Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 4 de setembro de 2021

1655: Habemus Papam

 

Anno Domini 1655. A morte do Santo Padre é sempre um processo doloroso para a Igreja Católica. A Vacância, período entre a morte de um e a eleição de outro papa, pode ser tumultuada. Muito querem se sentar no Trono de Pedro, mas poucos realmente merecem. Por incontáveis anos, adúlteros, ladrões, assassinos, pederastas e todo o tipo de escória almejou o posto de Bispo de Roma e, infelizmente, alguns conseguiram. E agora que Santo Pontífice, Inocêncio X, morreu, as trevas beiram as fronteiras do mundo civilizado novamente. Posso contar com sua ajuda, Eminência, para colocar pessoa certa na Basílica de São Pedro? 1666: Habemus Papam Tá na Mesa!





1655: Habemus Papam é um jogo criado por Christoph Bauer em 2010. Para três a quatro jogadores, com duração média de 30 minutos, nele os jogadores são cardeais escolhendo o novo papa.


- Não posso jogar, não sou católico.





É cada coisa sem nexo que você diz, fatue! Você jogar não precisa ser budista para jogar Shikoku, nem hinduísta Ganges tão pouco judeu para King of Israel ou cristão para Commissioned (Nota do Sr. Slovic: Mas para jogar Aquele-que-não-pode-ser-citado-2… Esquece, nem vou perder meu tempo com isso). 1655: Habemus Papam é um jogo de leilão, onde os jogadores tentam pegar para si o maior número de cartas que possam ajudar a alcançar o posto de Pontífice.


A maioria das cartas do jogo são embaralhadas em três tipos de decks: Cardeal, Ações e Políticas. Os jogadores começam com certa quantidade de pedras preciosas (Nota do Sr. Slovic: Calma, são só contas de plástico colorido) que são usadas no leilão das cartas que entram em toda a rodada e dois objetivos, sendo que um será descartado no meio da partida. A cada turno os jogadores fazem uma aposta com as joias para determinar a ordem de compra das cartas. Sempre haverá disponível uma carta de cada deck, além a do Camerlengo.





- Esse jogo sem graça me dá sono.


Então dorme logo, stolide. Sem graça é jogar xadrez com você, que sempre leva Xeque Mate do Pastor. Em 1655, é preciso prestar atenção ao que seus adversários estão comprando. As cartas podem ter símbolos de facções dentro do Conclave que podem fornecer muitos votos ao fim da partida e alguns políticos podem fazer um belo estrago se estiverem em grande número em mãos que não sejam suas, isso sem falar nas Ações, que podem mudar totalmente o panorama da partida.


No deck de Cardeais são colocadas Carta de Fumaça. A a carta de fumaça preta que indica o meio da partida e a branca que finaliza o jogo. Em outras palavras (Nota da Sra. Slovic: Para entrar no clima): quando a fumaça negra sai da chaminé, indicando que o novo Papa não foi escolhido, os jogadores devem escolher ficar com uma carta de objetivo e descartar a outra. Quando aparece a fumaça branca, Habemus Papam!





Como o deck de Cardeais tem 18 cartas, esse é número máximo de rodadas que o jogo pode ter. Cada carta de Cardeal dá um voto, as cartas com facções podem render mais alguns (Nota do Sr. Slovic: Principalmente se você estiver o líder do grupo), figuras como o Rei Luís XIV também aumenta a quantidade de votos, junto com o objetivo cumprido e as moedas ganhas (Nota da Sra. Slovic: Compra de votos é sempre ilegal, mas isso nunca foi problemas para certas pessoas). No fim, quem tiver mais votos será o novo Papa (nota do Sr. Slovic: Que na vida real recebeu o nome de Alexandre VII).


No geral, 1655: Habemus Papam é um jogo interessante com um tema nem um pouco usual. Apesar de, a primeira vista, parecer somente mais um jogo de leilão ele esconde algo mais (Nota da Sra. Slovic: Não foi um trocadilho sobre o biombo onde os jogadores escondem suas joias e dinheiro). Existe um ceto blefe, onde você tenta despistar seus concorrentes comprando cartas não tão úteis para você. E melhor ainda se for uma de extrema importância para o outro cara. Tem que tomar cuidado com as apostas. Joias usadas são perdidas e somente se tornando o Camerlengo da rodada é que você consegue mais algumas (Nota do Sr. Slovic: Mas nunca a mais valiosa, o diamante. As outras são, por ordem, safira, rubi e âmbar). Não é possível usar mais de Três pedras e o desempate é de quem estiver mais próximo do Camerlengo (Nota do Casal Slovic: Como pode apostar zero joias, os empates são tão incomuns). Preparado para se tornar o próximo Bispo de Roma?


E é isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário