Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Paleo

 

Quando a humanidade ainda engatinhava, nós andávamos em pequenos bandos. Não havia muitos, ainda não tínhamos nos espalhados por todo o globo. O perigo rondava dia e noite. Longe de estar no topo da cadeira alimentar, contávamos somente com nossa inteligência e astúcia para conseguir abrigo seguro, sobreviver as mudanças do clima e, principalmente, conseguir alimento, em vez de ser o alimento de algo. Um indivíduo solitária tinha poucas chances de prosperar em terras tão cruéis. A união do bando era a força motriz, junto com a cooperação e o senso que Nós vem antes de Eu. Compreende onde nos perdemos? Paleo Tá na Mesa!





Paleo é um jogo lançado em 2020 por Peter Rustemeyer. Para um a quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, Paleo foi o grande vencedor do Spiel des Jahres 2021.


- E daí que ele ganhou esse tal de Ispíeu des Járes ou qualquer coisa assim?





Quem disse que a ignorância é uma benção, nunca te conheceu. Spiel des Jahers (Nota da Sra. Slovic: Ou na língua de Vinícius de Moraes, Jogo do Ano) é um dos maiores prêmios da indústria de Board Game mundial. É como se fosse o Oscar. E para vencer, o jogo tem que ser bom. Paleo é um jogo cooperativo, onde somos parte de um bando de homens pré- históricos tentando sobreviver aos perigos do mundo do período paleolítico (Nota do Sr. Slovic: Agora perceberam de onde vem o nome do jogo?).


A partida termina com uma dessas duas condições: pintar na caverna as cinco partes do desenho do mamute ou morrer cinco membros do bando. E não se engana, morrer é muito, mas muito fácil.


- Então qual é a graça?


A graça está no desafio. Se fosse tão fácil quanto tirar doce da tua mão, o jogo seria muito chato, como você. A rodada é dividida em duas partes: Dia e Noite (Nota do Sr. Slovic: Até nosso amigo deve perceber que cada turno representa um dia, certo?). Antes do início da partida, temos que escolher as missões que vamos fazer, além de pintar. Não é necessário completar as missões para vencer, mas deixá-las de lado não é muito saudável para o bando. Cada missão tem um deck de cartas próprio, que é embaralhado junto com o outro de missão e o inicial, formando o deck Principal. Além disso, cada jogador pega dois personagens aleatoriamente. As cartas de personagens indicam quantos Pontos de Vida e se tem alguma habilidade e/ou equipamento inicial.





Na fase do Dia, o deck Principal é distribuído o mais igualmente possível entre os jogadores. Cada um pega as três primeiras e escolhe olhando somente pelo verso da carta (Nota do Sr. Slovic: Isso mesmo, não pode ver a frente antes de decidir com qual vai ficar). Cada carta é uma tarefa (Nota da Sra. Slovic: Para quem conhece RPG, podemos falar que é uma Quest) ou caminho que a dupla decide fazer. Pode ser ir para a floresta pegar madeira, subir uma montanha atrás de pedras, trocar ideias e, quem sabe, inventar algo ou tentar algo potencialmente perigoso, mas que pode render muitos frutos.


Depois que todos escolhem o que vão fazer, as cartas que não foram escolhidas voltam para o topo do deck do jogador. As cartas escolhidas são reveladas ao mesmo tempo. Algumas atividades são simples, só demandam tempo. Outras necessitam de algum tipo de habilidade e/ou instrumento para serem completadas e outras causam dano automaticamente. Quando a carta indica que a tarefa leva algum tempo, isso significa que o jogador tem que descartar algumas cartas do topo de seu deck. (Nota da Sra. Slovic: Isso mostra as oportunidades que foram perdidas na realização da atividade). As que foram descartadas não saem do jogo, mas várias tarefas depois de completadas, sim. Se uma carta de verso vermelho, que indica perigo, for para o descarte deste modo, o jogador tomará Dano e terá que tirar Pontos de Vida de algum personagem seu (Nota do Sr. Slovic: Esperamos que ele não morra, senão…).





- Até agora não vi nada de cooperativo nesse jogo boboca


Boboca? Só falar que o jogo é feio, tchongo mongo e tem cara de pastel. A cooperação entra quando os jogadores decidem se vão realizar suas ações ou ajudarão algum companheiro. Nem sempre o jogador terá tudo o que se necessita para realizar a ação e necessitará de auxílio. As cartas, exceto as cartas com algum perigo (Nota do Sr. Slovic: Situações perigosas podem aparecer em qualquer tipo de carta, não só as de verso vermelho), permitem que o jogador a descarte para somar habilidades/itens com outros jogadores para realizar alguma tarefa difícil. A tribo vê as opções que podem ser feitas e decide em conjunto o que vão fazer para o bem de todos. Aquelas que devem ser feitas, serão. Se não conseguirem, a tribo sofrerá as consequências.







Na verdade as escolha das atividades realizadas é uma ação conjunta de todos os participantes, claro que exceto tarefas que não tem o símbolo de ajuda. Essas o jogador não pode escolher não fazer. Depois que as ações são feitas, os jogadores comprar mais três cartas do topo e o turno recomeça. A fase da noite termina quando os deck dos jogadores acabarem.


- Esse tipo de elefante, onde entra?


Ah, mamute pequenino que queria voar… Sabe o que você virou depois, né? Algumas tarefas quando realizadas permitem colocar um token de mamute na caverna. Não é nada fácil ou trivial. Sempre será uma quest desafiadora. Mas quando a pintura for finalizada é só correr para o abraço.


Na fase da Noite a tribo deve ser alimentada e as missões (Nota da Sra. Slovic: Aquelas escolhidas no início do jogo, lembra?) devem ser cumpridas. Cada membro da tribo que não comer, morrer. As missões indicam qual a penalidade caso não sejam feitas, mas normalmente também é morte. Caso o mamute não tenha sido finalizado e não tenha ocorrido cinco mortes, começa um novo dia.







No geral, Paleo é um ótimo jogo. Mereceu ganhar o Speil 2021 na categoria jogos expert. Os componentes são um show a parte. Tem uma mini prateleira onde ficam os inventos já descobertos e os tokens de equipamentos. O jogo base tem muitas missões, que podem ser misturadas do jeito que o grupo quiser e no manual tem uma sequência que formam uma campanha. Conforme o jogo avança, o grupo pode receber novos membros, que oferecem mais habilidades, deixando as tarefas mais simples porém aumentando o número de bocas para alimentar. O manual não cita, mas Paleo fica muito mais divertido e imersivo se os jogadores narrarem os acontecimentos das cartas (Nota da Sra. Slovic: Como em Gloom e Robin Hood). A narrativa deixa o jogo com outro sabor. Vale a pena experimentar.


E é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário