Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Só Uma

 

Comunicação é um intercâmbio de ideias, uma transmissão de sentimentos, o ato de se relacionar com outros, é a forma em que todos possam entender a mensagem a ser propagada. O ser humano desenvolveu a linguagem e se tornou uma poderosa ferramenta de comunicação. Dezenas, centenas, milhares, milhões de palavras existem e ao juntá-las em frases, a humanidade tem a plena capacidade de comunicação. Mas, e se só pudéssemos usar uma única palavra de cada vez para se comunicar? Como fazer, se uma única palavra tem inúmeros significados? Este é o desafio. Só Uma Tá na Mesa!





Só Uma é um jogo de 2018 criado por Ludovic Roudy e Bruno Sautter. Para três a sete jogadores, com duração média de 20 minutos, em Só Uma os jogadores devem passar uma mensagem usando uma única palavra.


- Mas como…





Opa, só pode usar uma palavra, tá ok? Só uma! O jogo é cooperativo é com regras fáceis de entender. O jogador da vez deve adivinhar uma palavra que os outros escolheram e os outros só podem usar uma palavra para dar pistas. Simples, não? Mas como tudo na vida, há algumas regrinhas para dificultar nossa vida. Uma delas diz que todas as pistas iguais são descartadas (Nota do Sr. Slovic: Ou seja, assim como em Dixit, não seja tão óbvio). Uma outra é nada de usar mais de uma palavra (Nota da Sra. Slovic: Sim, parece ser uma regra trivial, mas vocês não imaginam quantas pessoas esquecem dela). E uma última, que os espertinhos adoram usar, escrever a própria palavra em outro idioma.





- Eu…


Chega! Já atingiu sua meta e não vamos dobrá-la. Assim como Hanabi, não existem vencedores e perdedores, só uma escala de pontuação que o grupo alcança dependendo de quantas palavras acertaram (Nota do Sr. Slovic: Para ninguém reclamar, se o grupo foi muito mal, todos podem se considerar perdedores).


No geral, Só Uma é um jogo bem divertido, desafiador e criativo. Vai na mesma linha do Concept (Nota da Sra. Slovic: Passar uma mensagem com símbolos) e Imagem & Ação (Nota do Sr. Slovic: Passar uma mensagem com desenho. E sim, somos da velha guarda. Jogamos muito I&A), além do multifacetado Dixit (Nota do Casal Slovic: Todos unidos em um só). Perfeito para jogar com pessoas de qualquer idade e, antes que alguém pergunto, sim, elas tem que ser letradas. Dá para usar Só uma como ferramenta pedagógica em qualquer disciplina, até mesmo se for aula as on-line. (Nota da Sra. Slovic: Ficou curioso? Procure o Instituto Jedai). Dos 6 aos 106 e além, vai agradar a maioria.


E é isso?




Nenhum comentário:

Postar um comentário