Espaço: A fronteira final... Mas
se pensar bem, é a fronteira inicial, já que tudo começou lá. Com o Big Bang.
Depois, quanto a temperatura esfriou, elétrons e prótons se uniram para criar
hidrogênio, que se aglutinou em nuvens, que com a força da gravidade,
colapsaram e houve a criação das estrelas. Com a fusão no núcleo, surgiram
elementos mais pesados, que se espalharam pelo universo com as explosões estelares.
Esses materiais se uniram para criar planetas, que, um dia com as condições
ideais, terá vida. Cosmogenesis Tá na Mesa!
Cosmogenesis foi lançado por Yves
Tourigny em 2017. De dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos,
em Cosmogenesis sistemas planetários são criados ao bel prazer dos jogadores.
- Heresia! Ninguém pode criar
planetas. Eles sempre existiram e sempre existirão!
Calma, baba ovo de Paulo II.
Ninguém está criando Planetas (Nota da Sra. Slovic: Isso é com Planetarium). O
lance aqui é criar Sistemas Solares inteiros. Durante seis turnos os jogadores
se revezam para pegar quatro elementos que estão disponíveis no Tabuleiro
Central e colocar em seu individual, que representa o Sistema Planetário.
Há vários tipos de elementos
disponíveis. O Tabuleiro Central é dividido em quatro áreas: uma para
Objetivos, uma para Meteoros e Cometas e duas para Planetas e Objetos Exóticos.
Cada jogador só pode pegar um de cada área por turno.
Os planetas estão divididos em
Rochosos e Gasosos, sendo que os rochosos têm quatro tamanhos e os gasosos, só
dois. Os planetas são colocados nas órbitas, sempre iniciando na mais próxima
do Sol. Depois que um planeta está em órbita, o jogador pode colocar até três
planetas rochosos menores como luas. Um gasoso sempre será maior que um
rochoso. Uma vez em orbita, as luas podem se chocar com um planeta rochoso.
Quando isso acontece a lua diminui em um tamanho enquanto o planeta aumenta em
um.
Os Meteoros e Cometas podem ser
colocados no Cinturão ou colididos com os planetas. Os meteoros quando se
chocam aumentam o corpo rochoso em um, mas desaparecem (Nota do Sr. Slovic:
Assim como as luas de tamanho um). Os cometas, quando caem em gasosos, criam
Anéis. Já em Rochosos de tamanho três o quatro, criam um atmosfera e água,
iniciando vida neles.
- Maldito! Isso é uma anátema.
Pare de dizer sacrilégios.
Pare você de escutar a mesma
ladainha todo dia. Existem estudos que indicam que a vida pode ter surgido na
Terra através da queda de cometas, sim. Planetas que estão até na terceira
órbita podem evoluir a vida até o estágio de seres humanoides. Se estiverem
além do Cinturão de Asteroides, só ficam no primeiro estágio, com seres unicelulares.
Há dois tipos de Objetivos:
Planetários e Estelares. Os primeiros indicam condições que o planeta deve ter:
Rochoso, com vida e duas luas de tamanho dois; Gasoso, sem anéis e três luas de
tamanho um. Cada jogador começa com um Objetivo Planetário e compra outro nos
turnos pares. Os Estelares dão pontos pela quantidade de determinados tipos de
elementos que o Sistema tem no fim do jogo, como números de planetas rochosos
sem vida, ou meteoros, ou gasosos vermelhos (Nota da Sra. Slovic: Os planetas
gasosos podem ter cores diferentes). Esse tipo de objetivo é comprado nos
turnos ímpares.
Por fim, os objetos exóticos ficam
do lado do Tabuleiro Individual. São de vários tipos, como Poeira Cósmica e
Cinturão de Cometas. Cada um tem uma função e pode ser ativado até duas vezes
no jogo. No fim do sexto turno, contam-se os Pontos dos objetivos cumpridos. O
tipo de vida no planeta também dá pontos, assim como cada objeto exótico. Quem
tiver mais pontos, vence.
No geral, Cosmogenesis é um jogo
bem interessante. Tem a mesmo pegada de criação de planetas, como Exoplanets,
mas é muito mais bem sucedido, e didático, assim como Planetarium. As regras
são simples, partida é rápida e independe do idioma, o que o torna um bom
Gateway (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, jogos para serem apresentados para quem
ainda não joga muito boardgames). Foi uma boa surpresa, ainda mais com esse
tema que gostamos tanto (Nota do Sr. Slovic: Eu pelo menos adoro). Continue a
olhar para o céu e indagar.
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