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terça-feira, 24 de agosto de 2021

Franchise

 

No começo era um pequeno trailer no fundo de um terreno cheio de mato, quase baldio. Depois conseguimos erguer um telhado e colocar mesas. De dois passamos rapidamente para sete funcionários, abrindo sete dias por semana. Logo o trailer virou uma construção, que aos poucos foi aumentando. Colocamos o trailer em outra parte da cidade e aos pouco tudo aconteceu novamente. O primeiro endereço virou referência gourmet na cidade, o segundo deixamos com um ar mais jovem e mês que vem, vamos abrir o terceiro e quarto, esse último já em outra cidade. Agora nosso planos é criar uma franquia e espalhar pelo Estado. Quem sabe, pelo país! Franchise Tá na Mesa!





Franchise é um jogo de 2018 criado por Chistwart Conrad. De dois a cinco jogadores, com duração média de 60 minutos, em Franchise os jogadores são donos de pequenos negócios tentando abrir filiais por todo país e ser o mais influente entre todos.



- Posso abrir uma franquia da Barraca de Churros da Dona Florinda?





Olha, seu Madruga, poder você até pode. Cada cor é um tipo de franquia: Restaurante, Lavanderia, Oficina… Em termos de regras e mecânicas, elas são idênticas, o que, na verdade, permite você ter a franquia que quiser.





O mapa (Nota do Sr. Slovic: Dos EUA, já que é um jogo americano,  ambientado nos anos de 1960, o auge do American Way) está dividido em regiões, com várias cidade. Há dois tipos de cidade: Pequenas e Metrópoles, que estão ligados por estradas. O jogador pode abrir uma nova loja nas cidades que já tenham pelo menos uma ou construir outra cidade. Para migrar para a nova cidade, ela deve estar conectada a uma em que o jogador já esteja e paga-se um custo, que depende da estrada que liga as duas cidades. No início do turno os jogadores recebem o lucro de suas lojas abertas, tanto em Cidades Pequenas quanto em Metrópoles.


- Cidade, Metrópole, Rotas… Esse jogo me pareceu tão sem sabor.


Nem conhece o jogo e diz isso Já falaram que te falta sal e tompero, pessoa insossa? A vantagem de estar em uma Metrópole é a renda gerada toda rodada, que depende do tamanho do local (Nota do Sr. Slovic: Quanto maior, melhor) e de quantos negócios já existem nela (Nota da Sra. Slovic: Quanto menos, melhor). Essa renda é dividida igualmente, não importa quantas lojas cada jogador tenha na cidade. A vantagem de estar em uma Cidade Pequena é bloquear os avanços dos adversários, já que só pode ter uma loja em cada cidadezinha e não é possível pular cidades quanto se usa as rotas.





Quando alguém consegue a maioria de lojas em uma Metrópole, ele ganha Pontos de Prestígio e a cidade fica fechada para novos empreendimentos. Uma cidade fechada não gera renda. Uma Região com todas as Metrópoles fechadas dá Prestígio aos jogadores. Quem tiver mais lojas, ganha mais. Além disso, quando uma certa quantidade de regiões é pontuada, o jogo termina. Esse número varia conforme a quantidade de jogadores. No fim, quem tiver mais Pontos de Prestígio vence a partida.





No geral, Franchise é um jogo dinâmico e com turnos bem rápidos. Os jogadores têm tokens com habilidades especiais, como fazer uma segunda ação ou conseguir empréstimo, que se não forem usados dão Prestígio no fim, Uma falha do jogo é usar dinheiro de papel em vez de moedas (Nota do Casal Slovic: Não é realmente uma falha, mas dá uma sensação diferente quando o jogo tem moedas, seja de papelão ou metal. Alguns de nosso jogos favoritos usam papel, como Airlines Europa e Ladies & Gentelmen, mas não é a mesma coisa). É gostoso ver sua franquia crescendo, se espalhando por todo o mapa, de Nova York a Los Angeles, mas tome cuidado e não menosprezes as pequenas cidades. Você pode perceber tarde de mais que ficou encurralado e não pode mais se expandir. Franchise é um bom jogo para passar noções de logística e abertura de novos mercados. O vencedor não será necessariamente aquele com mais dinheiro, mas sim quem souber melhor aproveitar as oportunidades.


E é isso!


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