Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Tzolk'in


Quando os espanhóis chegaram ao novo mundo, encontraram uma grande selva. Para eles, os nativos não passavam de selvagens e incultos, quase bichos. Mas era um engano. Naquela região, floresceu uma das maiores civilizações, notável por sua língua escrita, pela sua arte, arquitetura, matemática e astronomia. Ao contrário de outras grandes civilizações, os maias não se organizaram politicamente através de uma estrutura de poder político centralizado, mas em uma rede de vários centros urbanos independentes como Palenque, Tikal e Uxmal. Venha descobrir um pouco mais sobre os Maias. Tzolk'in Tá na Mesa!



Tzolk'in é um jogo lançado em 2012 por Simone Luciani e Daniele Tascini. De dois a quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, em Tzolk'in os jogadores são chefes de tribos maias, tentando prosperar.

- Mais um joguinho idiota de civilização? Tô fora!



Ledo engano, chamaco. Tzolk'in não é um simples jogo (Dica da Sra. Slovic: Seja em tempo de duração, complexidade ou arte). Ele é único e o que o faz ser diferente são suas engrenagem. Nele o jogador não aloca seu trabalhador em uma mundana área do tabuleiro, mas em uma rede de engrenagens, que rodam a cada fim de turno (Nota do Sr. Slovic: É bem interessante de ver). Tzolk'in, na cultura maia, é o nome dado a seu calendário (Nota do Sr. Slovic: Já ouviu falar no famosos fim do mundo que aconteceria em 2012?), que é composto de ciclos, por isso o uso das engrenagens.

Em seu turno o jogador pode colocar ou tirar seus trabalhadores (Dica da Sr. Slovic: Ênfase no OU. Tome muito cuidado. Isso confunde novatos, e alguns veteranos). Ao tirá-los, faz imediatamente a ação do local. Para colocar, paga-se o valor descrito no local mais a quantidade de trabalhadores já colocados na rodada. Como se pode notar, é caro colocar o pessoal para labutar. Quando todos os jogadores fizerem suas ações, a engrenagem central se move, girando toas as outras quatro, mudando o local dos trabalhadores.



Cada engrenagem representa uma cidade maia: Palenque, Tikal, Yaxchilan, Uxmal e Chichén Itzá. Cada uma especializada em um tipo de ação: Agricultura, Conhecimento e Arquitetura, Recursos, Religião e Comércio. Cada espaço no tabuleiro onde fica os dentes das rodas representam uma ação diferente (Dica do Sr. Slovic: É bom sempre lembrar que o jogador nunca irá fazer a ação de onde colocou o trabalhador. A roda vai girar pelo menos uma vez antes de poder usá-lo novamente). Se alguma peça ficar tempo suficiente na roda para chegar até onde ela encosta na engrenagem central, o trabalhador é “esmagado pelo tempo” e volta para o jogador sem realizar nenhuma ação. Assim como os Maias, o jogo usa Milho como moeda.

- Então vou ser pipoqueiro!

Piada infame, güey. Outra importante parte da cultura Maia presente e, Tzolk'in é a Religião. Os jogadores podem avançar nas trilhas dos três deuses: Chaac, Quetzalcoatl e Kukulkan. Eles dão Pontos de Vitória (PV) e Recursos durante o jogo. Outra Trilha, também muito importante, é a da Tecnologia, dividida em Agricultura, Mineração, Arquitetura e Teologia, cada uma com quatro níveis, dando habilidades diferentes ao jogador. No início da partida cada jogador escolhe duas fichas, que dão os Recursos Iniciais e/ou avanço em alguma trilha.

A partida termina quando a engrenagem central dá uma volta completa, mas há acontecimentos importantes a cada um quarto de volta. Com um quarto e três quartos de volta, os deuses dão recursos conforme o avanço em cada templo. No meio e fim de jogo, os deuses concedem PVs e, o mais importante, os trabalhadores devem ser alimentados com milho (Nota do Sr. Slovic: Se acha Agrícola punitivo em relação a fome dos seus trabalhadores, é porque nunca jogou Tzolk'in). Milho é um recurso que pode ser muito difícil de conseguir, pois para haver um campo de milho, a floresta precisa ser antes ou cortada (dando madeira) ou queimada, se o jogador não tiver o nível de Tecnologia suficiente. Se o jogador decidiu queimar, os deuses ficam bravos e ele perde pontos nos templos. E subir na trilha dos templos requer ou milho ou Caveiras de Cristal.

- Uau. Tipo do Indiana Jones?



Sim, Chavo. E não é um token ou uma ficha. São pequenos crânios azuis, muito bem feitos (Nota da Sra. Slovic: Mais um charme do jogo). Para todas as ações da engrenagem de Chichén Itzá é necessário o uso de uma Caveira, rendendo muitos PV e avanço em um Templo. Conseguir uma Caveira é uma ação de XXX. Daí da para notar que não é fácil agradar os deuses e que conseguir milho é precioso.

Tzolk'in muitas coisas para fazer, por isso os jogadores menos experientes podem se perder no meio a tantas opções. Devo colher milho ou pegar recursos para construir prédios? Avançar na religião ou na tecnologia? Conseguir mais trabalhadores significa mais ações por turno, porém são mais bocas para alimentar. Há inúmeros caminhos para a vitória. Além dos Templos, os Monumentos também dão PVs no fim da partida, mas não há tempo suficiente para se fazer tudo. É melhor de especializar em algo.



Já há uma expansão: Tribes & Prophecies. As Tribos dão habilidades únicas e poderosas a cada jogador enquanto as Profecias acontecem a cada quarto de jogo, dando PVs ao que conseguirem cumpri-las (como ter certa quantidade pedra ou milho) e muitas penalidades aos que as ignoraram. Mas as Profecias dificultam obter esses recursos. Além disso, há a possibilidade de um quinto jogador.

No geral Tzolk'in é um grande jogo. Muito bom mesmo. Ele é lindo e exótico (Dica do Sr. Slovic: Alguns jogadores chegam a pintar as engrenagem e conseguem elevar o conceito de beleza de Tzolk'in. Se você tem o dom artístico, faça!). Mas por ser muito aberto, até mesmo escalafobético, ele pode ser indigesto para alguns. Não é um jogo para apresentar ao seu amigo que nunca jogou nada além de Detetive e War (Nota da Sra. Slovic: Veja bem, é só uma dica. Já fizemos isso e deu certo, mas não já vimos casos que a pessoa nunca mais jogou nada). A expansão tem pontos bem interessantes, mas melhor deixar as Profecias para quem já conhece bem o jogo. Se o jogo base já deixa alguns perdidos, com elas o jogador pode só ficar tentando cumpri-las e não fazer nada, tendo uma experiência muito ruim. Tzolk'in é um jogo muito bom. Vale a pena conhecer e até mesmo ter em sua coleção. Só tente não ser esmagado por suas engrenagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário