Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Karekare

Em uma ilha distante conhecida como Aotearoa, quatro povos chegaram ao mesmo tempo para colonizá-la: Tangariki, Kutaroa, Maiope e Ronga. A ilha é grande o suficiente para todos, mas somente a tribo com mais Honra pode ser considerada soberana do local. Karekare Tá na Mesa!



Karekare é um jogo criado em 2019 por Gustavo Mariano e Mustsa Corbella. De dois a quatro jogadores, com duração média de 45 minutos, em Karekare os jogadores devem explorar o território da ilha, construir vilas e conseguir o máximo de honra possível

- Achei que era um jogo de comida japonesa! Que decepção.



Como já dizia o sábio cartoon Two Stupid Dogs: “Mas não é uma gracinha? Mas está errado!!”. A ilha em questão é a Nova Zelândia, em pleno século XIII, quando os povos que deram origem a cultura Maori chegaram em Aotearoa (nota da Sra. Slovic: Nome dado a região pelos povos Maori).

O jogo possui poucas regras. Em seu turno o jogador deve colocar uma peça de terreno no tabuleiro, adjacente a outra. São quatro tipos de terrenos: floresta, lago, plantação e planície. Cada peça de terreno que encosta na recém-colocada dá um bônus ao jogador que pode ser Coletar Recursos, Criar Construções (Barco, Vila e Totem de Plantação) ou Receber Pontos de Honra.



- Credo! Não vou jogar isso. Olha só esse tal “totem”, mais parece um…

Sua masculinidade é tão frágil assim para não jogar só por causa disso? Então, tá! O jogador sempre terá duas peças de terrenos em mãos. Ao terminar seu tuno, deve completar a mão, comprando um do mercado (nota da Sr. Slovic: O mercado é comporto por duas peças abertas) ou um da pilha (Nota do Sr. Slovic: Que é fechada). Há três pilhas, cada uma representando uma Era. A quantidade de terrenos em cada uma depende do número de jogadores. No fim de cada Era os Barcos e Vilas são pontuados. Já os Totens, que permitam a produção de Kumura, só no fim da partida.

- Kumura? Você disse que não tinha comida japonesa no jogo! Estão tentando me enganar!

Baka! Só porque tem som que lembra o japonês, não significa que é. Kumara é um tipo de batata-doce típico da Nova Zelândia, cultivado a séculos pelos Maori. Voltando…  No fim do jogo, ainda se pontua pela quantidade de Recursos e quem tiver mais Pontos de Honra é o vencedor.



No geral, Karekare é um bom jogo. É suas regras são simples para explicar para crianças, mas não se deixe enganar pela simplicidade achando que é um jogo bobo Algumas ações que permitam retirar peças do adversário, deixam o jogo bem desafiador (Nota da Sra. Slovic: E pode acabar com algumas amizades). Cada tribo representa um animal tipioco da ilha: Mioas, Kiwi, Pinguim de Fiordland e Kakapo (Nota da Sra. Slovic: sim Kiwi além de ser uma saborosa fruta também é o nome de uma pequena ave) e no fim do manual há uma explicação bem legal sobres os animais. O jogo tem uma boa qualidade. As peças de madeira são bonitas. Karekare não é um jogão, mas vale a pena conhecer.

E é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário