Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 11 de maio de 2019

Kingdomino


Um ínfimo reino, governado por um minúsculo rei, lar de pessoas pequenas, que abrange uma mediana quantidade de paisagens, criado por grandes construtores, com potencial de trazer uma gigantesca alegria a quem conhece e que você terá a monumental oportunidade de conhecer agora. Kingdomino Tá na Mesa!



Kingdomino é um jogo em 2016 por Bruno Cathala. De Dois a quatro jogadores, com duração média de 15 minutos em Kingdomino você deve criar o mais vasto e diversificado reino possível, com poucos recursos.

- Joguinhos rápidos assim são uma droga. Prefiro jogar dominó com meu avô. #Partiu!



Então fique, caro infante, pois o jogo tem esse nome por ter algumas semelhanças com o dominó. Kingdomino tem regras bem simples. A cada turno os jogadores devem escolher uma das peças de terreno disponíveis (Nota do Sr. Slovic: Para dois e quatro jogadores, sempre haverá quatro peças. Para três, serão três peças. Com dois jogadores, cada um compra duas peças) e colocá-las para seu reino. Há vários tipos de terrenos: campos, florestas, montanhas, oceanos… As peças têm o mesmo formado que as de dominó, com dois terrenos em cada, que podem ser idênticos ou não. Ao encaixar uma peça, o jogador deve obedecer duas regras: O tamanho máximo do reino é de 5x5 e um dos tipos de terrenos deve estar do lado a um já existente, ou seja: Deserto com deserto, fazenda com fazenda…

 Todos começam com uma peça única onde está o castelo. Ela é considerada como um coringa, então a regra de terreno não se aplica ao castelo. O castelo pode ficar no centro do reino, mas não é obrigatório.



- Certo, só posso colocar pântano com pântano. Isso eu entendi. Mas e esse negócio de 5x5. Só posso comprar 25 peças?

Não é bem isso, sábio neófito. Isso significa que o reino vai ficar no formato de um quadrado e que cada lado tem, no máximo, cinco terrenos. Falando de outro modo, nenhuma fileira do reino pode ter seis ou mais terrenos lado a lado. Claro que ao colocar as peças, pode ser que fique um buraco no reino. Isso é permitido, mas pode custar Pontos de Vitória no fim da partida.

Depois que todas as peças são colocadas (Nota da Sra. Slovic: A quantidade de peças disponíveis para compra durante a partida usadas depende do número de jogadores), faz a pontuação final. Cada tipo de terreno pontua igual ao seu tamanho vezes o número de coroas que existe nele. Se há dois ou mais terrenos do mesmo tipo que não estão adjacentes, cada um pontua sozinho. No fim, quem tiver mais pontos, vence.



No geral, Kingdomino é um jogo bem simples e divertido. Ganhou vários prêmios importantes, inclusive o Speil der Jahres e o Prêmio Ludopedia de Jogo Família, ambos em 2017. Ele agrada a (quase) todos os públicos, inclusive recomendamos para jogar com as crianças, já quem envolve noções espaciais e matemática de forma lúdica. Há algumas regras variantes, para deixar o jogo mais desafiador, como dar pontos ao jogador que conseguiu deixar seu castelo no centro do reino ou não deixar nenhum espaço vazio no reino (Nota da Sra. Slovic: Pode não parecer, mas não é tão trivial assim). Também dá para criar um reino 7x7. Em Kingdomino a diversão é inversamente proporcional ao tamanho do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário