Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Pioneer Days


O Sol é inclemente por estas paisagens. A desolação é quase total. Por dias e dias o normal é encontrar nada além de poeira. As vezes esbarramos com uma outra caravana, com sorte um, riacho que dá para garimpar ou um rancho ou outro onde podemos comprar algo de útil, mas sabemos que no fim do horizonte há uma cidade hospitaleira, pronta para nos receber e comprar nossas mercadorias. Assim é a vida o oeste. Venha, garoto, pois Pioneer Days Tá na Mesa!



Pioneer Days é um jogo lançado em 2017 por Matthew Dunstan e Chris Marling. De dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em Pionner Days os jogadores são pioneiros tentando sobreviver no meio-oeste norte-americano com suas carroças.

- Um jogo de Bang-Bang? Que coisa ultrapassada.



Nem tanto, cara-pálida. Sim, o jogo se passa na época do Velho Oeste, onde havia cowboys corajosos e xerifes destemidos, mas que não aparecem nesse jogo. Aqui é a rota o Oregon, onde caravanas de pioneiros desbravavam áridas paisagem a procura de ouro, gado e novas terras.

O jogo tem duração de quatro rodadas (chamadas de semanas), cada uma dividia em cinco turnos (chamados de dias). No início de cada turno o jogador da vez pega um dado e faz uma ação correspondente a face escolhida. No fim da rodada vai sobrar um dado (Nota da Sra. Slovic: Sempre há um dado a mais que o número de jogadores no começo da semana). Esse dado que ficou determina qual desastre os pioneiros podem sofrer. Mas vamos por parte.



No início da partida os jogadores devem escolher um Personagem. Cada um tem habilidades diferentes e começam com uma quantidade díspar de itens iniciais (Nota do Sr. Slovic: Há também a possibilidade de jogarem com Pioneiros Padrão, que tem todas as mesmas habilidades e os mesmos itens iniciais). Os jogadores também começam com uma carroça, que pode ser grande ou pequena (Nota da Sra. Slovic: Depende do personagem que escolherem). Elas são divididas em quatro e seis compartimentos, que podem levar um token de Equipamento ou de Pepita ou dois de Madeira ou Remédio. Como uma ação livre é possível comprar novos vagões.

Ao pegar um dado, o jogador pode escolher receber dinheiro, pegar uma carta de Cidadão ou fazer a ação que está em sua face. Há cinco ações: Garimpar, Gado, Equipamento, Madeira e Remédio. A sexta face é um Coringa, que permite o jogador escolher qualquer ação. Garimpar permite o jogador sortear um token de Pepita. Os tokens podem de uma a três pepitas A ação de Gado dá ao jogador um meeple de boi (Nota do Sr. Slovic: Ou vaca. Você escolhe. Na verdade, é o mesmo meeple, não tem nenhuma diferença em jogo, mas pode ter para algum jogador). Madeira e Remédio dão, respectivamente, um token de madeira e remédio. E Equipamento permite o jogador escolher um token de equipamento. Há muitos tipos de equipamentos no jogo (Nota da Sra. Slovic: Não vamos detalhar todos aqui). Sempre no começo da semana há um número de equipamentos disponível igual a quantidade de jogadores mais um. Alguns equipamentos só funcionam se o jogador escolher uma determinada face do dado. A face está marcada no token. Esses equipamentos dão uma determinada ação extra, o que dá a oportunidade de fazer alguns combos.



Se o jogador escolher pegar Dinheiro, o valor depende da face, variando de 1 moeda para o Coringa até seis para a face de Remédio. O mesmo ocorre para pegar uma carta de Cidadão. O cidadão escolhido depende do dado. No início da semana entram seis cartas, que só serão repostas na semana seguinte (Nota da Sra. Slovic: Assim como os Equipamentos). Os cidadãos podem dar um benefício imediato ou permanente, e Pontos de Vitória (PVs) no fim do jogo.

Há cinco cores de dados (azul, vermelho, verde, amarelo e preto), que determinam a calamidade que os jogadores podem sofrer. Há um marcador de Calamidade no tabuleiro. A cor do dado que sobra no dia indica qual trilha avança. Sempre que o marcador chega na terceira casa, a fatalidade ocorre. O dado azul representa as Tempestades. Quando ocorre, os jogadores devem descartar uma Madeira por Carroça que possuem. Para cada madeira não paga, uma carroça recebe um marcador de Dano, que diminui sua capacidade de carga em dois (Nota do Sr. Slovic: O que pode ocasionar perda de algum item), além de tirar 2 PVs no fim da partida. O dado verde é o da Doença. Os jogadores devem gastar um token de remédio por Cidadão que possuírem. Cada cidadão que não recebe o remédio, deve ser descartado. O dado amarelo é o da Fome. O jogador deve pagar uma moeda para cada cabeça de Gado que tiver, ou perde o meeple. O dado vermelho é do saque. Os jogadores sofrem uma emboscada de bandidos que levam metade de suas moedas (Nota do Sr. Slovic: Arredondado para cima). Por fim o dado preto faz todas as trilhas andarem. Se por o acaso ocorrer mais de uma Calamidade no fim do dia, há uma ordem em que elas acontecem: primeiro Tempestade, depois Saque, Fome e por fim Doença. No fim da  quarta semana (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, no fim do jogo) todas as fatalidades ocorrem, independentemente de onde o marcador estiver nas trilhas (Nota da Sra. Slovic: Como isso ocorre depois do fim do último dia, os jogadores podem ter o azar de sofrer uma, ou mais, calamidade duas vezes seguidas).



Depois do quinto dia da semana, após determinar se houve alguma Calamidade, os Pioneiros chegam em uma cidade para descansar e poder trocar mercadorias por PVs. No início da semana, duas cartas de cidade são sorteadas, indicando o que cada uma precisa e quanto ganha. Pode ser Gado, Remédio, Madeira, Moedas e/ou Equipamentos. Para ganhar os pontos, os jogadores devem dar exatamente o que cada carta pede, e pode satisfazer a necessidade das duas cidades. Na última semana há três cartas de cidades abertas. No fim de semana os jogadores ganham pontos para cada cabeça de Gado que tiver.

No fim da partida, como já dissemos, ocorre todas as quatro Calamidades. Depois, verifica-se a pontuação dada pelas cartas de Cidadão de cada jogador. Por fim, quem tiver mais PVs, ganha a partida.



No geral, Pioneer Days é um jogo bem interessante. Ele é rápido e sua regra básica (Pegar um dado) é bem simples, mas que pode se desdobrar em uma longa e complexa estratégia de longo prazo, pois não é simplesmente pegar um dado. É importante se prevenir para as Calamidades, e atém tentar manipular qual dado irá sobrar. No total o jogador fará 20 ações (Nota da Sra. Slovic: Cinco por semana), o que pode parecer muito, mas no fim vai se mostrar ser bem apertado. Não dá para fazer tudo, não dá para se precaver de tudo. As Calamidades irão ocorrer, e normalmente elas seguem a Lei de Murphy, acontecendo na pior hora possível. A rejogabilidade de jogo é grande, já que há cinco baralhos de Cidadão e só dois são escolhidos por partida. Além das muitas cartas de cidade, pois só nove entram em jogo. As habilidades dos personagens são bem interessantes e podem conduzir sua estratégia. O jogo é bem legal. Vale a pena conhecer. Vamos vaqueiro. Temos muito chão pela frente. E como diria um famoso xerife: “Tem uma cobra na minha bota”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário