Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Dino Race


O vulcão explodiu, agora é sebo nas canelas. A manada estoura.. E agora, quem vai salvar os ovos? Somente os mais corajosos tentar levar os filhotes para a segurança. E como a lava está vindo por esse caminho, é uma verdadeira corrida jurássica. Corra o mais rápido que puder, pois Dino Race Tá na Mesa!



Dino Race é um jogo lançado em 2015 por Roberto Grasso. Para dois a quatro jogadores, com duração média de 15 minutos, em Dino Race os jogadores devem escapar da lava do vulcão chegando na frente dos outros jogadores usando cartas para se movimentar.

- Que jogo mais infantil.



Mas ele é infantil, biduzão! Só que infantil não significa bobo ou idiota. Só que as regras são simples para crianças pequenas. A caixa recomenda a partir dos 6 anos (Nota do Casal Slovic: Cuidado com essa classificação por dois motivos: Primeiro: Ela engana. Segundo: Não ache que criança é um bicho bobinho. Elas podem surpreender vocês).

O tabuleiro modular e composto por vários hexágonos, cada um representado um terreno: Floresta, Deserto, Planície e Pântano. Cada jogador começa com duas simpáticas figuras de dinossauros e cinco cartas na mão. Para movimentar só dinos, deve usar uma carta do tereno que quer entrar ou duas quaisquer. Depois que terminar a jogada, compra mais duas cartas. E só. Quem chegar no último tile de terreno antes, ganha.

- Só isso? Que jogo bobo. Cade a lava e o fogo?



Então, meu caro apressado. Essas são as regras mais básicas. Quando se trata de jogos infantis é comum apresentar regras em camadas (Nota da Sra. Slovic: Saca Sherk?). Primeiro apresenta algumas bem básicas, depois conforme o público vai entendendo, começa a mostrar novas regras, que deixam o jogo mais complexo. Ou você acha que uma criança padrão de seis ou oito anos tem paciência para ouvir todas as regras de uma vez antes de ir para o tablet ou assistir TV? (Nota do Sr. Slovic: Conheço marmanjos que não aguentam a explicação do Dixit ou mesmo Tic-Tac-Toe. Mas também conheci uma menina de sete que sabia todas as regras do Zombicide. Orgulho do titio Slovic!).

Primeira regra nova: Movimento. Ao descartar duas cartas, compra uma nova do deck em vez de mover.

Segunda regra nova: Dado. No fim da rodada, joga-se um dado. Se sair o símbolo de um terreno, todos os jogadores que estiverem nele ganham uma carta. Se sair o símbolo de fogo, o vulcão explode e o terreno mais próximo dele é virado, revelando a lava. Todos os dinossauros que estiverem na lava recebem um marcador de fogo e avançam uma casa.

Terceira regra nova: Marcador de Pontos. O jogo termina quando todos os dinossauros chegarem no fim. Cada vez que um dino chega na linha de chegada, o jogador escolhe um Marcador de Pontos dos que ainda estão disponíveis. Ganha quem tiver mais pontos.

Quarta e quinta regras novas: Ovo e Cartas Especiais. Entra no jogo o marcador de ovo. O jogo termina imediatamente quando o jogador que estiver com o ovo cruzar a linha de chegada com seus dois dinossauros. O jogador que chegar com o ovo, ganha um marcador de pontuação. As Cartas Especiais podem ser usadas no turno do jogador. Há o Coringa, que serve como qualquer terreno. A Cauda, que faz um dinossauro adversário que esteja no mesmo espaço que você volte um terreno. Pegar, te deixa roubar uma carta aleatória de um amiguinho. E por fim, Trombada, que, te deixa pegar o ovo, se estiver no mesmo espaço do jogador que estiver com ele, ou derrubar um rival. Para se levantar, precisa descartas duas cartas.



- Eita, preura! Que complexo!

Não falei? E antes que certo alguém possa reclamar, não, o manual não apresenta as regras desse jeito picotado. Essa foi só uma maneira para demonstrar que com crianças, qualquer jogo pode ser fatiado para uma forma mais simples (Nota da Sra. Slovic: Isso não significa subestimar a inteligência de uma criança. Faça isso e você vai fazer papel de trouxa), já que, além do boardgame, elas tem infinitos estímulos que podem ser bem mais interessantes do que ficar sentado em uma mesa por um longo período (Nota do Casal Slovic: Usamos o Dino Race com nosso vizinho de três anos com regras extremamente simplificadas: era só jogar o dado e mover o dinossauro se o próximo terreno fosse o mesmo do dado. Conseguimos prender a atenção dele por pouco mais de cinco minutos. Novo recorde, segundo os pais).

Existe mais regras de pontuação: Há duas cores nos marcadores de pontuação. Se o jogador tiver duas da mesma cor, ganha três pontos extras. Cada marcador de fogo tira um ponto no fim da corrida. Os marcadores de pontuação podem ser escolhidos, mas o de ovo, não.

No geral, Dino Race é bem divertido, ideal para jogar com a criançada, mas marmanjos e dondocas de qualquer idade podem se divertir. As figuras dos dinos são fofas (Nota do Sr. Slovic: Dá vontade de deixar de enfeite na estante). Não é nenhum jogo digno de Tops-45, mas é bem melhor começar por esse do que com, você sabe… Não vamos criar polêmica, ou a Dona Branca não Sai da Cadeia no Dia do Pagamento em Vladivostok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário