Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 4 de setembro de 2021

Tang Garden


Xuanzong andou calmamente até os beirais do palácio. Em poucas horas o Sol iria se pôr e o mais belo espetáculo de luzes do Império do Meio começaria. No terreno abaixo, homens discutem sob o olhar atendo do Imperador. Os melhores arquitetos e jardineiros dos quatro contos do reino estavam reunidos, decidindo como fazer o mais magnífico presente para o Dragão Celestial e toda sua glória. Nada, em tempo algum, poderá sem mais grandioso que os jardins que estavam prestes a construir. Ninguém sabe qual será a recompensa pela entrega de primoroso trabalho, mas sabem muito bem o preço do fracasso. Tang Garden Tá na Mesa!





Tang Garden é um jogo de 2020 criado por Francesco Testini e Pierluca Zizzi. De um a quatro jogadores e com duração média de 60 minutos, em Tang Garden os jogadores são arquitetos construindo o mais belo jardim para o Imperador chinês.


- Mais um jogo de florzinha?





Sim, érbáiwǔ, um jogo com flores, árvores, pássaros, pontes e tudo mais que um paisagista gosta. O jogo é lindo (Nota do Casal Slovic: Sem sombra de dúvida o jogo mais bonito que já vimos, até hoje), com regras simples que lembra muito Carcassonne, mas com umas pitadinhas extras de deixa o jogo bem interessante e não mais uma simples cópia do clássico de Herr Klaus-Jürgen Wrede. A partir de um tile central, os jogadores vão construindo o Majestic Clear Lake. Conforme colocam outros tiles de terreno, sendo que os tipos de paisagem tem que coincidir, ou seja, grama ao lado de grama, água adjacente a outra água, o jardim começa a tomar forma.





No início da partida cada jogador escolhe um personagem, que te dá uma habilidade (Nota do Sr. Slovic: As miniaturas dos personagens são extremamente detalhadas) e uma pontuação final de fim de jogo. Conforme vão construindo o terreno, os jogadores avançam em trilhas que dão Pontos de Vitória e novos personagens. Assim que conseguir um novo, o jogador deve escolher se fica com o atual ou com o novo e colocar o outro no tabuleiro. O interessante em Tang Garden é que a posição da miniatura no jardim influencia sua pontuação, que na maioria dos casos está relacionado ao campo de visão do personagem (Nota da Sra. Slovic: O seja, o que ele consegue ver). O jogador não pode mais usar a habilidades dos personagens que estão no jardim, mas continua com sua pontuação.





- E como vou saber o que uma coisa inanimada vê?


Fácil. Coloque-se no lugar dela, bèn dàn. É tudo o que você veria do jogo se estivesse naquela posição. E se estiver perguntando o que se tem para se ver, saiba que é muita coisa. Além dos terrenos, há pavilhões, peixes, vários tipos de plantas, cenários no horizonte… Cada personagem tem predileções diferentes (Nota do Sr. Slovic: A imperatriz tem uma condição diferente, ela não quer ver a amante de Xuanzong no jardim. E quem pode condená-la por isso?).





Em vez de colocar um tile de terreno, o jogador pode comprar uma Carta de Decoração, que são as plantas, animais e objetos que vão enfeitar o jardim (Nota da Sra. Slovic: E que capricho eles tiveram na confecção dessas decorações). Cada tipo de carta dá uma pontuação diferente no fim do jogo. Todos podem usar qualquer decoração no jardim para pontuar, independente de quem a colocou.






Vários tokens são colocados no tabuleiro no início de partida. Sempre que um terreno for colocado em um espaço com eles, o jogador deve colocar um Panorama (Nota da Sra. Slovic: Que pode ser Próximo ou Distante) na lateral do tabuleiro, que representam cidades, montanhas e outros tipos de cenários que podem ser observados do jardim. Muitos personagens dão pontuação ao ver esses Panoramas (Nota do Sr. Slovic: Como o Imperador, que só importa em ver Dragões voando nas montanhas próximas a obra de sua vida).

O jogador pode usar a qualquer momento uma das quatro habilidades que todos tem em comum: Jogar dois terrenos consecutivos, escolher um personagem que não esteja disponível no momento, colocar duas paisagens na mesma ação ou mudar um personagem que já esteja no jardim de lugar. Sempre que são usadas, o jogador deve colocar uma marcação no desenho correspondente em seu tabuleiro individual, indicando que já foi utilizada. Caso queira usar novamente, deve gastar três tokens de cenários idênticos. O jogo continua até uma das quatro pilhas de terreno acabe. Soma-se os pontos de personagem e decoração com os já conquistados e quem tiver mais vence a partida.





- No geral, Tang Garden é um jogo fantástico. Suas regras são simples, o que facilita que todos possam jogar, independente da experiência com o mundo dos boardgames ou idade (Nota da Sra. Slovic: Não recomendamos jogar com crianças pequenas. Algumas peças podem ser engolidas, o que causará pânico com pais do infante e no dono do jogo) Os componentes são de uma qualidade ímpar e no depois da partida, não deixe de registar o jardim para a posteridade. É uma coisa linda de se ver. Seu modo solo é bem desafiador. É bem legal ver o jardim sendo construído aos poucos, quando você tenta decifrar qual benefício seu adversário espera conseguir ao colocar aquele tile ou decoração naquela posição e como você pode tirar proveito disso, conjecturando suas estratégias, já antecipando sua jogada em cinco rodadas, prevendo o que outros vão fazer e como você vai atrapalhá-los... Ou simplesmente ver o jardim crescer e aproveitar um jogo descontraído e bem divertido. Existem várias maneiras de se jogar, escolha a sua.


E é isso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário