Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 28 de agosto de 2021

Genotypes

 

Na segunda metade do século XIX houve uma grande revolução no estudo da biologia. Um frade chamado Gregor Mendel se dedicou, por mais de dez anos, ao cruzamento de 22 variedades de ervilhas e ao estudo das características das plantas, como tamanho do caule e formato da vagem. Seus dados, que foram ignorados por décadas até serem resgatados no século XX, formam a base da genética. As Leis de Mendel explicam fatores como a hereditariedade. Genotype Tá na Mesa!





Genotype é um jogo de 2020 criado por John Caveyou e Paul Solomon. De dois a cinco jogadores, com duração média de 40 minutos, em Genotype os jogadores encarnam assistentes de Mendel, ajudando-o em suas pesquisas.


- Não existe essa coisa de genética e evolução. Ciência é tudo fake news!





Já que o negacionista de plantão não acredita na ciência, jogue fora seu celular e vá morar no fundo de uma caverna bem profunda, comendo guano e bebendo água estagnada. Genotype é uma aula pronta de ciências, assim como a maioria dos jogos criados por Caveyou (Nota do Sr. Slovic: Cytosis, Ions, Periodic, Cellulose). O jogo tem cinco turnos (Nota da Sra. Slovic: Cada um representa um ano), divididos em três fases.


Na primeira os jogadores vão alocar seus meeples (Nota da Sra. Slovic: Que tem formato de uma pá de jardinagem) em vários locais dos tabuleiros principal e do jogador. No central, os assistentes podem fazer as ações de pegar ferramentas e mudas, estudar uma determinada característica, ler estudos já publicados. Todos começam com três pás, mas é possível conseguir mais. No tabuleiro individual fica seu canteiro. Há dois espaços para plantar e é possível conseguir outros. A única ação é aqui é Jardinagem.





Assim que os jogadores escolherem suas ações, os dados de genes são lançados para as quatro características, que são formato da semente, altura do caule, coloração das flores e tipo de vagem. Os jogadores vão escolher os dados conforme a ordem do turno. Assim como Mendel determinou, cada características tem dois pares de genes (Nota da Sra. Slovic: Lembra das aulas de ciências? AA, Aa, aa…), as faces dos dados determinam o par de gene escolhido. O dado tem a faces 1, a 4, em algarismos romanos, além de um desenho de DNA, que funciona como coringa. No tabuleiro tem relação entre os números e a combinação de letras maiúsculas e minúsculas, mas isso pode ser alterado previamente com uma ação. As características têm dados de cores diferente.


- Eu não sei nada disso, então não posso jogar? Puta falta de sacanagem!






Calma, inteligência recessiva. Não é necessário ter pós-doutorado em engenharia genética. NA verdade, não precisa de nenhum conhecimento em biologia para jogar Genotype (Nota do Casal Slovic: Ele não um jogo educativo, tipo dominó das letras ou jogo da multiplicação ou soletrando, onde se você não sobre a matéria em questão, fica impossível jogar). Ele é uma ótima ferramenta de estudos sobre genética. Dá para aprender jogando (Nota do Casal Slovic: Duvida? Procure mais informações com o Jedai). As Cartas de Plantas têm o desenho da muda de ervilha e a característica a serem estudadas. Quanto mais características, maior a pontuação que ela concede.


Quando o jogador escolhe um dado correspondente ao par indicado na sua muda, ele completa este estudo, colocando um marcador de folha sobre os genes na carta. Assim que todas as características forem cobertas, a planta pode ser colhida e o jogador ganha seus pontos. O problema é que não se colhe a planta automaticamente. Precisa usar a ação de Jardinagem (Nota do Sr. Slovic: Ou seja, se não as ações não forem planejadas corretamente, você pode até completar seu estudo, mas não vai pontuar). Há uma quantidade máxima de dados que podem ser escolhidos por rodada.







Na última fase do turno, os jogadores podem, segundo a ordem de turno, comprar novas pá de ações, aumentar o tamanho do canteiro, mais espaço para os dados ou ajudantes. Cada compra aumenta o preço do item em uma moeda. No fim do quinto turno, soma-se os pontos das cartas que foram colhidas e alguns pontos por prêmios de excelência podem ser distribuídos. No fim, quem tiver mais pontos vence a partida.


No geral, Genotype é aquele tipo de jogo que nós (Casal Slovic) adoramos. Suas regras são simples e sem segredo algum. O fluxo da partida é quase instintivo. Faz sentido fazer as coisas que devem ser feitas. E o mais importante de tudo, ele é perfeito para ensinar algo (Nota do Casal Slovic: No caso, as Leis de Mendel) sem precisar de adaptação. Ele entra na seleta lista junto com Cytosis, History of the World, Evolution, Dominante Species, Planetarium, entre outros. Genotype pode ser jogado tanto com iniciantes no hobby quanto com os mais experts.


E é isso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário