Em épocas de crises surgem os
heróis, pessoas destemidas que querem ajudar o povo. Em uma terra muito, mas
muito distante, atacada por monstros terríveis e diabólicos, pessoas se uniram
para derrotá-los, todos sob as ordens dos Senhores. Junte-se a esses bravos e
destemidos, pois Lords of Xidit Tá na Mesa!
Lords of Xidit é um jogo lançado
em 2014 por Régis Bonnessée. De três a cinco jogadores, com duração média de 90
minutos, os jogadores devem viajar pelo reino, recrutando pessoas para derrotar
monstros malignos.
- Você está se confundindo. Já
teve resenha desse jogo, mas agora misturou o nome com outro.
Não, meu caro amigo disléxico.
Realmente a descrição lembra outro jogo: Lords of Waterdeep; E o nome do reino
é uma aliteração de outro grande jogo: Dixit; Mas pode ficar tranquilo que está
tudo certo. Lords of Xidit (LoX) é um jogo independente e não tem relação com
nenhum esses (Dica da Sra. Slovic: Apesar de se passar no mesmo mundo de
Seasons).
LoX apresenta uma interessante
mecânica de Programação Simultânea de Ações, onde cada jogador, no início do
turno, já escolhe as seis ações que irá realizar em ordem. As Ações são: Mover,
Executar e Passar. No tabuleiro há sempre cinco cidades, onde os jogadores
podem recrutar pessoas para seu exército, e cinco monstros a serem enfrentados.
Para recrutar, o jogador deve se mover até uma das cidades, usando a Ação Mover
apropriada e depois usar a Ação Executar para pegar a figura.
- Só isso? Que ridículo!
Jovem bufão, nada é tão simples
assim. O problema é que as ações são feitas simultaneamente, ou seja, todas
fazem a primeira Ação, depois todas fazem a próxima, e não se pode mudar a
Programação depois de iniciado o turno, então se alguém já foi até cidade antes
de você e já pegou todos os cidadãos, seu turno pode ter sido em vão. O
Planejamento da Programação deve ser feito com cuidado. Um erro pode ser fatal.
Há três cores de estradas no
tabuleiro (Azul, Vermelho e Preto). Ao criar Programação, deve escolher a cor
na Ação de Mover, então se por engano o jogador colocou um Movimento Azul em
vez de Preto, ou segue pelo caminho errado (se puder) ou perde a ação (Nota do
Sr. Slovic: Entre duas cidades, só há um caminho direto).
Para derrotar os Monstros, o
jogador deve ir até o espaço onde eles estão, que sempre será uma cidade vazia,
e usar uma Ação de Executar. Para vencer o Monstro o jogador deve ter os tipos
e quantidade de pessoas descritas no token. Há cinco tipos de cidadãos: Milícia,
Arqueiros, Guerreiros. Clérigos e Magos.
- Milícias? Socorro, esse jogo é
do mal!
Calma... Na idade média era comum
os Senhores Feudais recrutarem camponeses para as guerras ou defesa do feudo.
Essas tropas paramilitares eram chamados de Milícia (Nota do Sr. Slovic: A miniatura
da Milícia é um fazendeiro segurando um forcado). Quando a criatura é
derrotada, o jogador deve escolher dois dos três prêmios que ela dá:
Influência, Dinheiro ou Torre. Cada monstro dá um valor diferente de espólio. A
quantidade desses itens é que determina o vencedor no fim da partida.
A Influência é representada por
tokens de harpa e serve para determinar quem tem maioria em cada uma das
regiões de Xidit. Sempre que o jogador escolhe como prêmio a Influência, ele
deve colocar suas harpas em uma região adjacente a cidade onde houve a batalha.
Cada região dá uma pontuação diferente para os dois jogadores com mais
influência no fim da partida. Quando o jogador escolhe construir uma Torre, ele
coloca a quantidade descrita de peças da torre da sua cor junto a cidade. Cada
cidade só pode ter uma Torre de Mago e cada torre só pode ter a altura de
quatro peças. O dinheiro só serve como pontuação no fim da partida.
O jogo tem duração de doze rodadas
e no fim dos turnos quatro, oito e doze acontece o Censo Militar. Quem tiver
mais cidadãos de cada tipo ganha um bônus: Milícias e Arqueiros dão Moedas,
enquanto o Clérigos e o Guerreiros dão harpas e o Mago uma peça de Torre.
A pontuação no fim do jogo é bem
interessante. No início da partida é sorteada a ordem das três Trilhas:
Influência, Dinheiro e Torre. Ao termino da partida determina-se a ordem em
cada uma delas e o jogador que ficou por último na terceira Trilha é eliminado
da partida e retirado das outras. Depois acontece o mesmo na segunda Trilha e,
dos que sobraram, vence quem estiver na frente da primeira trilha.
No geral Lords of Xidit é um jogo
bem interessante, que se encaixa muito bem para quatro e cinco jogadores. Jogo
com três usa-se um Dumpy Player (Nota da Sra. Slovic: Literalmente Jogador
Idiota. Há regras para simular um jogador extra, controlado pelo Tabuleiro).
Não se engane pela arte bonita e pelas regras simples. Dá para fritar a cabeça
com LoX. Um planejamento errado e tudo está perdido. Siga pelo mesmo caminho
que um jogador a sua frente no turno, e possivelmente pode dar adeus planos bem
elaborados. A pontuação final é bem interessante. O negócio não é ser o melhor,
mas não ser o pior. Tudo tem importância. Negligenciar um aspecto é derrota na
certa. Como Cidade e Monstros novos entram no fim do turno, as vezes uma região
extremamente povoada no inicio da rodada se trona um deserto, e vice e versa.
Existe uma ordem para se recrutar na cidade: Primeiro todos as Milícias, depois
Arqueiros, Guerreiros, Clérigos e por fim Magos, então não adianta correr para
conseguir o tão disputado Mago se a cidade ainda está cheia. Planejamento e
planejamento e planejamento. Nunca se esqueça dessa palavra. Para um jogo mais
rápido, há regras para nove rodadas (Dica do Sr. Slovic: E vamos testar uma
variação, a princípio caseira, onde se sorteia a ordem das Trilhas no fim da
partida). Então, vamos deixar o mundo melhor, um planejamento por vez?
Onde comprar?
ResponderExcluirFoi um pouco difícil de achar. Compramos na Ludopedia. Se quiser, dá para jogar no Boardgame Arena.
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