Powered By Blogger

Logo

Logo

terça-feira, 6 de março de 2018

Taluva


A vida pode ser muito agitada quando se vive perto de um vulcão ativo. Agora, imagina quando há vários deles a sua volta. Ontem havia uma simpática vila perto do lago, hoje há uma montanha coberta de florestas e amanhã, quem sabe, pode haver um templo ou uma torre ou mais montanhas. Assim é a vida aqui. Venha conhecer que Taluva Tá na Mesa!


Taluva é um jogo criado por Marcel-André Casasola Merkle em 2006. De dois a quatro jogadores, com duração média de 40 minutos, Taluva é um jogo abstrato em que se constrói uma ilha em 3D.

- Definição de abstrato: Que não é concreto (real ou verdadeiro). Ou seja, esse jogo não existe, seu impostor!

Aprendeu a usar do dicionário, beócio? Jogo abstrato, em uma definição rápida, é aquele que não possui um tema bem definido e o que prevalece é a mecânica, como Go, Smartrix e Hive. Taluva não é sobre construir civilizações, nem mesmo cidades; O tema não é importante (Nota da Sra. Slovic: Mas é interessante), mas a mecânica, sim. As regras são bem simples, como Damas, mas para dominar o jogo, aí é outra história... Como Damas.



Não há um tabuleiro. Os jogadores vão formando a ilha conforme colocam as peças na mesa, assim como Carcassonne. Cada um começa com um conjunto de dez Cabanas, três Templos e duas Torres. Em seu turno, o jogador deve colocar uma peça de terreno e pelo menos uma construção (Nota do Sr. Slovic: Simples, não? Mas há certas regrinhas).

A ilha de Taluva (Nota do Sr. Slovic: Taluva é uma montanha localizada nas Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico) é formada por camadas. Ao colocar um tile na primeira camada, a única regra é ele estar adjacente a outro. Todas as peças são compostas por um Vulcão e duas paisagens, que podem ser Areia, Lago, Pedra, Grama ou Selva. Para construir as camadas superioras, deve-se colocar a peça sobre pelo menos outras duas, sendo que a parte do vulcão deve sobre por outro vulcão. Essa ação é chamada de Erupção. Não pode haver espaços vazios embaixo da peça colocada pela Erupção.



Depois, o jogador deve construir pelo menos um prédio. Se não for possível colocar nenhuma construção, o jogador é eliminado. Ele pode colocar uma Cabana (Nota da Sra. Slovic: a quantidade de peças depende do nível do terreno, quanto mais alto, mais vilas). A construção não precisa ser feita na peça recém-colocada, pode ser em qualquer terreno vazio, desde que não seja um Vulcão. Se já há uma Cabana, é possível criar uma Vila, colocando outras cabanas em terrenos adjacentes, fazendo uma Expansão (Dica da Sra. Slovic: É possível expandir para todos os terrenos idênticos ao redor de uma cabana ou vila em uma única ação, mesmo estando em outro nível). Para construir um Templo, é necessário ter uma Vila de tamanho três (ou seja, que ela ocupe pelo menos três terrenos). E se a Vila já pode ser expandida para o terceiro nível, é possível fazer uma Torre.

- Jogo besta. É só fazer um monte de casinha. Qual é a graça?

Mente simplória. Como falamos, Taluva tem regras simples (coloque um terreno, faça uma construção), mas não é um jogo bobo nem simplório. O jogador deve saber muito bem onde colocar a peça, tanto a de terreno como o prédio. Cabanas que forem soterradas por uma Erupção saem do jogo e se por algum motivo o jogador não construir em seu turno, será eliminado (Dica da Sra. Slovic: Não é uma boa tática construir a torto e direito sem um bom planejamento). Uma Vila não pode ser soterrada por completo, ao menos uma cabana tem que sobrar, assim como não se pode destruir Templos e Torres.



O jogo termina quando: Acabarem as peças de terreno (ganha quem fez mais Templos); Alguém construir todas as Cabanas e Torres, ou todos os Templos e Cabanas ou todas as Torres e Templos (vence imediatamente) ou; todos os outros jogadores forem eliminados, só sobrando um (esse é o ganhador). Pode não parecer, mas o jogo é rápido.

No geral, Taluva é um ótimo jogo. Seu visual é lindo, principalmente no fim da partida, digno de uma foto (Nota da Sra. Slovic: Assim como Santorini e Ticket to Ride), mas são se engane. O jogo pode assustar iniciantes. Assim como no Xadrez, o grau de estratégia é alto e, como o tema quase não importa, nem todos conseguem entender o que devem fazer, podendo frustrar muito no fim da partida (Nota do Sr. Slovic: Se foi seu caso, dê mais uma chance. O jogo é bom). Demora um pouco para pegar as manhas de saber bloquear os adversários, para que a Vila não fique grande e ele faça um templo, ou do auto sacrifício, para conseguir chegar ao terceiro nível e fazer uma Torre. Enfim, é um jogo que todos devem pelo menos conhecer. Lukim iu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário