cabo das Tormentas pelos intrépidos portuguese já e conhecida. Agora é sua vez de criar a história do que tem além do Cabo da Boa Esperança. Vasco da Gama Tá na Mesa!





Vasco da Gama é um jogo de 2009 criado por Paolo Mori. De dois a quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, nele os jogadores seguem os passos na costa africana oriental com naus portuguesas.


- Naus?





Nau, navio, embarcação, caravela, entre outros termos, parvo desprovido de conhecimentos históricos. Vasco da Gama é um jogo sobre montar as melhores expedições possíveis para conseguir as altamente lucrativas Especiarias indianas. O jogo apresenta um sistema muito interessante de alocação de trabalhadores. No início dos 5 turnos, os jogadores não revesam só para colocar seus trabalhadores, mas também para comprar a ordem em que serão ativados. Há vinte tokens numerados que determinam a sequência do turno e em cada rodada é sorteado um desse valores para ser um ponto zero, pois a partir dele todos os tokens têm custo zero e os anteriores custa uma moeda vezes a diferença entre o ponto zero e o número escolhido (Nota do Sr. Slovic: Por exemplo, se o ponto zero é 10, vou pagar 3 moedas para ficar com o sete).


Os locais de alocação são o porto, o estaleiro, a estalagem e a corte. Na estalagem contratamos nossa tripulação, no estaleiro compramos navios, no porto lançamos a expedição, na corte influenciamos nos nobres (Nota: São cinco. O Rei Manoel I, por exemplo, fornece números 21 ou 22 para a alocação de trabalhadores), inclusive conseguir recursos com o próprio Vasco da Gama.





- Vamos todos cantar de coração, a cruz de malta é o meu pendão. Tu tens um nome do heroico português. Vasco da Gama, a tua fama assim se fez..


Não estamos falando desse Vasco, eterna prata, mas sim do Navegador que dá nome ao jogo. Cada nau necessita de um tipo diferente de tripulação para ser conduzida e tem um alcance máximo que chega na costa africana. Ambos estão descritos no marcador da embarcação. Para lançar uma expedição, além de ter colocado pelo menos um trabalhador no porto, é preciso, obviamente ter um navio, com a tripulação completa. Ou seja, o jogador terá que passar por todas as áreas do tabuleiro, exceto a corte (Nota da Sr. Slovic: Saiba que negligenciar os favores dos nobres é uma péssima ideia).





Cada cidade na conta africana consegue ter um determinado de navios em seu porto. Sempre que uma expedição desembarca, o jogador ganha um bônus relativo a cidade (Nota do Sr. Slovic: Perceba que é desembarcar e não só passar). Além disso os portos têm uma fila com números que indicam até onde cada caravela pode chegar (Nota da Sr. Slovic: Se você um barco de valor 5, nunca chegará a um porto de número seis). Ao lançar sua expedição, o jogador escolhe o porto em que vai parar e não precisa ser necessariamente um com número idêntico ao da nau, pode ser menor (Nota do Sr. Slovic: Essa é uma boa tática para perder amiguinhos, bloqueando-os). Quando uma linha fica completa, os jogadores ganham Pontos de Vitória igual ao valor de sua expedição. E no fim do turno os barcos podem avançar para a próxima cidade, desde que haja um espaço no porto com um número válido. Se não, retornam para casa. No fim do quinto turno, quem tiver mais pontos de vitória é o grande campeão (Nota do Sr. Slovic: Que fique bem claro, quem vencer não se torna o Vasco da Gama, tá?).






No geral, Vasco da Gama é um ótimo jogo. É possível perder amizades durante a partida por causa dos bloqueios (Nota da Sra. Slovic: Sejamos sinceros, alguém que briga por causa de um bloqueio ou pelo resultado final da partida não merece estar na mesa). O jogo é do tipo cobertor curto, muita coisa para fazer e poucas ações, mas por isso deixa de ser um jogão (Nota do Sr. Slovic: Particularmente acho uma de suas melhores qualidades). O jogo é um tanto antigo, mas está longe de ser datado. Vale navegar com ele.


E é isso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário