Legacy: The Testamentet of Duke de Crecy é um jogo de 2013 criado por
Michiel Justin Elliott Hendricks. De um a quatro jogadores, com duração média
de 60 minutos, em Legacy os jogadores são chefes de uma família aristocrata
buscando aumentar o prestígio de seu sobrenome.
- Legacy não é aquele jogo idiota que temos que picotar todas as cartas?
É mais fácil rasgar dinheiro de uma vez.
Então, caro louco de pedra, há alguns jogos tipo Legacy que fazem isso,
mas não é o caso desse. Legacy é um jogo bem interessante onde moldamos o
destino de nossa família a partir de casamentos arranjados, buscando novas
amizades que serão usadas em momentos oportunos, tudo em nome do Prestígio
familiar, criando, com cartas, sua árvore genealógica. O jogo tem dois decks
(Nota do Sr. Slovic: É bom frisar novamente que eles não devem ser rasgados ou
rabiscados, ao contrário de outros jogos Legacy) de Personagens: Familiares e
Amigos. O primeiro deck é a descendência direta da família, enquanto o segundo
representa amigos e cônjuges.
As regras são bem simples. O jogo é dividido em turnos, rodadas e
gerações. Em seu turno, o jogador deve usar um de seus tokens de ação. Alguns
têm cores que só permitem fazer ações específicas. Há ações no Tabuleiro
Principal, que somente um jogador pode usar por rodada, e no Tabuleiro
Individual do jogador, que podem ser usadas mais vezes. Quando todos os tokens
do jogador foram usados (Nota da Sra. Slovic: Os tokens coloridos podem ser
guardados para serem usados em outras rodadas), acaba a rodada, onde os
jogadores recebem dinheiro conforme sua Renda. Quando um determinado número de
rodadas é jogada, começa uma nova Geração e os jogadores recebem PPs, conforme
seu Nível de Prestígio (NdP).
A geração é um aspecto importante no jogo. Todas as ações são feitas com
os parentes das gerações ativas, exceto a ação de Arranjar Casamento, que pode
ser realizada com as crianças. Cada jogador começa com uma carta de Chefe da
Família, que determina sua Renda inicial e quantas Cartas de Amigos tem na mão.
Essa é a primeira geração. Sempre que alguém se casa, imediatamente tem um
filho (Nota da Sra. Slovic: Crianças tem casamento arranjado, mas que só se
concretiza quando viram adultas). A criança é sorteada no Deck familiar,
podendo sair Menino, Menina ou dificuldades no parto, quando o jogador tem que
escolher quem vive entre o rebento e a mãe (Nota do Sr. Slovic: Sim, isso é
cruel). Algumas cartas de Família têm características especiais, que podem se
manifestar na infância ou na fase adulta. Quando começa uma nova Geração, as
crianças crescem (Nota da Sra. Slovic: Em termos de jogo, a carta é virada) e
nenhuma ação pode ser usada com a geração anterior. Quando o jogo termina, a
quarta Geração (Nota do Sr. Slovic: Ou seja, os bisnetos do Chefe da Família)
estarão na infância.
Os jogadores começam a partida com uma carta de Patrono, que é uma
figura importante que dita os caminhos a serem seguidos, dando Pontos de
Prestígio (PPs) se o jogador cumprir suas exigências. Esses objetivos se
referem a terceira e quarta geração da família. Há a possibilidade de comprar
Cartas de Objetivos, que podem ser cumpridos em qualquer geração. Outras ações
possíveis são Criar um Empreendimento (Aumenta a Renda), comprar uma Mansão
(Aumentas o Nível de Prestígio), Comprar um Título e Ajudar a Comunidade (as
últimas duas podem aumentar tanto a Renda quanto das PPs). Além desses há
também Pedir Empréstimo aos Amigos e Comprar Cartas de Amigos (Nota da Sra.
Slovic: Sim, você literalmente comprar amigos nesse jogo).
Quando o jogador faz a ação de Casamento, ele deve usar uma Carta de
Amigo da sua mão para ser o cônjuge. As cartas de amigo têm um valor de Dote
(que pode ser positivo ou negativo), nacionalidade e profissão da pessoa
(importante para os objetivos e para o Patrono). Ao entrar oficialmente na
família, o cônjuge pode aumentar ou diminuir a Renda e/ou o NdP, além de dar um
benefício imediato (como por exemplo, uma moeda por alemão que já estiver na
família) ou permanente (ganhar um PP sempre que comprar uma Mansão).
Além da criança que nasce junto do casamento, há uma ação para ter mais
filhos. Cada casal só pode ter no máximo três filhos, exceto no caso de gêmeos.
Há uma Ação para escolher o sexo do infante. Cada criança dá 1 PP no fim da
geração. No caso do jogador terminar uma geração sem nenhuma criança, ele é
eliminado do jogo (Nota da Sra. Slovic: Sem crianças, não há como continuar o
legado da família).
Na primeira Geração há três rodadas. A segunda um pouquinho a mais e na
terceira (nota do Sr. Slovic: E última) tem mais que a anterior. No fim,
contabiliza-se os pontos dados pelo Patrono e quem tiver mais Prestígio, vence
a partida.
No geral, Legacy: The Testamentet of Duke de Crecy é um jogo bem divertido. É bem
interessante ver a Árvore Genealógica surgindo, com os novos membros entrando
na família, criando uma histórica única. A arte não é nada primorosa, mas nada
que atrapalhe a partida. Como algumas ações importantes só podem ser feitas uma
vez por rodada e só por um único jogador, então o planejamento do que e quando
fazer é muito importante. Saber selecionar bem os amigos faz parte do jogo. As
vezes uma geração pode ter somente meninas e você não tem nenhum amigo homem na
mão para realizar um casamento (Nota do Casal Slovic: Casamentos homoafetivos
não fazem parte das regras). Pode ser que você até tenha um bom partido, mas
não o dinheiro para o dote, e, com o fim da geração, o que é mais importante,
aumentar a família ou fazer um bom matrimônio? Dilemas e mais dilemas… Legacy é
um jogo diferente. Apesar de não estar na regra, dá para fazer um Storyteller
com ele, contado a história da família. E falando nisso: “Família, família...
Papai, mamãe, titia. Família, família… Almoça junto todo dia, nunca perde essa
mania”.
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