O Sol é inclemente por estas paisagens. A desolação é quase total. Por
dias e dias o normal é encontrar nada além de poeira. As vezes esbarramos com
uma outra caravana, com sorte um, riacho que dá para garimpar ou um rancho ou
outro onde podemos comprar algo de útil, mas sabemos que no fim do horizonte há
uma cidade hospitaleira, pronta para nos receber e comprar nossas mercadorias.
Assim é a vida o oeste. Venha, garoto, pois Pioneer Days Tá na Mesa!
Pioneer Days é um jogo lançado em 2017 por Matthew Dunstan e Chris
Marling. De dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em
Pionner Days os jogadores são pioneiros tentando sobreviver no meio-oeste
norte-americano com suas carroças.
- Um jogo de Bang-Bang? Que coisa ultrapassada.
Nem tanto, cara-pálida. Sim, o jogo se passa na época do Velho Oeste,
onde havia cowboys corajosos e xerifes destemidos, mas que não aparecem nesse
jogo. Aqui é a rota o Oregon, onde caravanas de pioneiros desbravavam áridas
paisagem a procura de ouro, gado e novas terras.
O jogo tem duração de quatro rodadas (chamadas de semanas), cada uma
dividia em cinco turnos (chamados de dias). No início de cada turno o jogador
da vez pega um dado e faz uma ação correspondente a face escolhida. No fim da
rodada vai sobrar um dado (Nota da Sra. Slovic: Sempre há um dado a mais que o
número de jogadores no começo da semana). Esse dado que ficou determina qual
desastre os pioneiros podem sofrer. Mas vamos por parte.
No início da partida os jogadores devem escolher um Personagem. Cada um
tem habilidades diferentes e começam com uma quantidade díspar de itens iniciais
(Nota do Sr. Slovic: Há também a possibilidade de jogarem com Pioneiros Padrão,
que tem todas as mesmas habilidades e os mesmos itens iniciais). Os jogadores
também começam com uma carroça, que pode ser grande ou pequena (Nota da Sra.
Slovic: Depende do personagem que escolherem). Elas são divididas em quatro e
seis compartimentos, que podem levar um token de Equipamento ou de Pepita ou
dois de Madeira ou Remédio. Como uma ação livre é possível comprar novos
vagões.
Ao pegar um dado, o jogador pode escolher receber dinheiro, pegar uma
carta de Cidadão ou fazer a ação que está em sua face. Há cinco ações:
Garimpar, Gado, Equipamento, Madeira e Remédio. A sexta face é um Coringa, que
permite o jogador escolher qualquer ação. Garimpar permite o jogador sortear um
token de Pepita. Os tokens podem de uma a três pepitas A ação de Gado dá ao
jogador um meeple de boi (Nota do Sr. Slovic: Ou vaca. Você escolhe. Na
verdade, é o mesmo meeple, não tem nenhuma diferença em jogo, mas pode ter para
algum jogador). Madeira e Remédio dão, respectivamente, um token de madeira e
remédio. E Equipamento permite o jogador escolher um token de equipamento. Há
muitos tipos de equipamentos no jogo (Nota da Sra. Slovic: Não vamos detalhar
todos aqui). Sempre no começo da semana há um número de equipamentos disponível
igual a quantidade de jogadores mais um. Alguns equipamentos só funcionam se o
jogador escolher uma determinada face do dado. A face está marcada no token.
Esses equipamentos dão uma determinada ação extra, o que dá a oportunidade de
fazer alguns combos.
Se o jogador escolher pegar Dinheiro, o valor depende da face, variando
de 1 moeda para o Coringa até seis para a face de Remédio. O mesmo ocorre para
pegar uma carta de Cidadão. O cidadão escolhido depende do dado. No início da
semana entram seis cartas, que só serão repostas na semana seguinte (Nota da
Sra. Slovic: Assim como os Equipamentos). Os cidadãos podem dar um benefício
imediato ou permanente, e Pontos de Vitória (PVs) no fim do jogo.
Há cinco cores de dados (azul, vermelho, verde, amarelo e preto), que
determinam a calamidade que os jogadores podem sofrer. Há um marcador de
Calamidade no tabuleiro. A cor do dado que sobra no dia indica qual trilha
avança. Sempre que o marcador chega na terceira casa, a fatalidade ocorre. O
dado azul representa as Tempestades. Quando ocorre, os jogadores devem
descartar uma Madeira por Carroça que possuem. Para cada madeira não paga, uma
carroça recebe um marcador de Dano, que diminui sua capacidade de carga em dois
(Nota do Sr. Slovic: O que pode ocasionar perda de algum item), além de tirar 2
PVs no fim da partida. O dado verde é o da Doença. Os jogadores devem gastar um
token de remédio por Cidadão que possuírem. Cada cidadão que não recebe o
remédio, deve ser descartado. O dado amarelo é o da Fome. O jogador deve pagar
uma moeda para cada cabeça de Gado que tiver, ou perde o meeple. O dado
vermelho é do saque. Os jogadores sofrem uma emboscada de bandidos que levam
metade de suas moedas (Nota do Sr. Slovic: Arredondado para cima). Por fim o
dado preto faz todas as trilhas andarem. Se por o acaso ocorrer mais de uma
Calamidade no fim do dia, há uma ordem em que elas acontecem: primeiro
Tempestade, depois Saque, Fome e por fim Doença. No fim da quarta semana (Nota da Sra. Slovic: Ou seja,
no fim do jogo) todas as fatalidades ocorrem, independentemente de onde o
marcador estiver nas trilhas (Nota da Sra. Slovic: Como isso ocorre depois do
fim do último dia, os jogadores podem ter o azar de sofrer uma, ou mais,
calamidade duas vezes seguidas).
Depois do quinto dia da semana, após determinar se houve alguma
Calamidade, os Pioneiros chegam em uma cidade para descansar e poder trocar
mercadorias por PVs. No início da semana, duas cartas de cidade são sorteadas,
indicando o que cada uma precisa e quanto ganha. Pode ser Gado, Remédio,
Madeira, Moedas e/ou Equipamentos. Para ganhar os pontos, os jogadores devem
dar exatamente o que cada carta pede, e pode satisfazer a necessidade das duas
cidades. Na última semana há três cartas de cidades abertas. No fim de semana
os jogadores ganham pontos para cada cabeça de Gado que tiver.
No fim da partida, como já dissemos, ocorre todas as quatro Calamidades.
Depois, verifica-se a pontuação dada pelas cartas de Cidadão de cada jogador.
Por fim, quem tiver mais PVs, ganha a partida.
No geral, Pioneer Days é um jogo bem interessante. Ele é rápido e sua
regra básica (Pegar um dado) é bem simples, mas que pode se desdobrar em uma
longa e complexa estratégia de longo prazo, pois não é simplesmente pegar um
dado. É importante se prevenir para as Calamidades, e atém tentar manipular
qual dado irá sobrar. No total o jogador fará 20 ações (Nota da Sra. Slovic:
Cinco por semana), o que pode parecer muito, mas no fim vai se mostrar ser bem
apertado. Não dá para fazer tudo, não dá para se precaver de tudo. As
Calamidades irão ocorrer, e normalmente elas seguem a Lei de Murphy,
acontecendo na pior hora possível. A rejogabilidade de jogo é grande, já que há
cinco baralhos de Cidadão e só dois são escolhidos por partida. Além das muitas
cartas de cidade, pois só nove entram em jogo. As habilidades dos personagens
são bem interessantes e podem conduzir sua estratégia. O jogo é bem legal. Vale
a pena conhecer. Vamos vaqueiro. Temos muito chão pela frente. E como diria um
famoso xerife: “Tem uma cobra na minha bota”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário