Powered By Blogger

Logo

Logo

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Hive

 

Salve a Rainha! Hive Tá na Mesa!





Hive é um jogo de 2001 criado por John Yianni. Para dois jogadores, com duração média de 20 minutos, Hive é uma espécie de xadrez com insetos.


- Tem que pegar os bichos e mover no tabuleiro?






Claro que não, cérebro de pulgão! Não tem tabuleiro e cada peça representa um inseto. No jogo base são cinco tipos: Aranha (Nota da Sra. Slovic: Ok, sabemos que não é um inseto), Formiga, Besouro, Gafanhoto e Abelha. A Joaninha, Mosquito e o Tatu-bola vem em expansões.





Cada tipo de peça se movimento de uma maneira (Nota da Sra. Slovic: Como no xadrez). O objetivo do jogo é cercar a abelha (ou rainha) adversária por todos os lados, não necessariamente só com suas peças (nota do Sr. Slovic: Seu adversário sempre pode te dar uma “ajuda” nessa tarefa).





- Como se movimenta se não tem tabuleiro? Eles por acaso voam?


Não, caro foco de estudo da entomologia, mas o gafanhoto pula alto. Mesmo não tendo um tabuleiro físico, há regras para os a movimentação das peças (nota do Sr. Slovic: Pode ajudar você imaginar um tabuleiro com marcações para as peças), que tem formato hexagonal e juntas formam um padrão parecido de uma colmeia (Nota da Sr. Slovic: Em inglês, Hive).


Exceto pela primeira peça em jogo, as outras não podem começar encostando nas do seu adversário. Conforme as peças vão entrando na partida, uma encostada na outra, forma-se uma cadeia. Ao se movimentar, os insetos não podem quebrar a cadeia, ou seja, não pode ter peças isoladas uma das outras.


- Parece complexo.





Para você realmente é, as para as pessoas normais, não. Como no xadrez as regras de movimentação são simples, mas dominar a estratégia já é outra história. Começo logo de cara jogando a rainha ou espero até a quarta rodada? Coloco todas minhas formigas em sequência ou começo a movimentar o besouro por cima? Enquanto a abelha não entra, suas peças não podem se mover pela colmeia e ela deve obrigatoriamente entrar até o quarto turno.


No geral, Hive é um jogo muito bom. As partidas podem ser casuais ou intensas, com o grau de desafio crescente. Tem várias versões, como o Pocket, excelente para levar para todo o lado.


E é isso! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário