Powered By Blogger

Logo

Logo

terça-feira, 15 de maio de 2018

Noria


Por entre as nuvens, há uma cidade flutuando pelo céu. De suas altas torres é possível ver velozes naves coletoras singrando pelo céu, trazendo das ilhas em órbita recursos tão necessários para o desenvolvimento da metrópole, enquanto em suas câmeras, políticos ambiciosos decidem o futuro da cidade sem se importar com o que a população deseja. No horizonte, uma nova era se desfralda. E somente um pode alcançá-lo. Noria Tá na Mesa!



Noria é um jogo lançado em 2017 por Sophia Wagner. De dois a quatro jogadores, com duração média de 150 minutos, em Noria os jogadores devem coletar recursos e construir fábricas para, com esses recursos, influenciar os políticos da cidade a apoiar seus projetos.

- Idiotas! Não se deve brincar com política!

Menos, coxinha de mortadela. Noria não é um jogo de política (Nota da Sra. Slovic: Se quer conhecer um, procure por City Council), mas sim de economia e indústrias em um cenário fantástico. Ele possui um mecanismo de escolha de Ação bem inovador.



Cada jogador tem uma Roda, composta por três engrenagens concêntricas. Nas engrenagens são colocados pequenos Discos que indicam a ação que o jogador pode fazer no turno. Há doze espaços e todos começam com seis discos. Em todo o turno, na parte inferior da Roda, haverá sempre seis espaços de ações disponíveis, dos quais o jogador pode escolher três. Porém como esses espaços podem estar vazios, nem sempre é possível fazer as três ações (Dica do Sr. Slovic: A colocação dos discos na Roda é uma parte importante do jogo. Uma decisão errada aqui pode resultar em turnos perdidos, por não ter nenhum disco disponível). A princípio essa mecânica pode parecer complicada e assustar muito, mas em poucos turnos fica fácil de entender seu funcionamento e já começar a pensar em como otimizar a Roda.

Cada rodada é dividida em quatro etapas. Na primeira, que é opcional, é possível pagar com tokens de Conhecimento para girar a Roda ou trocar dois discos de lugar. Na segunda etapa o jogador escolhe e executas as Ações. Há sete Ações possíveis: Recuso (Energia, Obsidiana e Micélio), Viagem, Ferramenta, Cidade e Bônus. Com a ação de Recurso o jogador pega tokens do recurso igual ao número de naves coletoras que tem no seu Tabuleiro individual. Cada jogador começa com um de cada.



Viagem serve para se movimentar por entre as ilhas em torno de Noria e fazer uma de duas ações: Construir uma Fábrica ou pegar uma Nave. O número de ilhas varia conforme a quantidade de jogadores. Cada ilha produz dois tipos diferentes de Produtos. Há cinco tipos: Vela, Lanterna, Compasso, Pistão e Hélice. Sempre que uma Fábrica é construída, o jogador pega um ou dois tokens de Armazém (depende de onde foi erguida) e coloca em seu Tabuleiro. O Armazém indica se o Produto está feito ou em fase de produção (depende do lado token está virado para cima). Quando um produto é consumido, o jogador não perde o Armazém, só deve desvirá-lo.

Todos os Discos de Ação tem dois lados: Normal (colorido) e Avançado (cinza). Quando o lado avançado é ativado, o jogador pode fazer duas vezes a mesma ação. Com Ferramenta o jogador pode virar um dos discos de sua Roda ou Fabricar produtos (Nota do Sr. Slovic: Se já tiver algum armazém em seu Tabuleiro). É preciso já ter os recursos necessários para a construção do item.

Com a ação de Cidade o jogador pode comprar novos Discos de Ação no mercado, aumentando sua versatilidade na Roda ou aumentar sua Influencia em uma das Trilhas de Projeto. É somente a posição em cada uma das quatro Trilhas que determina os Pontos de Vitória. Cada trilha tem um custo em Recurso ou Produtos diferente. Por fim a Ação Bônus deixa o jogador repetir uma Ação já feita na rodada (Dica do Sr. Slovic: Parecido com o Disco Avançado, mas dá para combinar os dois, fazendo combos bem poderosos).



- Cara, que jogo mais complicado. Não entendi nada.

Antes de desistir de tudo e voltar a jogar Par ou Ímpar contra o espelho (e perder sempre), fique tranquilo e saiba que Noria é um jogo complexo para aprender (Dica da Sra. Slovic: Mas não difícil), porém bem intuitivo quando você já conhece o básico. O que torna o jogo um tanto mais complicado é a Roda (Nota do Sr. Slovic: Se fosse o feijão-com-arroz de colocar trabalhadores em um local para fazer determinada ação, ficaria mais simples, mas não seria tão legal).

Na terceira etapa, que também é opcional, o jogador pode gastar Conhecimento para influenciar os Políticos a apoiar uma das Trilhas de Projeto. No fim do jogo, a pontuação final na trilha é multiplicada pelo um número mais a direita de sua Trilha Política. Cada vez que um político é influenciado, seu marcador cobre o valor mais a esquerda de sua trila. Toda trilha começa com o valor zero (Nota do Sr. Slovic: Ou seja, se nenhum político for movido, ninguém pontua no fim da partida).



Sempre que um marcador é movido, outro, de outra trilha política é retirado do jogo (Nota da Sr. Slovic: Assim como na política real, um interesse passa por cima de outro). Além de uma trilha para cada projeto, há mais duas: uma que pontua o maior e outra que pontua o menor valor de cada jogador nas quatro trilhas. Os PV no fim do jogo é a soma da pontuação nas quatro trilhas mais a pontuação mais alta mais a pontuação mais baixa, todos multiplicados pelas respectivas trilhas. Pode parecer complicado, mas não é.

Conhecimento é a principal moeda de Noria (Dica da Sra. Slovic: Extremamente difícil de conseguir). Mas há o Mercado Negro, onde os jogadores podem trocar Produtos por Conhecimento ou Conhecimento por Recursos (Dica do Sr. Slovic: Não espere um preço camarada).



Por fim, o jogador move em sentido horário suas engrenagens e ganha Conhecimento conforme a quantidade de fábricas nas ilhas. A quantidade de turnos depende do número jogadores e quanto mais para fim do jogo, mais caro fica influenciar os Políticos e mover a Roda.

No geral, Noria é um jogo bem interessante, principalmente por causa da Roda e suas engrenagens. A arte é fantástica, ajudando a ambientação do cenário. O básico do jogo é bem simples: coletar recursos e criar itens para subir na trilha de pontuação. Mas dominar sua complexa estratégia é outra história. A Roda é o grande diferencial do jogo. Não duvide que muitos jogos ainda usarão esse mecanismo a partir de agora (Nota do Casal Slovic: Quem sabe Noria não será considerado um dos precursores do “Gear Building”). Para iniciantes, o manual mostra a melhor maneira de criar a Roda e para jogadores experientes, há regras avançadas, que mudam a movimentação nas ilhas e a quantidade de recursos iniciais. É um jogo peculiar, pois é possível fazer de tudo e não pontuar. É preciso manipular os políticos do Conselho de uma maneira que te ajude e prejudique os adversários. Pode até não parecer, mas Noria é um jogo de ferrar amiguinho. Cuidado, o mundo pode até ser colorido e desafiador, mas é nas sombras que o perigo se esconde.



Um comentário: