Azulejo: Substantivo masculino.
Plaqueta cerâmica vidrada, de diversas cores e motivos, geralmente quadrada, é
geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em
revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento
decorativo isolado. A origem do azulejo remonta aos povos babilônicos. Com os
árabes, os azulejos ganharam maior difusão, marcando fortemente a arquitetura
moura na Península Ibérica. A palavra azulejo tem origem no árabe azzelij
(ou al zuleycha, al zuléija, al zulaiju, al zulaco), que
significa pequena pedra polida. Dito isso, Azul Tá na Mesa!
Azul é um grande jogo criado em 2017 por
Michael Kieskig. De dois a quatro jogadores, com duração média de 30 minutos,
em Azul os jogadores devem usar as peças de azulejo para criar os mais belos
mosaicos no Palácio de Sintra.
- Então nesse jogo somos basicamente
pedreiros? Oba, vou bater aquele pratão de comida...
Na verdade, não. Os tiles de azulejo (Nota
da Sra. Slovic: Sabia que em inglês isso é um pleonasmo?) ficam dispostos no
inicio do turno em pequenos círculos, que representam lojas, nas quais os
jogadores vão lá para comprar as peças para decoração. Por isso os jogadores estão
mais para
arquitetos do que para mestre de obras. Na preparação do turno, coloca-se
aleatoriamente quatro azulejos em cada loja. A quantidade de lojas disponíveis
depende do número de jogadores.
Um pouco de história para contextualizar:
No ano de 1498, o Rei de Portugal D. Manuel I viaja à Espanha e fica
deslumbrado com a exuberância dos edifícios árabes da região de Zaragoza (Nota do Sr. Slovic: Principalmente
Alhambra), decorados com azulejos e deseja fazer o mesmo com o Palácio Real em
Sintra. Os portugueses elevam a arte do azulejo a outro patamar, transformando
o mundo da arquitetura e decoração, tornando-o um símbolo da cultura Lusitana.
Cada jogador tem um Tabuleiro Individual
que serve como modelo do mosaico e para contar seus Pontos de Vitória (PV). O
Mosaico é um quadrado de cinco por cinco onde, em cada linha e em cada coluna,
só há espaço para um dos cinco tipos de azulejo. O jogo termina na rodada que
alguém completar
uma linha.
Em seu turno o jogador deve escolher uma
loja e pegar todos as peças do mesmo tipo e colocar no seu tabuleiro ao lado de
uma única linha,
na Área de Espera. As peças que restaram vão para o centro, junto com o
marcador de Primeiro Jogador. Cada linha tem uma quantidade máxima de peças que
podem ficar na Área de Espera. Se não houver espaço para todas as peças
compradas, o restante são consideradas quebradas e colocadas em uma área que
fica na parte de baixo do tabuleiro, dando penalidade nos PV ao fim do turno
(Nota do Sr. Slovic: Conhecido como Chão). O jogador também pode comprar as
peças que estão no centro. O primeiro que fizer isso pega a peça do Primeiro
Jogador, que, como infelizmente não entra no mosaico, vai direto para o chão.
- Deve
ser o único jogo a dar penalidade ao primeiro jogador... Tinha que ser de um
português...
Ora, pois! Tu és um leguelhé, mesmo! Primeiro, o jogo não é português
(Dica da Sra. Slovic: Michael Kieskig, criador também de Tikal, Mexica,
Nauticus, entre outros, é alemão), só baseado em sua cultura. Segundo, ser
Primeiro Jogador compensa muito a perda de alguns PVs. Terceiro: Ele não é o
único jogo que faz isso (Nota do Sr. Slovic: Alguém mencionou Domus Domini?). A
rodada termina quando todos os azulejos são comprados. No fim do turno, só
jogadores colocam as peças no mosaico, se a Área de Espera estiver completa.
Cada peça colocada vale um PV, mais um para cada azulejo que estiver adjacente
na coluna ou linha, criando uma linha contínua. Todos os azulejos no Chão tiram
PV (Dica da Sr. Slovic: Cuidado, a penalidade pode chegar a mais de 13 pontos).
No geral, Azul é um grande jogo. Simples,
fácil de explicar, mas altamente estratégico. No início até parece que não há
interação entre os jogadores (Nota da Sra. Slovic: Sério, não há nenhuma
interação direta), mas boa parte da estratégia e escolher bem os azulejos para
que seus adversários peguem peças que vão para o chão. As peças são lindas e de
altíssima qualidade. O jogo tem certa
fluidez, mas pode emperrar com jogadores adeptos ao AP (Nota da Sra. Slovic:
Analysys Paralysys, quando o jogador fica pensando muito em sua jogada e
paralisa a partida. Ou como chamamos em casa: “Vai, William!!!”). Azul é um jogo que vale a pena
conhecer e, se possível, ter na coleção. É bonito, é simples, é rápido. Não é
só Hype, é um jogão mesmo!
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