Nos primórdios da Revolução Industrial, o mundo era movido a carvão.
Antes encontrado na superfície, as reservas acabaram rapidamente. Então
começou-se a cavar e as minas começaram a ficar cada vez mais fundas e
perigosas e o carvão de qualidade começou a valer mais que ouro. Alguns
souberam lucrar com uma demanda cada vez mais crescente das fábricas
Haspelknecht Tá na Mesa!
Haspelknecht é um jogo de 2015 criado por Thomas Spitzer. De dois a
quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, em Haspelknecht os jogadores
devem minerar carvão ao mesmo tempo que tentam aprimorar sua capacidade
produtiva.
- Que tipo de nome é esse?
Como você não sabe? Mas esse relapso intelectual isso não impede de apreciar esse belo jogo. Haspelknecht dura três rodadas
(Nota da Sra. Slovic: Chamado de ano), que é dividida em quatro fases (Nota do
Sr. Slovic: Chamado de estação). Nas três primeiras os jogadores (primavera,
verão e outono) fazem suas ações e na última (inverno) acontece a pontuação.
Cada jogador tem seu próprio tabuleiro, representando sua fazenda. No início há
três trabalhadores disponíveis para as ações (Capataz, Ajudante e Mineiro) e
conforme o joga avança outros Mineiros podem entrar.
Haspelknecht tem um sistema interessante para determinar quais ações os
jogadores podem fazer. No início de cada estação é criado pilhas com seis
discos cada, uma por jogador. Alternadamente os jogadores pegam todos os discos
da mesma cor (no máximo cinco) de uma das pilhas. Quem ficou com menos de
cinco, pode fazer uma comprar até completar o máximo. São três cores (amarelo,
preto e marrom), cada uma associada a um recurso (comida, carvão e madeira).
Depois os jogadores alocam em seus trabalhadores. Todos os trabalhadores só podem
fazer um tipo de tarefa por estação. As tarefas são: Minerar Carvão, Recolher
Água, Produzir Comida, Cortar Madeira e Desenvolver tecnologia.
- Recolher água? Porque, chove no jogo?
Na verdade, sim. Um carvão de boa qualidade não pode ser minerado em locais
molhados e isso foi colocado no jogo. Há marcadores de água e dependendo da
quantidade, não possível fazer a ação de Minerar. Sempre no início da Primavera
e do Outono, cada jogador recebe um marcador de água. E há outras ações que
fazem surgir mais chuvas.
Os Mineiros são trabalhadores especializados e não cortam madeira ou
produzem comida, mas pode-se usar Dinheiro ou Comida com eles como se fosse um
disco preto. Com o disco preto é possível tanto minerar quanto recolher água.
Já o Capataz é o único que pode Desenvolver Tecnologia (Nota da Sra. Slovic:
Não é bem assim. Existe uma tecnologia que transforma o Ajudante em um segundo
Capataz, mas dependendo do número de jogadores, nem todas as tecnologias estão
disponíveis). No início do jogo é criada uma Árvore Tecnológica. Para adquirir
a tecnologia o jogador deve colocar no Capataz os discos indicados nela. Não há
custo para desenvolver as de primeiro nível, mas há para fazer uma que não
esteja ortogonal a uma já criada pelo jogador. As tecnologias são diversas,
desde sistemas contra inundação até novos depósitos de materiais. As do quarto
nível dão Pontos de Vitória (PVs) no fim da partida.
Cada tabuleiro do jogador começa com dezoito cubos de carvão, sendo que
sete ficam na superfície e os outros no subterrâneo. No início só dá para
minerar os que estão no solo. Quando o jogador exaurir a mina superficial,
começa a escavar a profunda e ganha um novo Mineiro, especializado em operar o
Elevador. Quando o carvão estava na superfície, assim que fosse escavado, ia
direto para o armazém. Porém na mina, primeira é necessário subi-lo pelo
elevador, deixando a operação mais complexa.
A madeira é necessária para escorar as minas e, se o jogador conseguir
desenvolver a Carvoaria, se transforma em carvão. E a comida e o dinheiro, além
de servirem de discos de ação para os mineiros, são usadas par pagar taxas.
Em cada inverno ocorre a pontuação e a cobrança de taxas. Os jogadores
recebem pontos pela quantidade de carvão extraído naquele ano. As taxas variam
de ano a ano, mas são sempre crescentes. Se não puder pagar, pega um marcador
de Dívida, que desconta pontos no fim do jogo. No fim da rodada o jogador pode
escolher um recurso para guardar para o próximo ano (Nota do Sr. Slovic: Não é
um tipo de recurso. É um único e solitário, mesmo). Se escolher guardar
madeira, ganha 1 PV. Se tiver desenvolvido um segundo armazém, pode guardar
mais um recurso. No fim do terceiro ano, conta-se a pontuação de algumas
tecnologias. Vence quem tiver mais PVs no fim de três anos.
No geral, Haspelknecht é um jogo bem interessante. É um típico jogo de
cobertor curto, tipo Agrícola e Reykholt. Você não vai fazer tudo que quer. Na
realidade, não vai fazer tudo que precisa. Se você não curte achando que é uma
agonia, não tente esse. Mas se é fã do estilo Uwe de jogar, esse é um prato
feito. E para quem curte um churrasquinho no fim de semana, achava simples ir
em um mercado e comprar sacos de carvão, é interessante conhecer o princípio do
processo da mineração.
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