Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 28 de agosto de 2021

Xtronauts 2.0

 

Incrível como a mesma espécie que mal saída do chão tenha alcançado o espaço, todo em menos de 50 anos. Não muito depois colocaram satélites em órbitas, pousaram na lua de seu planeta, lançaram inúmeras sondas para conhecer seus vizinhos, inclusive duas delas já asiram de seu sistema planetário, viajando pelo espaço interestelar. E nada disso seria possível sem a vital contribuição de cientistas e engenheiros das mais diversas áreas, projetando os foguetes que levaram tudo para fora do alcance da gravidade terrestre. É o início de uma nova era de descobertas. Xtronauts 2.0 Tá na Mesa!





Xtronauts 2.0 foi lançado em 2020 por Dante Laureta. De dois a seis jogadores, com duração média de 70 minutos, os jogadores são projetista de foguetes criando novos veículos para a corrida espacial.


- Jogo muito complicado. Tem que ser um cientista de foguetes para entender tudo.





Muito pelo contrário, cabeça de vácuo. Xtronauts 2.0 (Nota do Sr. Slovic: O jogo é uma upgrade de Xtronauts: the Game of Solar System Exploration, de 2016. Por isso leva o nome de 2.0) não tem nada de complexo. Os jogadores deverão escolher as peças do seu foguete, pensando nas especificações da missão espacial que devem fazer.


Em um engenhoso sistema de draft de Cartas de Peças e Cartas de Ações, os jogadores vão selecionado os melhores itens de sua nave. Há vários tipos de peças, algumas obrigatórias e outras opcionais, de vários fabricantes. Todas as peças do veículo devem ser do mesmo fabricante, por isso a construção não é tão simples.





Antes de iniciar a montagem, o jogador deve escolher uma missão, que determina os parâmetros mínimos para a missão ser lançada e os equipamentos obrigatórios. Cada peça colocada na torre de lançamento altera a cifra necessária para cumprir o projeto. Assim que todas as partes obrigatórias estiverem no lugar e os valores específicos da missão forem alcançados, o foguete decola e o jogador ganha os Pontes de Vitória indicados na missão. A partida termina quando alguém ultrapassar 10 PV.


Quase todas as jogadas são simultâneas, por isso é bom ficar esperto com o que o coleguinha do lado está fazendo. Algumas cartas de ações permitem adiar o lançamento, outras alteram as missões ou deixam você pegar uma peça adversária já colocada.





- Que jogo mais fura-zóio e esse! Assim só dá para vencer na base da porrada.


Só um troglodita como você para pensar nisso. Sim, muitas cartas são para atrapalhar a concorrência, já que não é um jogo cooperativo e só um pode ganhar (Nota do Sr. Slovic: Pode ocorrer empates e vários jogadores dividirem a vitória), mas as outras servem para te ajudar.






O autor Dane Laureta é projetista de foguetes da Nasa e usou toda sua experiência no ramo para criar um jogo muito próximo da realidade, porém nada muito difícil (Nota do Sr. Slovic: Nem um pouco próximo da complexidade de um Leaving Earth). Todas as missões são reais e temos desde colocação de um satélite em órbita baixa, até a construção de uma base em Marte e explorar Plutão (Nota da Sra. Slovic: Antes que certo alguém conteste, todos são projetos da Nasa, só que alguns ainda não ocorreram).





No geral, Xtronauts 2.0 é um bom jogo. Quem curte 7 Wonders ou Sushi Go, vai gostar do draft de cartas. Quem gosta de Puerto Rico, vai curtir as jogadas simultâneas. A partida é rápida e dinâmica, com direito a reviravoltas homéricas (Nota da Sra. Slovic: Referente tanto ao clássico Homero quanto a Homer Simpson). Quem será o Engenheiro Chefe da Nasa?


E é isso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário