Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Nimbee


Por entre os campos, é possível ver inúmeros pontos negros, voando de flor em flor. Um balé nunca ensaiado, mas executado com perfeita maestria. “Num zune que zune. Lá vão pro jardim. Brincar com a cravina. Valsar com o jasmim. Da rosa pro cravo. Do cravo pra rosa. Da rosa pro favo. Volta pro cravo”. Nimbee Tá na Mesa!



Nimbe é um jogo lançado em 2017 por Nick Case. De dois a quatro jogadores, com duração média de 30 minutos, em Nimbee os jogadores são abelhas tentando coletar o néctar das melhores flores próximas da sua colmeia.

- Sério isso? Já se falou de todos os bons jogos, então?



Conheça o jogo antes de emitir alguma opinião, sabichão. A primeira vista Nimbee parece um jogo infantil, daquele tipo bem bobo, mas não é. O tabuleiro central representa a colmeia, onde as abelhas farão suas ações antes de voar pelas flores do campo, que são representadas por cartas, quem tem valores de dois a nove, em volta do tabuleiro. No início da rodada, há sempre doze cartas de flores, formando o Caminho das Flores.

No início do turno, o primeiro movimento sempre é da Rainha, que irá para o primeiro espaço desocupado que houver. Depois, começando pelo Primeiro Jogador, o jogador deve movimentar sua abelha, andando ou voando pela colmeia e fazer a ação do local que parar. As abelhas sempre se movimentam pela colmeia em sentido horário. Andar é seguir para o próximo espaço de ação, exceto que este esteja ocupado pela Rainha. Voar é ir para o próximo espaço desocupado. Há seis espaços na colmeia e três tipos de ações: Ação da Rainha, Troca e Pegar Mel.



No espaço do Pegar Mel, o jogador ganha um marcador de mel, que pode ser usado para aumentar em um a distância quando se voa ou anda. Cada jogador só pode ter no máximo dois marcadores de mel. Já quando se faz uma Ação da Rainha, o jogador compra a Carta de Flor mais à esquerda do Caminho e coloca em seu Tabuleiro Individual. Essas cartas aumentam o quanto a abelha pode se movimentar. Esse incremento depende do valor da carta, variando de um a três. Só se pode ter três cartas deste tipo. Na ação de Troca, o jogador altera a Ordem do próximo turno (Nota da Sra. Slovic: Lembre-se, a Rainha sempre é a primeira a se mover) ou troca de lugar com a Rainha e faz a ação do novo lugar, exceto se for outro espaço de Troca. Depois de dar uma volta completa na colmeia, o jogador é obrigado a ir ao Campo.



Quando a abelha chega ao campo, compra a primeira carta do Caminho, que dá Pontos de Vitória no valor da carta. A última carta do caminho é especial, podendo ter o valor de +14 ou -7. Quanto ela é comprada, a rodada termina. Junto com as Cartas de Flores no Caminho existem algumas que dão habilidades especiais que podem ser compradas. Ao voar pelo campo, dá para usar tanto as Cartas da Rainha quanto o Mel para aumentar a distância de voo, para pegar uma carta que não seja a primeira. Por exemplo, gastar dois marcadores de Mel para comprar a terceira carta. Depois de colher o néctar, a abelha volta para a colmeia. Para entrar no Campo, é necessário fazer o movimento de Andar, por isso não dá para usar várias Cartas de Rainha e Marcadores de Mel para entrar e sair do Campo no mesmo turno. O número de rodadas é igual ao de jogadores. No fim da partida vence quem tiver a maior soma dos valores das cartas coletadas no campo.




No geral, Nimbee é um jogo bem interessante e diferente. A arte é bonita e as peças são bem-feitas. Quando se olha para o tamanho da caixa e para o tema, não se dá na para o jogo, mas cuidado. Você irá se surpreender. Quase como se fosse um xadrez, é preciso pensar bem no movimento, pois você pode favorecer um adversário a pegar uma carta de valor alto quando ele for ao Campo ou forçar alguém a fazer uma ação que não queira, por que a Rainha está ocupando o espaço que ele queria ir. A partida é tão rápida quanto essa resenha, que nem deu tempo para ninguém atormentar. God save the Queen Bee!



Nenhum comentário:

Postar um comentário