A vida pode ser muito agitada
quando se vive perto de um vulcão ativo. Agora, imagina quando há vários deles
a sua volta. Ontem havia uma simpática vila perto do lago, hoje há uma montanha
coberta de florestas e amanhã, quem sabe, pode haver um templo ou uma torre ou
mais montanhas. Assim é a vida aqui. Venha conhecer que Taluva Tá na Mesa!
Taluva é um jogo criado por
Marcel-André Casasola Merkle em 2006. De dois a quatro jogadores, com duração
média de 40 minutos, Taluva é um jogo abstrato em que se constrói uma ilha em
3D.
- Definição de abstrato: Que não é
concreto (real ou verdadeiro). Ou seja, esse jogo não existe, seu impostor!
Aprendeu a usar do dicionário,
beócio? Jogo abstrato, em uma definição rápida, é aquele que não possui um tema
bem definido e o que prevalece é a mecânica, como Go, Smartrix e Hive. Taluva
não é sobre construir civilizações, nem mesmo cidades; O tema não é importante
(Nota da Sra. Slovic: Mas é interessante), mas a mecânica, sim. As regras são
bem simples, como Damas, mas para dominar o jogo, aí é outra história... Como
Damas.
Não há um tabuleiro. Os jogadores
vão formando a ilha conforme colocam as peças na mesa, assim como Carcassonne.
Cada um começa com um conjunto de dez Cabanas, três Templos e duas Torres. Em
seu turno, o jogador deve colocar uma peça de terreno e pelo menos uma
construção (Nota do Sr. Slovic: Simples, não? Mas há certas regrinhas).
A ilha de Taluva (Nota do Sr.
Slovic: Taluva é uma montanha localizada nas Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico)
é formada por camadas. Ao colocar um tile na primeira camada, a única regra é
ele estar adjacente a outro. Todas as peças são compostas por um Vulcão e duas
paisagens, que podem ser Areia, Lago, Pedra, Grama ou Selva. Para construir as
camadas superioras, deve-se colocar a peça sobre pelo menos outras duas, sendo
que a parte do vulcão deve sobre por outro vulcão. Essa ação é chamada de
Erupção. Não pode haver espaços vazios embaixo da peça colocada pela Erupção.
Depois, o jogador deve construir
pelo menos um prédio. Se não for possível colocar nenhuma construção, o jogador
é eliminado. Ele pode colocar uma Cabana (Nota da Sra. Slovic: a quantidade de
peças depende do nível do terreno, quanto mais alto, mais vilas). A construção
não precisa ser feita na peça recém-colocada, pode ser em qualquer terreno
vazio, desde que não seja um Vulcão. Se já há uma Cabana, é possível criar uma
Vila, colocando outras cabanas em terrenos adjacentes, fazendo uma Expansão
(Dica da Sra. Slovic: É possível expandir para todos os terrenos idênticos ao
redor de uma cabana ou vila em uma única ação, mesmo estando em outro nível).
Para construir um Templo, é necessário ter uma Vila de tamanho três (ou seja,
que ela ocupe pelo menos três terrenos). E se a Vila já pode ser expandida para
o terceiro nível, é possível fazer uma Torre.
- Jogo besta. É só fazer um monte
de casinha. Qual é a graça?
Mente simplória. Como falamos,
Taluva tem regras simples (coloque um terreno, faça uma construção), mas não é
um jogo bobo nem simplório. O jogador deve saber muito bem onde colocar a peça,
tanto a de terreno como o prédio. Cabanas que forem soterradas por uma Erupção
saem do jogo e se por algum motivo o jogador não construir em seu turno, será
eliminado (Dica da Sra. Slovic: Não é uma boa tática construir a torto e
direito sem um bom planejamento). Uma Vila não pode ser soterrada por completo,
ao menos uma cabana tem que sobrar, assim como não se pode destruir Templos e
Torres.
O jogo termina quando: Acabarem as
peças de terreno (ganha quem fez mais Templos); Alguém construir todas as
Cabanas e Torres, ou todos os Templos e Cabanas ou todas as Torres e Templos (vence
imediatamente) ou; todos os outros jogadores forem eliminados, só sobrando um
(esse é o ganhador). Pode não parecer, mas o jogo é rápido.
No geral, Taluva é um ótimo jogo.
Seu visual é lindo, principalmente no fim da partida, digno de uma foto (Nota
da Sra. Slovic: Assim como Santorini e Ticket to Ride), mas são se engane. O
jogo pode assustar iniciantes. Assim como no Xadrez, o grau de estratégia é
alto e, como o tema quase não importa, nem todos conseguem entender o que devem
fazer, podendo frustrar muito no fim da partida (Nota do Sr. Slovic: Se foi seu
caso, dê mais uma chance. O jogo é bom). Demora um pouco para pegar as manhas
de saber bloquear os adversários, para que a Vila não fique grande e ele faça
um templo, ou do auto sacrifício, para conseguir chegar ao terceiro nível e
fazer uma Torre. Enfim, é um jogo que todos devem pelo menos conhecer. Lukim
iu!
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