Nascidos na Montanha Branca, dois
rios seguem pelo vale até chegar em nossa cidade. Todo o trecho banhado pelo
Rio Verde e pelo Rio Moreno se tornou fértil. Logo depois que nosso vilarejo
foi fundado, ricos fazendeiros se aproveitaram essa imensidão e começaram a
cultivar milho, trigo e tabaco. Quando as “haciendas” começaram a crescer, a
madeira das florestas do vale foram usadas para criar represas para que algumas
terras se tornassem mais produtivas e outras não. Apesar dos cursos terem se
alterado, a água nunca deixou de chegar nas lagoas da cidade. Os rios sempre
chegam ao povo. Mas uma guerra fria deflagrou-se no pacato vale. Enquanto
capatazes lutavam entre si, os fazendeiros determinavam suas novas jogadas no
sossego de suas Casas Grandes, criando estratégias para lucrar mais e, onde há
dinheiro, há bandidagem. Vagabundos armados se instalaram na Montanha e de
tempos em tempos atacam as “haciendas”, fazendo dos capatazes vítimas. Ao menos
eles não chegam perto da vila. E essa é nossa vida. Dos Rios Tá na Mesa!
Dos Rios é um jogo de Franz-Breno
Delong, criado em 2004. De dois a quatro jogadore4s, com duração média de 60
minutos, em Dos Rios os jogadores são fazendeiros tentando dominar o fértil
vale criado pelos rios Verde e Moreno.
- Como assim já tinha boardgame em
2004? Eu nasci nesse ano!
E com certeza seus pais ainda se
arrependem amargamente disso… Sim, ele é um jogo antigo, mas é bom lembrar que
Catan é de 1995 e Carcassonne de 2000. Bons jogos não têm idade. Dos Rios têm
poucas regras. Em seu turno o jogador pode mover seus meeples (Nota da Sra.
Slovic: Vulgo Capataz) pelo tabuleiro e então construir uma Represa, Casa ou
Hacienda. No fim do turno, uma carta de ação é revelada, a qual o jogador pode
ou não aceitar. Se aceitar, acontece o evento. Entre os eventos temos Colheita
e Ataque. Se não, a carta volta para o fundo do deck e começa a rodada do
próximo jogador. O evento acontece para todos os jogadores, não só para quem
está jogando na vez.
O tabuleiro é modular, o que
significa que cada partida tem uma configuração diferente. Os rios são criados
antes do início da partida (Nota da Sra. Slovic: Eles não estão desenhados nos
terrenos. Cada trecho tem seu próprio tile) e seguem regras de criação, onde a
principal é: o rio sempre corre do terreno mais alto para o mais baixo. Há três
tipos de terreno: Colina, Florestas e Planície. As planícies podem produzir
Trigo, Milho ou Tabaco.
- Então é um mais um outro jogo de
fazendinha?
Sim, algum problema? Se não gosta,
caí fora! Diferente da maioria dos jogos de “fazendinha”, como Agrícola,
Reykholt e La Granja, não há nenhum marcador, meeple ou cubo que representa o
produto. Sempre que algo for colhido, é imediatamente vendido. O jogador só
fica com o dinheiro (Nota do Sr. Slovic: Que, infelizmente para o meu gosto,
são notas de papel. Sim, há ótimos jogos com notas de papel - como um dos meus
favoritos, o Airlines Europe - mas
prefiro moedas).
É basicamente um jogo de Controle
de Área. Em cada terreno, só pode haver um jogador. Se um outro entrar, o que
estava lá é expulso e seu meeple volta para a cidade. Um jogador só pode
expulsar outro se vier de um terreno mais elevado ou se mais de um dos seus
Capatazes entrarem no lugar em disputa no mesmo turno. O jogador pode pagar
para construir uma Casa ou uma Hacienda em um terreno que esteja ocupando. A
única diferença entre as construções é que nenhum jogador pode entrar em um
terreno onde há uma Hacienda de um adversário, mas pode passar por um que tenha
uma casa. Na hora da colheita, o jogador ganha em todos os terrenos que tiverem
Capatazes, Casas ou Haciendas.
Como mencionado, há dois tipos de
Cartas de Ação: Colheita e Ataque. Quando acontece a colheita, todos os
jogadores que tiverem Capatazes, Casas ou Haciendas no tipo de terreno escrito
nas cartas, colhem. Já as Cartas de Ataque, indicam que bandidos estão
saqueando o vale e matando os capatazes. Seguindo o rio descrito na carta, a
partir da montanha, todos os meeples que estiverem nos três primeiros terrenos
são retirados e colocados na cidade. Se um terreno estiver vazio, ele não é
considerado para essa contagem, passando para o próximo. As Haciendas protegem
os trabalhadores, mas as Casas não.
Vence quem primeiro construir todos
os prédios em qualquer terreno ou tiver uma Hacienda e três Casas em terrenos
cortado por um rio. Por isso as Represas são tão importantes. Como elas é
possível alterar o curso dos rios (Nota do Sr. Slovic: Até mesmo fazer os dois
se tornarem um só), deixando o jogador mais perto (Nota da Sr. Slovic: Ou mais
longe da vitória). Para conseguir uma Represa é necessário ter trabalhadores
nas Florestas quando sair uma Carta de Colheita nesse terreno.
No geral, Dos Rios é um jogo
interessante. Tem regras enxutas, mas o final é um tanto anticlimático. Se um
jogador disparar na construção de Casas, será difícil (Nota da Sra. Slovic: Mas
não impossível) de alcançá-lo. Dos Rios é um jogo um tanto desconhecido, por
isso se tiver a oportunidade, jogue-o. Vale a pena conhecer os Dois Rios.
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