Powered By Blogger

Logo

Logo

sexta-feira, 18 de maio de 2018

ZhanGuo


Saiba, minha Senhora, que havia muitos reinos, cada um com sua cultura e costumes. Cada um guerreando entre si. Sim, eram tempos estranhos, mas um homem ousou unificar toda a Terra. Haveria somente uma moeda, uma língua, uma lei: a nossa. Reino após reino, todos caíram sob seu julgo e completado seu trabalho, ele se declarou imperador. Qin Shi Huang Di foi um soberano enérgico, que mandou construir uma enorme maravilha para impedir que bárbaros destruíssem novo estilo de vida: A Grande Muralha. Graças a ele, a China é um grande país. Agora venha, pequena Dama. ZhanGuo Tá na Mesa!



ZhanGuo é um jogo lançado em 2014 por Marco Caneta e Stafania Nicolini. Para dois a quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, em ZhanGuo os jogadores são emissários do Imperador que buscam consolidar a unificação do Reino.

- A unificação deve vir de dentro, não forçada. Só assim haverá paz interior. Vamos abraçar nossos irmãos e irmãs, batendo palmas ao nascer do Sol, enquanto cantamos ao cosmo.



Grande filosofia, Kung Fu Panda, mas o jogo não é sobre isso. Ele é ambientado em um período conturbado da história chinesa (Nota do Sr. Slovic: Durante a dinastia Qin, de 221 aC a 206 aC). O Imperador Qin enviou servos leais a todo o reino buscando consolidar seu poder e deixar o país com um só sistema de leis, moeda e língua (Nota da Sr. Slovic: Ele também queimou livros de história, pois como ele era o primeiro Imperador, ninguém precisava conhecer nada antes do inicio do seu reinado, mas isso não vem ao caso), mas encontrou forte resistência por parte da população. O tabuleiro central é dividido em cinco regiões, onde os emissários do governo podem construir Palácios e instalar Governadores e, na fronteira do Reino, construir a Grande Muralha.

O turno é dividido em três fases. Na primeira, cada jogador recebe seis cartas, duas de cada tipo (Leis, Línguas e Moeda). Na segunda fase o jogador pode baixar, uma carta por vez, ou no seu Tabuleiro Individual ou na Corte. Quando usadas na corte, deixa o jogador fazer uma de seis ações: Construir Palácio, Recrutar Trabalhadores, Empossar um Governador, Enviar Oficiais em uma região, Movimentar os Oficiais e Construir parte da Muralha. Quando baixada no tabuleiro do jogador, a carta dá bônus quando uma das Ações do Palácio é realizada.



- Cara, isso é plágio do Lisboa!

Nǐ zhīdào gè pì! Na verdade, como ZhanGuo é mais antigo que Lisboa, pode-se dizer que o mestre Vital Lacerda pode ter se inspirado nele para criar seu grande jogo. As cartas representam os emissários do Imperador. Quando a carta é baixada no Tabuleiro, o jogador deve escolher em qual região ele ficará. Dependendo do tipo da carta, ele de um a três marcadores de influencia de Moeda ou Leis ou Línguas. Quem tiver mais marcadores de cada tipo no fim do turno e no fim do jogo ganha bônus. Uma vez baixada à carta ela não pode ser mais removida e em cada região pode ter três delas.

Todas as cartas em uma numeração na parte inferior. Esses números são importantes quando se usa uma Ação no Palácio. Para conseguir os bônus em Construir Palácio, Construir Muralha e Recrutar Trabalhador a carta usada deve ter um valor maior da qual já está no Palácio. Já Empossar Governador e Enviar Oficiais, é o contrário.



Cada região no Tabuleiro Individual é dividida em duas partes: Dos Trabalhadores, na parte de baixo e do Governador. Os Oficiais podem livremente sem movimentar da parte superior para a inferior, mas para se movimentar entre as regiões ou voltar para a área do Governador, é necessário usar uma das Ações no Palácio. Para empossar um Governador é preciso ter um Oficial de cada tipo na área do Governador da região (Nota do Sr. Slovic: Há três: Militar, Civil e Inspetor. Cada um, representado por um cubinho de cor vermelha, branco e cinza, respectivamente). Os jogadores têm cinco cubinhos de cada cor, sendo que no início do jogo dois militares e um inspetor já estão na região I.

Os cubos negros representam a Revolta da população por causa da mudança forçada das leis e costumes. Sempre que um segundo ou terceiro Emissário é colocado na região ou quando se recruta trabalhadores, a revolta aumenta. Se a revolta fica intensa, as cartas que estão na região não perdem o bônus e não se pode construir Palácios no local. Quando um governador entra na região, a revolta acaba (Dica da Sra. Slovic: Mas cuidado, ela a população pode se revoltar novamente) e algumas cartas de bônus também ajudam a diminuir as tensões.


Parta recrutar Trabalhadores é preciso ter um ou dois Oficias na área dos Trabalhadores da região. Ao se construir um palácio, gasta-se dois trabalhadores da região escolhida mais um de outra região qualquer. E para se construir parte da Muralha, gasta-se de um a três Trabalhadores de uma mesma região. Sempre que um aparta da Muralha é construída, o jogador ganha um bônus. Esses bônus são sorteados no início da partida.

- Por isso o povo se revoltou. O Imperador queima livros, impõe sua vontade e humilha os trabalhadores. O povo chinês só foi feliz depois da Revolução Cultural.



Nǐ jiùshì gè yúchǔn de dīnéng ér! Estude um pouco mais e verá que Mao Tsé-Tsung fez a mesma coisa que Qin Huang (Nota do Sr. Slovic: Foi até pior). No início do jogo é sorteadas algumas regiões para construção da Muralha, do Palácio e para Governadores. Os jogadores ganham Pontos de Vitória (PVs) no fim do jogo se fizerem essas ações em todas as regiões indicadas.

Já a terceira fase é a Consolidação do Poder. Há uma tabela no tabuleiro central que indica o número do turno atual (Nota da Sra. Slovic: A partida dura cinco turnos) e o prêmio para o jogador que tiver mais Marcadores de Influência de cada topo. O jogador que tiver mais escolhe se quer ou não ficar com o bônus, mas para isso tem que descartar todos os marcadores. Se não quiser, o próximo que tiver mais pode fazer o mesmo. No fim do jogo, o jogador que tiver mais de cada uma das três Influências ganha PVs.



No geral, ZhanGuo é um ótimo jogo. Ele é um jogo pesado e de longa duração, mas bem simples de explicar. Há muitas decisões para tomar e pouco tempo para fazer. É impossível tentar fazer tudo e, mesmo que consiga, a rebelião vai bater a sua porta. A arte é bonita, muito parecido com Vinhos e Signorie (Dica da Sr. Slovic: Não por o acaso, são todas do mesmo artista: Mariano Iannelli) e as principais informações estão impressas no tabuleiro. O tabuleiro do jogador tem duas faces, uma idêntica para todos e outra com habilidades únicas, para jogadores mais experientes. Demorou um pouco para conseguirmos, mas valeu a espera. Se você gostou de Lisboa, também deve gostar de ZhanGuo (Dica da Sra. Slovic: Se não gostou, de uma chance, você pode ter uma bela surpresa). Ele realmente é um jogão que dificilmente sairá da coleção (Nota do Sr. Slovic: Grandes chances de estar na próxima listagem meu próximo Top-25). Zài jiàn!

Nenhum comentário:

Postar um comentário