O que dá para fazem em cinco
minutos? Com certeza você não vê um capítulo da sua série favorita.
Dificilmente vai saborear um bom almoço. Ler um gibizinho, mesmo da Luluzinha,
pode demorar mais que do isso. Nem um bom cochilo no fim da tarde dura mesmo.
Acho que até essa resenha tem mais de cinco minutos… Mas dá para explorar uma
masmorra repleta de perigos e ainda derrotar o chefão final. Quer saber como?
Corra, pois 5-Minute Dungeon Tá na Mesa!
5-Minute Dungeon é um jogo criado
por Connor Reid em 2017. De dois a cinco jogadores, 5-Minutes Dungeon é um jogo
caótico de tempo real onde os jogadores têm exatamente cinco minutos para
vencer todos os desafios de uma mortal dungeon.
- O jogo só dura cinco minutos?
Joguinho rápido não presta.
Engano seu, garoto precoce.
5-Minutes é extremamente divertido e realmente caótico. É um jogo cooperativo
onde os jogadores devem baixar cartas para vencer os desafios que aparecem até
chegar no chefão.
Cada jogador escolhe um, de dez,
personagem. Cada um representa um arquétipo clássico do RPG: guerreiro (Bárbaro
e Gladiador), mago (Feiticeiro e Mago), ladino (Ladrão e Ninja), clérigo
(Paladino e Valkyria), além do arqueiro (Ranger e Caçadora). Cada classe tem um
conjunto próprio de cartas e um poder diferente. Há dois tipos de cartas: Item
(Espada, Escudo, Pergaminho, Flecha e Salto) e Atributo, que são habilidades
que o personagem tem.
Há 5 tipos de cartas de masmorras:
Monstro, Pessoa, Obstáculo, Evento e Mini Boss. Exceto pelo Evento, para
derrota uma carta, os jogadores devem baixar em conjunto cartas com os mesmos
símbolos indicados nela. Por exemplo, se para vencer um Troll é necessário duas
Espadas e um Escudo, a mesa deve baixar duas cartas de espada e uma de escudo.
Não cada jogador, mas sim todos coletivamente. Um pode baixar uma espada e um
escudo e outro, a espada que falta.
- Só isso? Que ridiculamente
simples.
Não fique na bananinha, sem noção.
A graça do jogo é que os jogadores têm um tempo bem limitado para derrotar
muitas cartas. Lembre-se, o jogo dura no máximo 5 minutos e para chegar no
Chefão inicial, são no mínimo 25 cartas de masmorra. Isso com o tempo correndo
um uma música para entrar no clima (Nota da Sra. Slovic: O jogo tem um
aplicativo para contagem do tempo, que tem várias músicas legais). Então,
imagine muitas pessoas falando ao mesmo tempo, com uma música na cabeça e um
narrador (Nota do Sr. Slovic: Sim, há um narrador) dizendo quanto tempo falta.
Não é o melhor ambiente para pensar estrategicamente como vencer o desavio na
sua frente. E é essa a graça do jogo.
Entre as cartas de Habilidades há
as que eliminam um tipo de carta de masmorra automaticamente, que permite pegar
a mão inteira de outro jogador, recomprar cartas do descarte e até parar o
tempo para que o grupo possa conversar (Nota da Sra. Slovic: E principalmente
respirar). Os poderes dos personagens fazer basicamente o mesmo das cartas, mas
para ativá-las é necessário descartas 3 cartas quaisquer: O Paladino derrota um
Monstro, o Ninja derrota um Obstáculo, o Gladiador derrota uma Pessoa, O Mago
para o Tempo, a Caçadora permite que outro jogador compre cartas.
Os jogadores vencem quando o
chefão é derrotado. Se o tempo acabar, as cartas de todos os personagens
acabarem ou ninguém tem as cartas necessárias para derrotar a carta de masmorra
atual, todos perdem.
No geral, 5-Minute Dungeon é um
jogo bem interessante e intenso. Como descrito na caixa é um jogo caótico.
Todos falando ao mesmo tempo, jogando as cartas necessárias para passar pela
porta e muitas outras que não são mais necessárias, mas que já foram usadas e, portanto,
desperdiçadas (Nota do Sr. Slovic: Tem que tomar cuidado, carta jogada na mesa
não pode ser pega de volta. Jogou, usou, dançou). A música do App ajuda a
entrar no clima maníaco que toma conta de todos. As cartas são engraçadas, com
várias referências, tipo Munchkin (Nota da Sra. Slovic: Não perca tempo
tentando ver as piadas no meio da partida. Não dá), mas a partida é bem
diferente. Um outro estilo. Como a partida realmente dura no máximo 5 minutos,
é normal ter uma em seguida da outra. Há cinco chefões, com níveis de dificuldades
crescentes, e o próprio autor recomenda jogar várias partidas seguidas, mudando
o Big Boss (Nota do Sr. Slovic: Algo como passando de fase). Se você gosta de
bagunça e de dar muitas risadas, vai adorar 5-Minute Dungeon. A caixa tem
formato de ampulheta (Nota da Sra. Slovic: Uma ótima sacada!). Se você é um
jogador sério, que gosta de jogos cada decisão deve ser friamente calculada,
talvez uma partida de 5-Minute te faça bem, com uma mudança de paradigma. Ou
não, mas pelo menos você experimentou algo diferente. O tempo está correndo. Rápido!
5...4...3...2...1… Game Over! You lose!
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