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sexta-feira, 10 de maio de 2019

Haspelknecht


Nos primórdios da Revolução Industrial, o mundo era movido a carvão. Antes encontrado na superfície, as reservas acabaram rapidamente. Então começou-se a cavar e as minas começaram a ficar cada vez mais fundas e perigosas e o carvão de qualidade começou a valer mais que ouro. Alguns souberam lucrar com uma demanda cada vez mais crescente das fábricas Haspelknecht Tá na Mesa!





Haspelknecht é um jogo de 2015 criado por Thomas Spitzer. De dois a quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, em Haspelknecht os jogadores devem minerar carvão ao mesmo tempo que tentam aprimorar sua capacidade produtiva.

- Que tipo de nome é esse?



Como você não sabe? Mas esse relapso intelectual isso não impede de apreciar esse belo jogo. Haspelknecht dura três rodadas (Nota da Sra. Slovic: Chamado de ano), que é dividida em quatro fases (Nota do Sr. Slovic: Chamado de estação). Nas três primeiras os jogadores (primavera, verão e outono) fazem suas ações e na última (inverno) acontece a pontuação. Cada jogador tem seu próprio tabuleiro, representando sua fazenda. No início há três trabalhadores disponíveis para as ações (Capataz, Ajudante e Mineiro) e conforme o joga avança outros Mineiros podem entrar.

Haspelknecht tem um sistema interessante para determinar quais ações os jogadores podem fazer. No início de cada estação é criado pilhas com seis discos cada, uma por jogador. Alternadamente os jogadores pegam todos os discos da mesma cor (no máximo cinco) de uma das pilhas. Quem ficou com menos de cinco, pode fazer uma comprar até completar o máximo. São três cores (amarelo, preto e marrom), cada uma associada a um recurso (comida, carvão e madeira). Depois os jogadores alocam em seus trabalhadores. Todos os trabalhadores só podem fazer um tipo de tarefa por estação. As tarefas são: Minerar Carvão, Recolher Água, Produzir Comida, Cortar Madeira e Desenvolver tecnologia.



- Recolher água? Porque, chove no jogo?

Na verdade, sim. Um carvão de boa qualidade não pode ser minerado em locais molhados e isso foi colocado no jogo. Há marcadores de água e dependendo da quantidade, não possível fazer a ação de Minerar. Sempre no início da Primavera e do Outono, cada jogador recebe um marcador de água. E há outras ações que fazem surgir mais chuvas.

Os Mineiros são trabalhadores especializados e não cortam madeira ou produzem comida, mas pode-se usar Dinheiro ou Comida com eles como se fosse um disco preto. Com o disco preto é possível tanto minerar quanto recolher água. Já o Capataz é o único que pode Desenvolver Tecnologia (Nota da Sra. Slovic: Não é bem assim. Existe uma tecnologia que transforma o Ajudante em um segundo Capataz, mas dependendo do número de jogadores, nem todas as tecnologias estão disponíveis). No início do jogo é criada uma Árvore Tecnológica. Para adquirir a tecnologia o jogador deve colocar no Capataz os discos indicados nela. Não há custo para desenvolver as de primeiro nível, mas há para fazer uma que não esteja ortogonal a uma já criada pelo jogador. As tecnologias são diversas, desde sistemas contra inundação até novos depósitos de materiais. As do quarto nível dão Pontos de Vitória (PVs) no fim da partida.

Cada tabuleiro do jogador começa com dezoito cubos de carvão, sendo que sete ficam na superfície e os outros no subterrâneo. No início só dá para minerar os que estão no solo. Quando o jogador exaurir a mina superficial, começa a escavar a profunda e ganha um novo Mineiro, especializado em operar o Elevador. Quando o carvão estava na superfície, assim que fosse escavado, ia direto para o armazém. Porém na mina, primeira é necessário subi-lo pelo elevador, deixando a operação mais complexa.

A madeira é necessária para escorar as minas e, se o jogador conseguir desenvolver a Carvoaria, se transforma em carvão. E a comida e o dinheiro, além de servirem de discos de ação para os mineiros, são usadas par pagar taxas.



Em cada inverno ocorre a pontuação e a cobrança de taxas. Os jogadores recebem pontos pela quantidade de carvão extraído naquele ano. As taxas variam de ano a ano, mas são sempre crescentes. Se não puder pagar, pega um marcador de Dívida, que desconta pontos no fim do jogo. No fim da rodada o jogador pode escolher um recurso para guardar para o próximo ano (Nota do Sr. Slovic: Não é um tipo de recurso. É um único e solitário, mesmo). Se escolher guardar madeira, ganha 1 PV. Se tiver desenvolvido um segundo armazém, pode guardar mais um recurso. No fim do terceiro ano, conta-se a pontuação de algumas tecnologias. Vence quem tiver mais PVs no fim de três anos.

No geral, Haspelknecht é um jogo bem interessante. É um típico jogo de cobertor curto, tipo Agrícola e Reykholt. Você não vai fazer tudo que quer. Na realidade, não vai fazer tudo que precisa. Se você não curte achando que é uma agonia, não tente esse. Mas se é fã do estilo Uwe de jogar, esse é um prato feito. E para quem curte um churrasquinho no fim de semana, achava simples ir em um mercado e comprar sacos de carvão, é interessante conhecer o princípio do processo da mineração.



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