Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Yedo


Tudo estava pronto para cumprir a vontade de meu pai. Nossos melhores homens estavam posicionados. A noite não haveria lua. Era só entrar no palácio, mas tudo deu errado. Os homens do Xogum encontraram nossos aliados no porto e levaram todos. Os que estavam perto do mercado foram avisados e debandaram. Ao menos, trouxeram novas informações. Enquanto estava no templo para ter um álibi perfeito, descobri que meu sobrinho, em vez de se estar próximo ao castelo, ficou a noite junto em companhia duvidosa, na esbórnia da vida. Sei que sangue ira escorrer antes amanhecer. Fomos traídos, mas isso não significará nada para aplacar a ira de meu pai. Só temo que ele seja indulgente e não perceba que o elo fraco dessa missão era exatamente aquele que ele mais confia: Eu. Yedo Tá na Mesa!



Yedo é um jogo criado em 2012 por Thomas Vande Ginste e Wolf Plancke. Para dois a cinco jogadores, com duração média de 150 min, em Yedo os jogadores são líderes de clã no Japão medieval que ganham prestígio junto ao Xogum ao cumprir missões.

- Oba. Um jogo de ninja. Quero ser o Jiraya.

Pegue sua Espada Olímpica e cometa, Seppuku. Yedo não é sobre ninjas (Nota do Sr. Slovic: Apesar de parecer). É um jogo de Alocação de Trabalhadores muito parecido com Lords of Waterdeep (Dica do Sr. Slovic: Se você gosta de um, com certeza vai gostar do outro), mas enquanto LoW o foco é recrutar aventureiros, em Yedo o jogador deve conseguir materiais e posicionar seus asseclas para cumprir as Missões.



O turno é dividido em sete fases: Preparação, Leilão, Evento, Alocação, Movimentação da Guarda e Negociação e Ação. Na primeira o tabuleiro é preparado para o início do turno. Depois ocorre o leilão.

- Mas desde quando trevosos ninjas fazem leilão. Ou esse jogo é sobre um bando de janotas?

Bakayarou! Esqueça esses estereótipos de ninjas envoltos na escuridão, com poderes místicos. Isso é mito. São leiloados vários itens interessantes. Alguns até podem ser conseguidos de outra forma no tabuleiro, mas no leilão normalmente é mais vantajoso ou barato. Os itens são: Cartas de Ação, Cartas de Bônus, Cartas de Missões, Armas, Anexos, Gueixas e Aliados. Há um lance mínimo em cada item. Se o jogador não quiser ou puder participar dos leilões, ele ganha três moedas.



Finalizado o Leilão uma carta de Evento é revelada. Ela pode ter efeito imediato ou afetar algo durante a rodada (Nota da Sra. Slovic: Dificilmente o efeito é benéfico para os jogadores). Na quarta fase os jogadores alocam seus trabalhadores no tabuleiro, que representa a cidade de Edo, dividido em sete zonas: Castelo, Porto, Templo, Mercado, Taverna, Portal da Cidade e Distrito Vermelho. Cada um tem diferentes posições de alocação e diferentes ações. Exceto pelas Cartas de Bônus, todos os itens leiloados também podem ser obtidos na cidade: Armas no Mercado, Gueixas ou Cartas de Ação no Distrito, Aliados no Portal, Missões no Castelo e Anexos na Taverna. Jogadores que construíram Anexos podem alocar seus trabalhadores em seu Tabuleiro Individual. Depois que todos os trabalhadores forem alocados, a Guarda da Cidade se move.

- Abaixo a opressão da polícia.

Do que você está falando? Não viaja... No distrito em que a Guarda parar, todos os Trabalhadores que estiverem ali são retirados do tabuleiro. Se o jogador tiver mais que dois, em vez de voltar para sua mão, eles serão presos e deverão ser recrutados novamente (Nota da Sra. Slovic: Vida de capanga não é nada fácil). Todos os jogadores começam com uma Carta de Suborno, que pode ser usada uma vez no jogo para livrar um Trabalhador da ação da Guarda. Se não for usada, ela dá dois Pontos de Vitória (PV) no fim do jogo. É possível alterar o movimento da Guarda com algumas Cartas de Ação. Todos os jogadores, que tiverem Trabalhadores no Mercado ou Taverna, podem negociar entre si. No Mercado só é possível negociar Armas e Dinheiro. Já na Taverna, vale quase tudo.



Por fim, começando com o Primeiro Jogador, todos fazem as ações designadas, um trabalhador por vez. Para cumprir uma Missão, o jogador deve escolher um trabalhador que estiver no local designado pela Carta e retirá-lo do tabuleiro sem ganhar os benefícios da ação correspondente, diferente de LoW, onde assim que todos os componentes da Missão estiverem em posse do jogador, ela é automaticamente completada.

O jogo termina no fim do décimo primeiro turno ou quando a Missão “Assassinar o Xogum” é realizada. No fim, somam-se os pontos obtidos durante a partida com as Missões ou no tabuleiro com as Cartas de Bônus. Quem tiver mais PVs, ganha.




No geral, Yedo é um jogo interessante. Não é um jogo para principiantes, ao contrário de Lords of Waterdeep (Nota do Sr. Slovic: Como dizem, é um jogo “fura-olho”, mesmo). Sim, LoW tem as Cartas de Intriga, que podem prejudicar e muito os adversários, mas Yedo o clima é mais intenso. É mais fácil travar as ações dos outros jogadores e utilizando a Guarda ou usando sabiamente o Leilão, é possível deixar alguém sem jogar um turno inteiro ou até mais. Dá para manipular as pilhas de compra de todas as Cartas e Armas. Não faltam opções para sacanear o colega.  As Missões são divididas em quatro pilhas, separadas em níveis de dificuldade (Nota da Sra. Slovic: O nível dificílimo é quase impossível e “Assassinar o Xogum” está nessa pilha). Não é para todos os gostos e públicos (Nota do Sr. Slovic: Mas faz o meu estilo), mas vale conhecer. A arte é bem trabalhada.  Saraba da.

Nenhum comentário:

Postar um comentário