Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

CO2 Segunda Chance


Se nada for feito, em poucas décadas nosso ar poderá ser irrespirável, mas antes disso inimagináveis alterações climáticas acontecerão por causa do aumento da temperatura global, Ambos estão diretamente ligados a quantidade de gás carbônico lançado na atmosfera. Cabe a você, a mim e a todo deter esta transformação, antes que seja tarde de mais. Ou será que já é? CO2: Segunda Chance Tá na Mesa!





CO2 Segunda Chance é um jogo de Vital Lacerda lançado em 2018. De um a quatro jogadores, com duração média de 120 minutos, em CO2 somos empresas buscando novas soluções ecológicas para atender a crescente demanda mundial por energia.


- Um jogo de ecochatos. Não tenho tempo para ficar abraçando árvores e aplaudindo o nascer do Sol.





Relaxa, rascunho da Dra. Blight. É só um jogo (Nota do Casal Slovic: Que traz uma importante mensagem a todos). Em CO2 não salvamos a natureza sabotando megacorporações que desmatam a Mata Atlântica, transformam o Banhado em loteamentos, poluem o rio Paraíba do Sul, pois somos megacorporações sabem que existe uma economia sustentável que não leve a humanidade de volta a era pré-industrial e querem ajudar o planeta. E fazemos isso com projetos e construções de usinas de energia limpa. E podemos trabalhar em conjunto ou criar uma competição amigável.


Cada um dos 5 turnos do jogo equivale a uma década e a quantidade de rodadas em cada turno depende do número de jogadores. Na sua vez o jogador deve fazer uma Ação Principal e, se quiser, até três Ações Executivas. As Ações Principais são Elaborar um Projeto, Implementar a Infraestrutura e Construir a Usina. A boa sacada do jogo é que, mesmo no nodo competitivo, qualquer um pode transformar o projeto alheio em uma Infraestrutura, que outro pode concluir erguendo a Usina. (Nota da Sra. Slovic: A usina tem dono, mas todos que participaram ganham algum benefício).





O tabuleiro é dividido em várias áreas. Uma é o Mapa Mundi, onde indica quais tipos de energia cada continente quer (Nota do Sr. Slovic: Achou mesmo que era só colocando usina a torto e direito?). Outra mostra os Simpósios estão ocorrendo no momento. Há as Trilhas de Conhecimento sobre cada tipo de energia limpa. E os últimos, mas não menos importantes, o Mercado de CEPs e as Resoluções da ONU (Nota do Sr. Slovic: Claro que tem outras áreas no tabuleiro, como a pontuação e o nível de gás na atmosfera. Íamos falar disso depois).


- Como assim segunda chance? Nem tentei nada ainda.





E desde quando o Procrastinador-mor faz algo? Segunda Chance foi um jeito do Lacerda dizer que essa é uma reedição do seu próprio CO2 de 2012. Houve várias mudanças nas regras, como a retirada da energia nuclear do jogo (Nota da Sr. Slovic: Que faz muito sentido), a exclusão do quinto jogador (Nota do Sr. Slovic: Que não gostei), a possibilidade de jogo solo (Nota do Sr. Slovic: Que adorei) e o modo Cooperativo (Nota da Sra. Slovic: A melhor alteração de todas). E, principalmente, como nada em ternos ambientais mudou para melhor (Nota do Casal Slovic: Só piorou) de 2012 para cá, é uma segunda chance para realizarmos mudanças de verdade (Nota do Casal Slovic: Talvez nossa última chance).


Já as Executivas são Movimentar Cientistas, Usar Cartas de Lobby e Usar o Mercado. Cada uma pode ser usada uma vez por rodada. Os cientistas, sendo trabalhando nos Projetos ou em participando de Simpósios, trazem conhecimento científico para as empresas, que assim podem criar usinas melhores. O interessante que as trilhas científicas dão sinergia para outras, ou seja, aumentando.





Tanto no modo competitivo quanto no cooperativo, só jogadores tem objetivos secretos (Nota da Sr. Slovic: Sim, mesmo no cooperativo). A diferença é que no modo competitivo ninguém quer que os outros saibam onde e como o jogador pode conseguir pontos extras no fim. E no modo cooperativo é o que dá ao jogo uma experiência diferenciada. Para vencer, todos devem cumprir seus objetivos pessoais, mas, como é secreto, a ação dos outros jogadores pode deixar impossível sua realização e você não pode dizer nenhuma palavra (Nota do Sr. Slovic: Ou fazer mímica, desenho, sinas de fumaça, código morse, troca de olhares, nem qualquer forma de comunicação conhecida, e mesmo desconhecida, pela humanidade. Inclusive telepatia, principalmente de gêmeos, que alguns casais que conhecemos também possuem).


- Você está divagando do assunto.


Mas esse não é um jogo chato de ecologia? Vai (pra casa), Planeta! Não importa se é no desenho ou na vida real, você sempre é insuportável. Além dos objetivos, os jogadores conseguem pontos cumprindo as Resoluções da ONU, mas que no modo cooperativo é muito diferente. Cada decisão da ONU que ainda não foi atendida no fim da cada década, retira pontos do grupo, que se chegar a zero a qualquer momento, decreta o fim de jogo. Outra maneira de perder é quando o nível de CO2 na atmosfera ultrapassa de 500 ppm. Dessa forma o jogo termina nos dois modos e todos perdem (Nota do Casal Slovic: Principalmente a Terra).





Sempre que inicia-se uma década, a demanda energética dos continentes aumenta e se não houver uma usina sustentável no espaço referente aquela década, uma geradora de energia poluidora entra, aumentando o nível de gases tóxicos na atmosfera. Como são seis continentes, se os jogadores não restarem atenção no que está acontecendo na partida, o nível de CO2 dispara e o jogo termina de uma hora para outra. Caso o jogo chegue no fim da última década e o nível de poluição estiver controlado, quem tiver mais pontos vence o modo competitivo. Já no cooperativo, todos precisam cumprir seus objetivos pessoais e a pontuação não pode zerar.





No geral, CO2: Segunda Chance é um ótimo jogo. Um dos melhores do Mestre Vital Lacerda, o quer dizer muita coisa. É uma verdadeira aula sobre economia e ecologia. Os componentes e a arte são fantásticas. As regras são extensas e parecem muito complicadas, mas o manual ensina bem. É um típico Lacerda, ou seja, tem um caminho ideal que deixa a partida mais tranquila. O problema é descobrir qual é na configuração da partida, pois as demandas dos continentes, os simpósios iniciais e as resoluções da ONU muda a cada setup. CO2 é um jogo que merece ser conhecido, principalmente se você gostar de cooperativos;


E é isso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário