Powered By Blogger

Logo

Logo

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Mercado de Lisboa

 

Mercado. Local que desde tempos ancestrais está diretamente ligada as cidades, onde se compra e vende os mais diversos produtos, lugar onde dinheiro circula livremente e a lei da oferta e demanda pode ser cuidadosamente observada. Atualmente um espaço de barracas e lojas que vendem de tudo um pouco. Um local para visitar, apreciar e se deliciar com seus cheiros e sabores. Duvida? Então venha experimentar, Mercado de Lisboa Tá na Mesa!





Mercado de Lisboa é um jogo feito por Vital Lacerda e Julián Pombo em 2021. De um a quatro jogadores, com duração média de 30 minutos, em Mercado os jogadores devem abrir novos negócios e atrair consumidores para seus estabelecimentos.


- Jogo nacional não presta.





Engano duplo, Exemplo supremo do complexo de vira-lata. Antes de tudo, jogos nacionais não devem nada aos de fora, temos grandes títulos, principalmente nos últimos anos. E, apesar de parecer traduzido, Marcado de Lisboa é o nome original do jogo. Vital Lacerda, criador de bons jogos como On Mars e Kanban, é português e a maioria de seus jogos tem nomes na língua de Fernando Pessoa, como Vinhos e Lisboa (Nota da Sra. Slovic: Em vez de Wines e Lisbon). Já Pombo é uruguaio e esse é seu primeiro jogo. Mercado, ao contrário dos outros jogos do Mestre Lacerda, é rápido e muito simples de aprender. Em seu turno o jogador pode fazer uma de quatro ações: Construir Barraca, Construir Restaurante, Atrair Clientes ou Pegar uma Moeda (Nota da Sr. Slovic: Uma regra curiosa do jogo diz que se todos os jogadores fizerem a ação de pegar moeda em sequência, o jogo termina na hora).


O Tabuleiros que representa o mercado (Nota da Sra. Slovic: Uma pintura feita por Pedro Soto, que fez até a área do estacionamento e o telhado da entrada tem um efeito 3D) tem uma matriz 5x5 onde serão colocados os tiles de barraca (quadrado) e de restaurante (redondos). Os restaurantes já começam no tabuleiro, mas com a face de desativado. Sempre que um jogador coloca uma barraca no espaço de um restaurante desativado, ele fica com esse tile. As barracas vendem produtos (Tomate, Flores, Peixe ou Carne) e as restaurantes (Pizza, Sushi, Café e Hambúrguer) dão bônus para suas barracas correspondentes, se estiverem ortogonalmente a ela. Um quinto tipo restaurante (cerveja) dá bônus para todas as barracas adjacentes.





Ao colocar uma barraca, o jogador deve pagar uma moeda por barraca que já esteja naquele corredor (Nota do Sr. Slovic: Como cada loja estará na intersecção de corredores, vale aquele que tiver mais lojas. E a barraca que está sendo alocada entra na conta). Ao colocar um restaurante o jogador ganha uma moeda. Vale salientar que ao contrário das barracas, os restaurantes não tem dono.


- Que piada, Até parece que tem Bom Prato em Lisboa!





Você que é uma piada, sem graça. O que queremos dizer é o restaurante sempre dará bônus a todas as barracas correspondentes adjacentes, independente que com o colocou. O Tile de Cliente representa um grupo de pessoas que vão ao mercado querendo comprar produtos específicos. A quantidade de pessoas e os produtos estão descritas nos tiles. Quando um cliente entra no jogo, o tile é colocado na entrada de um dos corredores e dão moedas aos donos das barracas naquele corredor do tipo de produtos que ele quer. Uma moeda por cliente mais uma moeda para cada restaurante correspondente adjacente. Cada corredor pode ter no máximo dois tiles de clientes (Nota da Sra. Slovic: Logicamente um em cada ponta). Se uma barraca é construída em um corredor que já tenha clientes, o jogador primeiro ganha moedas referentes as pessoas e depois paga seu custo.


A partida termina imediatamente quanto houver quatro espaços ou menos no mercado para barracas/restaurantes ou para clientes, por isso é bom ter cuidado na hora de fazer sua ação: pode ser que a partida seja encerrada antes que você tenha se preparado. Quem tiver mais moedas na final, vence o jogo.





No geral Mercado de Lisboa é ótimo. Um jogo do Lacerda que dura menos de uma hora, mas que não fica para trás dos seus grandes e pesados. Claro que não tem a mesma complexidade de um CO2 ou The Gallerist, mas para o tempo que leva, está de bom tamanho (Nota do Casal. Slovic: Até parece que os autores pegaram uma pequena parte de um dos jogos mais complexos do Vital e o transformou em Mercado. Muitos vão dizer que essa parte vem do Lisboa). Alguns vão falar que a matemática para o cálculo das moedas assusta, mas não passa de simples multiplicação, nada que uma calculadora de celular não resolva (Nota do Sr. Slovic: Caso você não seja bom em vezes). Ele tem um modo solo desafiador, com direito a uma campanha. Mercado de Lisboa é uma boa porta de entrada para os jogos do grande Mestre.


E é isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário