Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Qwirkle

 

Formas e cores. Acho que todo mundo entende. Pense que está flutuando em uma vastidão de nada, nem seu corpo está ali, exceto algumas formas. Você vai agrupando em padrões, a princípio aleatórios, mas que com o tempo começa a ter significado e quando um conjunto é finalizado, uma palavra ressoa em sua mente. Talvez não sabe o que significa, mas Qwirkle Tá na Mesa!





Qwirkle é um jogo criado em 2006 por Susan McKinley Ross. Para dois a quaro jogadores, com duração média de 50 minutos, Qwirkle pode ser considerado como a união de dominó com palavras-cruzadas.


- Duas coisas de velho. Deve ser a nova moda dos asilos.





Alguém sabe de onde vem esse fedor? Claro, só podia ser da sua fralda, pirralho insolente. Qwirkle é um jogo abstrato onde temos que formar linhas ou colunas seguindo o mesmo padrão: ou formas iguais ou cores iguais. Você ganha Pontos de Vitória cada vez que você coloca pelo menos uma peça em jogo.


No jogo há seis formas e seis cores. No seu turno, o jogador pode baixar a quantidade de peças que quiser (Nota da Sra. Slovic: Na verdade, que puder. Aqui querer não é poder) para formar um conjunto com ao menos uma peça que já esteja em jogo, seguindo as regras de mesma cor ou forma, sendo que é proibido colocar uma peça repetida, o que significa que cada linha/coluna só poder ter seis componentes. A pontuação que o jogador ganha é igual ao tamanho final da sequência e não quantas peças ele baixou.





- Jogo confuso. Não entra na minha cabeça.


Sério? Que surpresa. Essa geração tem um pessoal zoa com os Cringes, mas raciocina como anciões com mais de 200 anos portadores de LATE. A pontuação é simples: quem colocou uma peça e fez o conjunto ficar com cinco elementos ganha 5 pontos. Quem colocou quatro peças e fez o conjunto ficar com cinco elementos, também ganha 5 pontos. Não faz diferença quantas peças são baixadas, mas o tamanho final da linha/coluna (Nota do Sr. Slovic: Se não entendeu, releia este parágrafo até fazer sentido ou, melhor, vá jogar. A prática é uma ótima professora). 


Quando completa um conjunto de seis, o jogador deve falar Qwirkle (Nota da Sra. Slovic: Soa algo parecido com Cuir-Col) ou pode perder a pontuação, que é dobrada (Nota do Sr. Slovic: Espero que todos tenham entendido que são doze pontos).





- Eu entendi.


Milagres acontecem...


- Mas não sei falar essa coisa.


Porém certas coisas que não mudam. Sim, me referi de você como coisa, mas me arrependi. As coisas não merecem serem comparadas a sua pessoa. Continuando… Conforme o jogo vai avançando, as peças criam um padrão de linhas e colunas que se cruzam, muito parecido com palavras-cruzadas. Assim como no dominó você sempre terá o mesmo número de peças na sua mão (Nota do Sr. Slovic: Neste caso, seis peças) e no fim do turno deve comprar a mesma quantidade que baixou. Caso não consiga usar nenhuma de suas peças, pode devolver ao saco (Nota da Sr. Slovic: Sim, o jogo tem um saco onde ficam todas as peças a serem compradas) quantas quiser e comprar novas, mas passa a vez.


Quando um jogador ficar sem peças na mão (Nota da Sra. Slovic: E logicamente não possa mais comprar) grita Qwirkle (Nota do Sr. Slovic: E ganha 12 pontos) e o jogo termina imediatamente. Quem vez mais pontos será o vencedor.





No geral Qwirkle pode parecer um jogo estranho e esquisito, mas não é (Nota do Casal Slovic: Ok, ele é esquisito, mas é muito bom. Até ganhou o Spiel des Jarhes em 2011 e o Mensa select em 2007). Com regras simples, ele pode ser jogado com qualquer idade e com qualquer experiência prévia de Boardgames. Quem conhece dominó entende como joga na mesma hora, o que significa que aquele seu tio do interior, sua mãe, as pessoas da terceira idade lá da praça que você sempre quis fazer amizade, mas não sabia como, todos eles são todos jogadores em potencial de Qwirkle. Olha que oportunidade para apresentar o hobby para quem você nunca imaginou. Fala sério, o que seria melhor depois da macarronada de domingo na casa da vó que jogar a versão de viagem do Qwirkle com a família? Claro que tem gente que prefere Buraco, mas não se pode ganhar todas.


E é isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário