Por
entre as nuvens, há uma cidade flutuando pelo céu. De suas altas torres é
possível ver velozes naves coletoras singrando pelo céu, trazendo das ilhas em
órbita recursos tão necessários para o desenvolvimento da metrópole, enquanto
em suas câmeras, políticos ambiciosos decidem o futuro da cidade sem se
importar com o que a população deseja. No horizonte, uma nova era se desfralda.
E somente um pode alcançá-lo. Noria Tá na Mesa!
Noria
é um jogo lançado em 2017 por Sophia Wagner. De dois a quatro jogadores, com
duração média de 150 minutos, em Noria os jogadores devem coletar recursos e
construir fábricas para, com esses recursos, influenciar os políticos da cidade
a apoiar seus projetos.
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Idiotas! Não se deve brincar com política!
Menos,
coxinha de mortadela. Noria não é um jogo de política (Nota da Sra. Slovic: Se
quer conhecer um, procure por City Council), mas sim de economia e indústrias
em um cenário fantástico. Ele possui um mecanismo de escolha de Ação bem
inovador.
Cada
jogador tem uma Roda, composta por três engrenagens concêntricas. Nas
engrenagens são colocados pequenos Discos que indicam a ação que o jogador pode
fazer no turno. Há doze espaços e todos começam com seis discos. Em todo o
turno, na parte inferior da Roda, haverá sempre seis espaços de ações
disponíveis, dos quais o jogador pode escolher três. Porém como esses espaços
podem estar vazios, nem sempre é possível fazer as três ações (Dica do Sr.
Slovic: A colocação dos discos na Roda é uma parte importante do jogo. Uma
decisão errada aqui pode resultar em turnos perdidos, por não ter nenhum disco
disponível). A princípio essa mecânica pode parecer complicada e assustar
muito, mas em poucos turnos fica fácil de entender seu funcionamento e já
começar a pensar em como otimizar a Roda.
Cada
rodada é dividida em quatro etapas. Na primeira, que é opcional, é possível
pagar com tokens de Conhecimento para girar a Roda ou trocar dois discos de
lugar. Na segunda etapa o jogador escolhe e executas as Ações. Há sete Ações
possíveis: Recuso (Energia, Obsidiana e Micélio), Viagem, Ferramenta, Cidade e
Bônus. Com a ação de Recurso o jogador pega tokens do recurso igual ao número
de naves coletoras que tem no seu Tabuleiro individual. Cada jogador começa com
um de cada.
Viagem
serve para se movimentar por entre as ilhas em torno de Noria e fazer uma de
duas ações: Construir uma Fábrica ou pegar uma Nave. O número de ilhas varia
conforme a quantidade de jogadores. Cada ilha produz dois tipos diferentes de
Produtos. Há cinco tipos: Vela, Lanterna, Compasso, Pistão e Hélice. Sempre que
uma Fábrica é construída, o jogador pega um ou dois tokens de Armazém (depende
de onde foi erguida) e coloca em seu Tabuleiro. O Armazém indica se o Produto
está feito ou em fase de produção (depende do lado token está virado para
cima). Quando um produto é consumido, o jogador não perde o Armazém, só deve
desvirá-lo.
Todos
os Discos de Ação tem dois lados: Normal (colorido) e Avançado (cinza). Quando
o lado avançado é ativado, o jogador pode fazer duas vezes a mesma ação. Com
Ferramenta o jogador pode virar um dos discos de sua Roda ou Fabricar produtos
(Nota do Sr. Slovic: Se já tiver algum armazém em seu Tabuleiro). É preciso já
ter os recursos necessários para a construção do item.
Com
a ação de Cidade o jogador pode comprar novos Discos de Ação no mercado,
aumentando sua versatilidade na Roda ou aumentar sua Influencia em uma das
Trilhas de Projeto. É somente a posição em cada uma das quatro Trilhas que
determina os Pontos de Vitória. Cada trilha tem um custo em Recurso ou Produtos
diferente. Por fim a Ação Bônus deixa o jogador repetir uma Ação já feita na
rodada (Dica do Sr. Slovic: Parecido com o Disco Avançado, mas dá para combinar
os dois, fazendo combos bem poderosos).
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Cara, que jogo mais complicado. Não entendi nada.
Antes
de desistir de tudo e voltar a jogar Par ou Ímpar contra o espelho (e perder
sempre), fique tranquilo e saiba que Noria é um jogo complexo para aprender
(Dica da Sra. Slovic: Mas não difícil), porém bem intuitivo quando você já
conhece o básico. O que torna o jogo um tanto mais complicado é a Roda (Nota do
Sr. Slovic: Se fosse o feijão-com-arroz de colocar trabalhadores em um local
para fazer determinada ação, ficaria mais simples, mas não seria tão legal).
Na
terceira etapa, que também é opcional, o jogador pode gastar Conhecimento para
influenciar os Políticos a apoiar uma das Trilhas de Projeto. No fim do jogo, a
pontuação final na trilha é multiplicada pelo um número mais a direita de sua
Trilha Política. Cada vez que um político é influenciado, seu marcador cobre o
valor mais a esquerda de sua trila. Toda trilha começa com o valor zero (Nota
do Sr. Slovic: Ou seja, se nenhum político for movido, ninguém pontua no fim da
partida).
Sempre
que um marcador é movido, outro, de outra trilha política é retirado do jogo
(Nota da Sr. Slovic: Assim como na política real, um interesse passa por cima
de outro). Além de uma trilha para cada projeto, há mais duas: uma que pontua o
maior e outra que pontua o menor valor de cada jogador nas quatro trilhas. Os
PV no fim do jogo é a soma da pontuação nas quatro trilhas mais a pontuação
mais alta mais a pontuação mais baixa, todos multiplicados pelas respectivas
trilhas. Pode parecer complicado, mas não é.
Conhecimento
é a principal moeda de Noria (Dica da Sra. Slovic: Extremamente difícil de conseguir).
Mas há o Mercado Negro, onde os jogadores podem trocar Produtos por Conhecimento
ou Conhecimento por Recursos (Dica do Sr. Slovic: Não espere um preço
camarada).
Por
fim, o jogador move em sentido horário suas engrenagens e ganha Conhecimento
conforme a quantidade de fábricas nas ilhas. A quantidade de turnos depende do
número jogadores e quanto mais para fim do jogo, mais caro fica influenciar os
Políticos e mover a Roda.
No
geral, Noria é um jogo bem interessante, principalmente por causa da Roda e
suas engrenagens. A arte é fantástica, ajudando a ambientação do cenário. O
básico do jogo é bem simples: coletar recursos e criar itens para subir na
trilha de pontuação. Mas dominar sua complexa estratégia é outra história. A
Roda é o grande diferencial do jogo. Não duvide que muitos jogos ainda usarão
esse mecanismo a partir de agora (Nota do Casal Slovic: Quem sabe Noria não
será considerado um dos precursores do “Gear Building”). Para iniciantes, o
manual mostra a melhor maneira de criar a Roda e para jogadores experientes, há
regras avançadas, que mudam a movimentação nas ilhas e a quantidade de recursos
iniciais. É um jogo peculiar, pois é possível fazer de tudo e não pontuar. É
preciso manipular os políticos do Conselho de uma maneira que te ajude e
prejudique os adversários. Pode até não parecer, mas Noria é um jogo de ferrar
amiguinho. Cuidado, o mundo pode até ser colorido e desafiador, mas é nas sombras
que o perigo se esconde.
Curti muito o jogo, aguardando as regras para o modo solo...
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