Powered By Blogger

Logo

Logo

domingo, 12 de maio de 2019

Grasse


Desde os verdejantes campos de onde vinham as mais delicadas essências até as indústrias de produtos como diluentes e corantes, passando pelas vendas e o pessoal do porto, toda a região vivia da produção dos mais finos perfumes, cobiçados pelo mundo inteiro. Por todas as ruas era possível sentir as fragrâncias vindas das fábricas. Não havia ninguém que, ao menos indiretamente, não estava envolvido nessa cadeia produtiva, sendo que os mais importantes eram os Mestres Perfumistas, pessoas capazes de criar essas belas obras de artes em formato de perfume. Grasse – Mestres Perfumistas Tá na Mesa!



Grasse – Mestres Perfumistas é um jogo criado por Bianca Melyna e Moisés Pacheco em 2018. De dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em Grasse os jogadores são produtores de perfume.

- Eca, um jogo sobre perfume.



Vai dar uma de Cascão, agora? Realmente Grasse tem um tema não tão usual, mas é muito bem construído. Durante quatro rodadas os jogadores devem alocar seus trabalhadores em vários locais da cidade de Grasse (Nota da Sra. Slovic: Fica no sul da França, é considerada a capital mundial do perfume Sua primeira fábrica é do século XIX) para conseguir a matéria-prima necessária para fabricar perfumes e depois vendê-los. Depois de fazer a ação, os jogadores devem movem seu Coletor pelo campo para conseguir Essências e Bases.



No início da partida doze locais estão disponíveis e a cada turno mais um é aberto. Desses, oito são fixos e os outros são sorteados, o que torna cada partida diferente. Para se fazer um perfume é necessário ter as quatro matérias-primas bases (água, álcool, diluente e fixador) e uma essência (nota do Sr. Slovic: Há um tipo especial de perfume que precisa de duas essências diferente para ser fabricado) e alocar seu trabalhador em uma fábrica específica. Há três fábricas no jogo e cada uma pode produzir dois tipos de perfume, que são sorteados no início da partida.

- E vence quem faz mais perfume? Que original!



Na realidade, não, “jênio”! Vence quem conseguir mais Pontos no fim do jogo e há muitas formas de se pontuar. Ao término da partida verifica-se quatro categorias: quem vendeu mais, quem produziu mais perfumes de tipos diferentes, quem produziu mais do mesmo tipo e quem tem terminou com mais perfumes em estoque (Nota da Sra. Slovic: Perfume fabricado que não foi vendido). Em quem foi melhor em cada categoria, ganha mais pontos. O interessante que cada categoria ponta diferente e essa pontuação é sorteada no início do jogo. Então você sabe o que deve fazer para ganhar mais ponto, mas a cada partida isso será diferente. A cada jogo é necessário mudar a estratégia.



No geral, Grasse é um jogo fantástico. Uma produção genuinamente brasileira que não deve nada aos gringos. A arte e os componentes são lindos. Os marcadores de perfume são um show a parte. As regras são simples, mas o jogo é bem estratégico. A cada rodada entram cartas de perfume da moda, que dão mais pontos do serem feitos e mais dinheiro ao quando vendidos. O dinheiro, que é um tanto escasso, principalmente no início da partida, é necessário para fazer ações em locais que já tenham outros trabalhadores, mesmo que sejam seus. É possível comprar cartas que facilitam a produção ou dão mais pontos ao criar um perfume específico. O fator modular do jogo é uma ótima sacada. Cada jogo será bem diferente do outro, fazendo que o jogador pense de maneira diversa. Não há uma única estratégia vencedora. Não por acaso, ele está recebendo várias premiações. Parabéns a todos os envolvidos. Ou em bom francês: “Magnifique! Ce jeu de société est une chef d'oeuvre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário