Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Planet


E se o mundo estivesse em suas mãos? Você, com o poder de moldá-lo a sua vontade, o que faria? Enormes cadeias de montanhas com picos eternamente cobertos por nuvens? Mares tropicais tão profundos que a luz solar não alcança seu leito? Ou um mosaico de terrenos, texturas e cores sem fim? Você pode isso e muito mais. Planet Tá na Mesa!



Planet é um jogo lançado por Urtis Šulinskas em 2018. De dois a quatro jogadores, com duração média de 30 min. Em Planet, os jogadores devem criar um mundo em 3D.

- Jogo para quatro jogadores? Já não gostei. Sempre me deixam de fora.



Fala sério, vai reclamar disso agora? Sabia que grande parte dos jogos é para 4 jogadores? E pense bem, de quem é a culpa de ninguém querer jogar com você, dos jogos ou exclusivamente sua? Voltando ao assunto, Planet é um jogo bem simples, mas, ao mesmo tempo, pode dar uma leve fritada de cérebro. Além de ser exótico e lindo.

Cada jogador tem um dodecaedro tridimensional (Nota do Sr. Slovic: uma peça de doze lados), que representa um núcleo planetário. Sobre esse núcleo será colocado peças pentagonais (Nota do Sr. Slovic: Tiles com cinco lados), com vários tipos de terrenos (deserto, mares, florestas, geleiras e montanhas). Em cada uma das doze rodadas, um tile será colocado no planeta, conforme a estratégia do jogador. Diferente de jogos como Carcassonne, não há uma regra de vizinhança a ser seguida (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, uma geleira pode ser colocada no meio de um vasto deserto).



- Então posso criar o que eu quiser?

Sim, a criatividade é sua única limitação (Nota do Casal Slovic: Mas sabemos que esse não é seu ponto forte, certo?), mas não seu único guia, se você quiser ter alguma chance de vencer a partida. Como falamos, a partida dura doze rodadas. Em todas, há cinco tiles de terrenos para serem escolhidos. A partir da terceira, entram em cena as Cartas de Animais. Cada uma tem um requisito que está ligado sempre a um tipo de terreno. Normalmente, quem tiver o maior terreno daquele tipo, com uma condição específica que está descrita na carta fica com ela. Por exemplo, quem tiver o maior deserto que esteja ligado a uma floresta. Há algumas cartas que pedem a maior quantidade de um tipo de terreno, em vez de sua extensão. Essas cartas dão pontos no fim do jogo. Se houver empate, a carta será novamente disputada na última rodada. Além disso, no início da partida cada jogador sorteia uma Carta de Terreno, que dá pontos conforme a quantidade daquela paisagem ele tenha em seu planeta no fim do jogo.



Ao fim de doze rodadas, verifica-se a quantidade de pontos ganhos pela Carta de Paisagem e soma-se com o número de Cartas de Animal que o jogador conseguiu (Dica da Sra. Slovic: Cartas que tenham cor diferente da sua Carta de Paisagem valem 1 ponto a mais). Quem tiver mais pontos, vence.



No geral, Planet é um jogo que nos surpreendeu muito. Ao ler as regras, você acha que será um Carcassonne bem simplificado, muito bobinho. E com essa duração, parece que não vai dar nenhuma emoção, mas não se engane! Não é um simples “vou pegar essa peça, colocar em qualquer lugar e ver no que dá”. Como as Cartas de Animais estão abertas, você não pode só pensar na sua jogada atual, mas em como otimizar as futuras. O jogo se torna um quebra-cabeça desafiador. Fora isso, o jogo é de uma beleza e plasticidade ímpares. Como os planetas ficam lindos no decorrer da partida! É interessante ver seu mundo (Nota do Sr. Slovic: E dos adversários também, por que não?) tomarem forma. Planet deixa realmente o mundo em suas mãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário