Powered By Blogger

Logo

Logo

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Lords of Xidit


Em épocas de crises surgem os heróis, pessoas destemidas que querem ajudar o povo. Em uma terra muito, mas muito distante, atacada por monstros terríveis e diabólicos, pessoas se uniram para derrotá-los, todos sob as ordens dos Senhores. Junte-se a esses bravos e destemidos, pois Lords of Xidit Tá na Mesa!



Lords of Xidit é um jogo lançado em 2014 por Régis Bonnessée. De três a cinco jogadores, com duração média de 90 minutos, os jogadores devem viajar pelo reino, recrutando pessoas para derrotar monstros malignos.

- Você está se confundindo. Já teve resenha desse jogo, mas agora misturou o nome com outro.

Não, meu caro amigo disléxico. Realmente a descrição lembra outro jogo: Lords of Waterdeep; E o nome do reino é uma aliteração de outro grande jogo: Dixit; Mas pode ficar tranquilo que está tudo certo. Lords of Xidit (LoX) é um jogo independente e não tem relação com nenhum esses (Dica da Sra. Slovic: Apesar de se passar no mesmo mundo de Seasons).




LoX apresenta uma interessante mecânica de Programação Simultânea de Ações, onde cada jogador, no início do turno, já escolhe as seis ações que irá realizar em ordem. As Ações são: Mover, Executar e Passar. No tabuleiro há sempre cinco cidades, onde os jogadores podem recrutar pessoas para seu exército, e cinco monstros a serem enfrentados. Para recrutar, o jogador deve se mover até uma das cidades, usando a Ação Mover apropriada e depois usar a Ação Executar para pegar a figura.

- Só isso? Que ridículo!

Jovem bufão, nada é tão simples assim. O problema é que as ações são feitas simultaneamente, ou seja, todas fazem a primeira Ação, depois todas fazem a próxima, e não se pode mudar a Programação depois de iniciado o turno, então se alguém já foi até cidade antes de você e já pegou todos os cidadãos, seu turno pode ter sido em vão. O Planejamento da Programação deve ser feito com cuidado. Um erro pode ser fatal.

Há três cores de estradas no tabuleiro (Azul, Vermelho e Preto). Ao criar Programação, deve escolher a cor na Ação de Mover, então se por engano o jogador colocou um Movimento Azul em vez de Preto, ou segue pelo caminho errado (se puder) ou perde a ação (Nota do Sr. Slovic: Entre duas cidades, só há um caminho direto).



Para derrotar os Monstros, o jogador deve ir até o espaço onde eles estão, que sempre será uma cidade vazia, e usar uma Ação de Executar. Para vencer o Monstro o jogador deve ter os tipos e quantidade de pessoas descritas no token. Há cinco tipos de cidadãos: Milícia, Arqueiros, Guerreiros. Clérigos e Magos.

- Milícias? Socorro, esse jogo é do mal!

Calma... Na idade média era comum os Senhores Feudais recrutarem camponeses para as guerras ou defesa do feudo. Essas tropas paramilitares eram chamados de Milícia (Nota do Sr. Slovic: A miniatura da Milícia é um fazendeiro segurando um forcado). Quando a criatura é derrotada, o jogador deve escolher dois dos três prêmios que ela dá: Influência, Dinheiro ou Torre. Cada monstro dá um valor diferente de espólio. A quantidade desses itens é que determina o vencedor no fim da partida.

A Influência é representada por tokens de harpa e serve para determinar quem tem maioria em cada uma das regiões de Xidit. Sempre que o jogador escolhe como prêmio a Influência, ele deve colocar suas harpas em uma região adjacente a cidade onde houve a batalha. Cada região dá uma pontuação diferente para os dois jogadores com mais influência no fim da partida. Quando o jogador escolhe construir uma Torre, ele coloca a quantidade descrita de peças da torre da sua cor junto a cidade. Cada cidade só pode ter uma Torre de Mago e cada torre só pode ter a altura de quatro peças. O dinheiro só serve como pontuação no fim da partida.



O jogo tem duração de doze rodadas e no fim dos turnos quatro, oito e doze acontece o Censo Militar. Quem tiver mais cidadãos de cada tipo ganha um bônus: Milícias e Arqueiros dão Moedas, enquanto o Clérigos e o Guerreiros dão harpas e o Mago uma peça de Torre.

A pontuação no fim do jogo é bem interessante. No início da partida é sorteada a ordem das três Trilhas: Influência, Dinheiro e Torre. Ao termino da partida determina-se a ordem em cada uma delas e o jogador que ficou por último na terceira Trilha é eliminado da partida e retirado das outras. Depois acontece o mesmo na segunda Trilha e, dos que sobraram, vence quem estiver na frente da primeira trilha.

No geral Lords of Xidit é um jogo bem interessante, que se encaixa muito bem para quatro e cinco jogadores. Jogo com três usa-se um Dumpy Player (Nota da Sra. Slovic: Literalmente Jogador Idiota. Há regras para simular um jogador extra, controlado pelo Tabuleiro). Não se engane pela arte bonita e pelas regras simples. Dá para fritar a cabeça com LoX. Um planejamento errado e tudo está perdido. Siga pelo mesmo caminho que um jogador a sua frente no turno, e possivelmente pode dar adeus planos bem elaborados. A pontuação final é bem interessante. O negócio não é ser o melhor, mas não ser o pior. Tudo tem importância. Negligenciar um aspecto é derrota na certa. Como Cidade e Monstros novos entram no fim do turno, as vezes uma região extremamente povoada no inicio da rodada se trona um deserto, e vice e versa. Existe uma ordem para se recrutar na cidade: Primeiro todos as Milícias, depois Arqueiros, Guerreiros, Clérigos e por fim Magos, então não adianta correr para conseguir o tão disputado Mago se a cidade ainda está cheia. Planejamento e planejamento e planejamento. Nunca se esqueça dessa palavra. Para um jogo mais rápido, há regras para nove rodadas (Dica do Sr. Slovic: E vamos testar uma variação, a princípio caseira, onde se sorteia a ordem das Trilhas no fim da partida). Então, vamos deixar o mundo melhor, um planejamento por vez?




2 comentários: