Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Chocolate Factory

Quem nunca sonhou viver em uma fábrica de chocolate? Ok, dada a população mundial, a estatística diz que encontraríamos um número significativo de pessoas que nunca pensara nisso porém, ainda assim, é um sonho muito comum. E se você pudesse ser dono de uma, decidir o que fazer e em qual quantidade, não seria ótimo? Na verdade, não. Sem um planejamento correto de sua produção, levando em consideração a demanda do mercado e seu estoque tanto de matéria-prima quanto de outros insumos, em pouco tempo a fábrica entraria em bancarrota, com produtos encalhados, contratos mal administrados e uma dívida insolúvel. Mesmo assim, sua criança interior deseja isso, não? Aproveite que Chocolate Factory Tá na Mesa!





Chocolate Factory é um jogo de 2019 criado por Matthew Dunstran e Brett J. Gilbert. Para um a quatro jogadores, com duração média de 75 minutos, em Chocolate Factory…

- Já sei, já sei. Eu entendo inglês. Temos uma fábrica de chocolate. Grande coisa Próximo!




Uau, alguém está mal-humorado hoje. Diria que seu cérebro precisa de um pouco de serotonina, mas como você não tem um, deixa para lá. Em Chocolate Factory o jogador é o gerente de uma fábrica, que precisa decidir tudo, desde o que e como produzir, a disposição do maquinário, administração dos contratos de venda… É uma verdadeira aula de PCP (Nota do Sr. Slovic: Planejamento e Controle da Produção, basicamente o cerne de um curso de Engenharia de Produção).


- Eu entendo tudo de Produção. Me considero especialista em simulação de sistema. Criei um sofisticado mecanismo para conseguir valores aleatórios necessários na simulação. É só jogar uns dados e pronto.



Somente uma mente Trevosa como a sua pensaria que isso é um sistema inovador baseado em profundos estudos em Simulação. Na verdade a única coisa que você fez foi plagiar, como sempre, o sistema mais básico de todos na obtenção de variáveis aleatórias, que é chamado Monte Carlos (Nota do Sr. Slovic: Que satisfação dizer isso. Pelo mesmo para alguma coisa meus anos de estudos em Engenharia de Produção serviu). As regras de Chocolate Factory são bem simples, coloque cacau na estera, movimente-a por sua fábrica e transforme a semente do cacaueiro nos mais diversos tipos de chocolates. Claro que se fosse só isso, o jogo não teria nenhum desafio, ficando mais sem graça que jogo educativo. São seis rodadas, cada uma representando um dia. Cada turno os jogadores ganham uma quantidade crescente de carvão, que é o que fazem as máquinas funcionarem.


- Que fabriqueta de beira de estrada que ainda usa carvão é essa?



Calma, precocezinho. A história do jogo se passa na década de 1920, quando as máquinas ainda eram movidas a carvão em vez de eletricidade. Cada máquina tem sua quantidade necessária de carvão para funcionar (Nota da Sra. Slovic: Que varia de 1 a 4). Todas as fábricas conseguem criar vários tipos de chocolate. O Cacau torna Chocolate básico, que depois pode ser transformado em Barra ou Dedos (Nota da Sra. Slovic: Tipo Kit Kat), ambos podem virar Bombons de Nozes ou de Caramelo, que finalmente podem ser embalados em Caixas de Bombons. Esse é o processo básico, algumas máquinas conseguem pular etapas, transformar um em dois e até dois em cinco.


No início do dia, cada jogador deve escolher um Funcionário, que dão benefícios que só podem ser usados na rodada em que foi contratado. E deve também pegar um maquinário, que deve ser colocado imediatamente na Fábrica. Uma vez instalado, não pode ser mais mudado de lugar, só substituído. Em cada lado da esteira pode ser colocado uma Máquina.



A etapa seguinte é dividida em quatro fases. Na primeira, coloque um cacau na esteira e a movimente um espaço para frente. Em seguida, você pode usar uma única vez qualquer maquinário que quieira e na ordem que for melhor para sua produção (Nota do Sr. Slovic: Por exemplo, posso usar primeira a máquina da esquerda para transformar Cacau em Barra e depois a da direita para processar a barra em dois bombons de caramelo). Esse processo acontece em cada parte da esteira que tenha um produto. Só não se esqueça que para ativar a máquina é necessário abastecê-la com carvão. Em seguida, os chocolates que saírem da esteta, seja porque não estão na linha de produção ou foram tirados pelo setor de expedição, são colocados no estoque. Por fim, as máquinas são limpas (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, retira-se todos os carvões usados). As quatro fases são repetidas enquanto o jogador puder movimentar a estera, o que normalmente são três vezes no dia, mas alguns funcionários permitem jogadas extras.


- Não vi até agora como se ganha dinheiro para comprar cacau, ou ele cai do céu?


Vamos destrinchar sua pergunta, antes que eu faça o mesmo com você. Ainda não falamos da fase de Vendas, por isso não mencionamos nada sobre o Dinheiro, que é o que realmente conta no jogo. E sobre o cacau, incrivelmente você está certo. Não é necessário comprar, sempre que a linha de produção se movimenta, um cacau entra na fábrica (Nota da Sra. Slovic: Dois, dependendo do funcionário escolhido).



No fim de cada dia, os jogadores realizam suas Vendas. Cada um tem sempre tem três Contratos abertos e pode vender para uma das cinco Grandes Lojas. A loja é determinada pelo funcionário contratado do dia. Cada loja tem uma demanda específica e só aceita esses tipos de produtos. Os contratos são de três tipos: Pequeno, Médio e Grande, o que diferencia eles é a quantidade de cláusulas. Enquanto o pequeno só tem uma, o médio tem duas e o grande, três. Quando uma cláusula é completada, o jogador recebe imediatamente o valor dela e assim que todas foram cumpridas (Nota do Sr. Slovic: As cláusulas precisam ser feitas na ordem que está no contrato, de cima para baixo. Essa ordem não pode ser alterada) o jogador deve pegar um novo contrato, de qualquer tipo e não necessariamente do mesmo que foi finalizado. Os produtos vendidos para as lojas só dão retorno no fim da partida. Cuidado, após as vendas o jogador só pode estocar dois produtos.


No sexto e último dia, toda a produção é transportada para o depósito (Nota do Sr. Slovic: Ou seja, nada fica na estera) para ser vendida. No fim da partida, os três que mais comercializaram em cada loja recebem os valores de suas vendas. Quem conseguiu vender para três, quatro ou cinco lojas diferentes, ganha um bônus extra, assim como quem fez mais contratos. Somando todos os lucros, que tiver mais dinheiro vence.



No geral, Chocolate Factory é um jogo muito bom e gostoso de jogar. Os componentes são de alta qualidade (Nota da Sra. Slovic: Não só a Edição de Luxo. A comum também). O jogo simula muito bem uma linha de produção de chocolate e é legal ver a produção se movimentando pela fábrica. Na seleção de funcionário, não pode só levar em conta o que ele faz, mas também onde você pode vender (Nota do Sr. Slovic: É um pouco complicado conciliar os dois). A colocação do maquinário é tão importante quanto a venda. Uma máquina no lugar errado e você não vai criar nenhum chocolate refinado. Quando os jogadores entenderem bem as regras, o tempo de jogo pode diminuir significativamente, pois várias etapas podem ser simultâneas. Cacau e chocolate base que chegam ao estoque podem (Nota da Sra. Slovic: E devem) ser usados como combustível, já que nenhum contrato ou loja tem essa demanda. No desespero, qualquer coisa no estoque pode servir para alimentar o maquinário, na verdade. Apesar de ser possível jogar pensando em cada detalhe da produção e demanda, como um Engenheiro de Produção realmente faz nas fábricas, dá para ter uma partida descontraída com quem não quer queimar os neurônios e mesmo com os menores. Deixar de jogar Chocolate Factory é como tirar doce da sua própria boca.

E é isso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário