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sábado, 2 de fevereiro de 2019

Newton Tá na mesa!

Na Europa do século  XVI houve uma explosão de conhecimento científico que poucas vezes foi vista pela humanidade. Grandes mentes começaram a estudar as mais variadas ciências. A troca de cartas entre os cientistas proporcionou um intenso comércio de idéias novas e inspirações para problemas antigos. Muito foi produzido em pouco tempo. Por isso não há pausas para descansos. Venhas que Newton já Tá na Mesa!


Newton é um jogo lançado em 2018 por Simone Luciani e Nestore Mangone. De um a quatro jogadores, com duração média de 60 min, nele os jogadores são jovens cientistas buscando conhecimento para ter seu nome junto com os Grandes Mestres.

- Já ouvi falar desse jogo. Dizem ser só mais um jogo genérico com cubinhos e pontinhos, nada de mais.

Ledo engano, Stipes! Newton é um bom jogo, com mecânicas conhecidas apresentadas de uma maneira interessante. O jogo é conduzido por cartas, que indicam a ação que será feita. São cinco ações básicas: Viagem, Trabalho, Tecnologia, Estudo e Aula. Há dois Tabuleiros Centrais; Um representa a Europa e o outro é a Árvore Tecnológica. Exite um Tabuleiro Individual para cada jogador, representando sua Biblioteca e sua Escrivaninha.


Um conceito importante no jogo é a Força da Ação. Quando alguém usa uma carta de ação, deve-se ver quantos símbolos iguais há em seu Tabuleiro Individual. Essa quantidade indica a intensidade da ação. Exemplo: Um símbolo de Viagem permite que o jogador ande um espaço no mapa. Se já há três desses símbolos, ele poderia andar até quatro espaços.

Como falamos, a ação de Viagem faz o jogador movimentar seus meeple pelo mapa da Europa. conhecendo novas Universidade, aprendendo novas Tecnologias ou visitando locais místicos (Nota da Sra. Slovic: Apesar de atualmente ciência e miticismo não andarem bem lado a lado, naquela época não havia muita diferença entre os dois. Isaac Newton estudou alquimia). Quando o movimento termina em uma Cidade, o jogador coloca um cubo de sua cor no local, sendo que algumas dão bônus e uma dá pontuação no termino da partida. Certos trajetos tem custo em moedas.


A ação de Tecnologia permite o jogador avançar pela Árvore Tecnológica (Nota do Sr. Slovic: \uma bela sacada). Todos começam com um peão na raiz, mas outros podem entrar. Cada simbolo permite que o jogador avance um espaço pelos galhos da Árvore (Nota da Sra. Slovic: Mas nunca voltar). 

Com Trabalho o jogador ganha dinheiro conforme avança na trilha. Assim como nas outras ações, cada símbolo faz o jogador avançar um espaço. Há casa de bônus no meio do trajeto e uma de pontuação de fim de jogo no termino do caminho.

Com Aula o jogador pega novas cartas de ação, quase sempre melhores que as iniciais. Já com Estudo, o jogador pode colocar u tile em sua biblioteca. Cada espaço tem um requisito para ser preenchido, que pode ser um marcador no mapa ou certas cartas já baixadas na escrivaninha. \cada linha e coluna completa dá bônus no fim da rodada.


Por fim, há a acarta do Coringa, que duplica qualquer símbolo que o jogador tenha na escrivaninha, permitindo usar a ação daquele símbolo.

- Credo, parece um jogo de CDF! Aulas, estudos, bibliotecas...


Mas é mesmo um Caudex! Voltando... Cada jogador começa com quatro cartas de Mestres (Nota da Sra. Slovic: Galileu, Bruno, Kepler e, até mesmo, Newton), que dão várias vantagens quando usadas. Essas cartas só podem ser baixadas quando o jogador alcança certas casas na trilha do Trabalho, no fim de um galho da Árvore Tecnológica e em um espaço no mapa.

Em cada rodada os jogadores usarão cinco cartas e no fim do turno deverá escolher uma carta utilizada e coloca-lá permanentemente em sua escrivaninha. A carta não poderá ser mais usada, mas seu símbolo contará na soma das forças. No fim de seis rodadas, quem tiver mais Pontos de Vitória é o ganhador.

No geral, Newton é jogo bem interessante. No início da partidas os tiles do mapa, na trilha do trabalho e na árvore são colocados aleatoriamente, criando uma alta rejogabilidade (Nota do Sr. Slovic: É quase como se o tabuleiro fosse totalmente modular). Newton não trás nenhuma novidade em termos de mecânicas, mas o jeito que estão amarradas deixou o jogo bem interessante. A arte deixa a desejar, mas nada que estrague a partida. Vale a pena conhecer, mesmo sobre os ombros de gigantes.



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