Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 28 de agosto de 2021


Milhões de anos antes do surgimento da humanidade, a Terra era diferente. Em vez de vários continentes espalhados pelo globo, havia somente uma grande massa de terra firme, um supercontinente, chamada de Pangeia. Com o passar das eras, Pangeia sofreu inúmeras catástrofes naturais, como a erupção de super vulcões, queda de meteoros, bombardeamento de raios gama e sua fragmentação, criando dois subcontinente, Laurasia e Gondwanda, que continuaram a se fragmentar, até a superfície da Terra atingir seu formato atual. Com todas adversidades, a vida sempre esteve a beira da extinção completa. Mas não se preocupe, se você está lendo isso, é porque alguns animais sobreviveram e evoluíram. Venha descobrir como sobreviver a um dos maiores cataclismos da história da Terra, pois Pangea Tá na Mesa!





Pangea é um jogo lançado em 2019 por Aleksander Jagodezínski. Para um a quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, em Pangea os jogadores controlam uma espécie de animal buscando sobreviver as mudanças caóticas no planeta.


-Isso parece uma cópia barata de outro jogo!





Não, você que é uma cópia barata de um ser humano. Pangeia lembra o tema de outros jogos, como Dominat Species e Evolution, porém conduz a partida de forma bem diferente. Aqui não temos Insetos, Aracnídeos, Anfíbios, Aves, Répteis e Mamíferos (Nota do Sr. Slovic: Ou Cefalópodes, Crustáceos, Répteis e Peixes, como em Dominant Species Marine) buscando provar que são a espécie mais adaptada a sobreviver na Era do Gelo. Também não temos a procura da sobrevivência por meio de evoluções e adaptações, como em Evoluiton ou Oceans (Nota da Sra. Slovic: Que é Evoluiton em modo aquático e é tão bom quanto). Pangea é tem uma pitada dos dois (Nota do Sr. Slovic: Ou quatro) e algumas coisas bem interessantes.


O jogo apresenta quatro grupos: Invertebrados, Anfíbios, Sinapsídeos e Sauropsídeos. Não importa a quantidade de jogadores, as quatro espécies sempre estarão em jogo (Nota da Sra. Slovic: O sistema que faz o jogo controlar os outros animais é bem interessante). Todos tem quatro Ações possíveis para fazer e seis Pontos de Ação (Nota do Sr. Slovic: Que aumentam durante o desenrolar da partida), porém para cada tipo de animal as ações têm custos diferentes.





- Não adianta colocar nomes difíceis. Já pesquisei e descobri que essas coisas são mamíferos, répteis. E invertebrados são insetos e aracnídeos. Sacanagem que tiraram as aves dessa cópia malfeita!


Sinto informar, cabeça de titica, mas as aves estão presentes no grupo dos Sauropsídeos, que inclui só dinossauros, também (Nota da Sra. Slovic: Sabia que foi no supercontinente de Pangeia que os dinossauros se desenvolveram?). As ações são Adaptar, População, Migração e Sobrevivência. Adaptar serve para dar características diferentes para seu grupo, além daquelas que ele já começa. A dois tipos de Cartas de Adaptação: As temporárias, que são cartas comum a todos, e as permanentes, que são únicas para cada jogador.





Com População, novos tokens de animais entram no tabuleiro, que está dividido em quatro setores e cinco regiões. Em cada quadrante (Nota do Sr. Slovic: A intersecção de setor com região) há três nichos populacionais, que onde os animais vivem. Sempre que entram em jogo, as espécies entram no nicho zero, que não tem quantidade máxima de tokens. Já os outros, podem dar Pontos de Vitória, só pode ter um único animal.


- Vai dizer que migração serve para migrar!


Isso mesmo. Finalmente turma do fundão da quinta série deu uma dentro. Com migração os animais se movimento pelo tabuleiro. Andar entre os quadrantes da mesma Região é mais barato que andar entre Setores. E se mover para um Nicho já ocupado que não seja o Zero, ocorre um Conflito e a espécie que perder migra para o Nicho de valor abaixo. No tabuleiro do jogador está indicado seu valor de Conflito. Muitas Cartas de Evolução modificam esse valor e algumas não deixam o perdedor migrar (Nota da Sra. Slovic: Ele é devorado e sai do tabuleiro).





Finalmente Sobrevivência, que faz o jogador avançar na Trilha de Sobrevivência. No fim da partida, uma grande catástrofe acontece no supercontinente. Conforme o jogador avança na trilha, ele fica mais próximo de descobrir onde e qual evento desencadeará a Grande Extinção. Dependo do cataclismo (queda de planetoide, erupções vulcânicas em massa, deslocamento dos subcontinentes ou irradiação de raios gamas no planeta) e em que quadrante ocorre, todas os animais de um determinado tipo de nicho ou de quadrante, de setor, de uma zona ou mesmo um subcontinente inteiro serão mortos. Como quem sobreviver a hecatombe pontuara é de extrema importância saber como e onde a extinção atuará, para se planejar, colocando seus bichos em áreas seguras. Mas existem outras ameaças, como a Fome.


- Oba, é hora do rango?


Se aclame, seu Boneco e preste atenção ao jogo! Cada quadrante tem uma quantidade finita de alimentos, ou seja, só sustenta um número fixo de animais. Caso esse valor seja ultrapassado, o local ganha um marcador de Fome e em todo fim de turno, todos as espécies que estejam lá são mortas. O marcador só sai quando acaba uma Era (Nota da Sra. Slovic: O jogo tem três eras) e em cada uma delas a quantidade de alimentos é diferente. Entre uma era e outra ocorre um evento que abala o mundo (Nota do Sr. Slovic: Dificilmente é algo de bom). Durante a partida a melhor oportunidade de ganhar PV é com os Objetivos de Era. Eles são em comum para todo os jogadores, sendo que quem realiza primeiro ganha mais PV, exceto na última onde só o mais rápido pontua.







O modo solo foi bem construído. Para vencer o modo solo, além de sobreviver a aniquilação, deve-se cumprir certas condições, que envolve fazer ações que seu animal não é tão eficiente, ou seja, seus pontos fracos (Nota do Sr. Slovic: Ou Calcanhar de Aquiles, se preferir), como fazer os Invertebrados devorarem várias vezes ou espalhar por Pangeia com os Sinapsídeos.


No geral, Pangea é um jogo muito interessante. Sim, ele pode ser considerado uma releitura de Dominant Species, mas é suficientemente diferente par não ser uma cópia barata Nota do Sr. Slovic: Como Aquele-que-não-se-pode-pronunciar e Bang). Sobrevivência… Esses dois grandes jogos têm mecanismos diferentes para apresentar o mesmo tema. Dificilmente em Pangea o tabuleiro ficará irreconhecível entre um turno, mesmo assim o jogo não é menos desafiador. A arte é caprichada, principalmente a versão de luxo, com seus tokens de fósseis e o marcador de turnos com formato do planeta sendo atingido por corpo enorme corpo celeste. Independente da versão, todas as cartas possuem pequenos textos descritivos, que não influenciam na jogatina, mas dão um toque especial. Cada deck de espécie tem duas cartas que criam uma espécie única, com habilidades especiais fortes e verdadeiras (Nota da Sra. Slovic: Esse animal realmente existiu e a carta mostra seu nome), além de possuir um token próprio. Prontos para sobreviver a hecatombe?


E é isso!





Nenhum comentário:

Postar um comentário