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quarta-feira, 14 de março de 2018

Above and Below


Nossa vida era boa e pacata. Somos... Éramos um povo simples, de gostos simples e cotidiano simples. Nossas plantações e criações eram o suficiente para nosso sustento e, como uma ocasional sobra, fazíamos comércio com nosso vizinho, comprando o que não tínhamos. Mas um dia uma horda trajando rúbido chegou, destruindo nossas casas com seus martelos em mãos. No desespero só consegui pegar minha família e fugir. Ainda não sei se os outros tiveram a mesma sorte, ou foram dizimados, como nossas plantações, por foices afiadas. Por dias corremos sem olhar para trás até chegar um lugar seguro, aparentemente. Enquanto construía nossa casa, minha esposa e filha descobriram um novo mundo abaixo de nossos pés. Sim, ali será um bom lugar para recomeçar. Above and Below Tá na Mesa!



Above and Below é um jogo criado em 2015 por Laukat. De dois a quatro jogadores, com duração média de 90 minutos, em Above and Below os jogadores devem reconstruir suas vilas devastadas por um ataque de bárbaros e explorar uma rede de cavernas.

- Jogo de construção de casinha? Tô fora! Com certeza é um jogo idiota.

Deixa de ser bobo. Pode estar falando mal agora, mas assim que conhecer vai dizer para todos que sempre gostou dele. Above and Below (Nota da Sra. Slovic: AnB para encurtar) é um jogo de regras bem simples, mas com um curioso sistema de histórias que deve agradar muita gente (Nota do Sr. Slovic: e desagradar mais um tanto).



Cada jogador começa com três pessoas e uma casa. Há basicamente três tipos de pessoas: Construtores (tem um símbolo de martelo), Professores (tem um símbolo de pena) e Exploradores. Há várias ações possíveis, mas cada trabalhador só pode fazer uma por turno: Construir, Recrutar, Coletar, Trabalhar e Explorar.

Para Construir é só usar um de seus trabalhadores que tenha o símbolo de um martelo e pagar o custo. Há dois tipos de construções: a Vila e os Entrepostos. A vila é composta por casas na Superfície e os Entrepostos são criados no subterrâneo (Dica da Sra. Slovic: Daí vem o nome do jogo: Acima e Abaixo). Cada prédio dá bônus diferentes, que podem ser mais dinheiro, itens, Pontos de Vitória (PV). Recrutar é bem parecido: usa-se um trabalhador com o símbolo da pena e paga-se o custo de um novo cidadão.



Já em Coletar, o trabalhador pega um item que já esteja disponível em um de seus prédios. São nove tipos de mercadorias, algumas bem comuns como o Cogumelo e outras bem raras como a Ametista. Os itens servem para basicamente duas coisas: colocar na Trilha de Desenvolvimento ou para Vender. A Trilha de Desenvolvimento indica quanto dinheiro o jogador ganha no início do turno. Quanto mais tipos de produtos diferentes ele tiver, mais ganha, além de dar PV no fim do jogo. É possível colocar um produto a venda para os outros jogadores. O jogo incentiva a livre negociação, desde que só envolva moedas (Nota do Sr. Slovic: Nada de simples troca de produtos) e o preço mínimo seja de três moedas. Há também algumas construções que dão Pvs no fim do jogo conforme a quantidade de um tipo de mercadoria que você tenha. Por fim Trabalhar serve para ganhar uma moeda. Se for o primeiro do turno a fazer isso, o jogador também ganha um Barril de Sidra.

- Só isso? Que joguinho mais água com açúcar. Vou voltar para o meu de guerra com muitas miniaturas e que dura 70h de sangue, suor e nada de lágrimas.



Sua afirmação tem duas falhas. Primeiro, você adora postar que odeia jogos longos, caro desequilibrado vacilante. Segundo, isso não é tudo em AnB. A graça e boa sacada do jogo está na ação de Explorar. A história do jogo diz que a nova vila foi construída sobre uma gigantesca rede de cavernas. O jogador pode usar trabalhadores (Nota da Sra. Slovic: No mínimo dois, pois é muito perigo se aventurar sozinho) para percorrer os túneis. Ao fazer isso, ele saca uma carta de Subterrâneo e joga um dado. O resultado mostra qual passagem do Livro de Aventuras o jogador a sua esquerda deve ler.

Sim, o jogo se torna quase uma Narração de História, com direito a interpretações. Assim como em jogos tipo Mice and Mystics e Robin Hood, o roleplay (Nota da Sra. Slovic: em bom português, encenar ou interpretar. Quem conhece o bom e velho RPG sabe do que estamos valando) não é obrigatório, mas deixa o jogo muito mais divertido. É possível simplesmente ler a passagem, escolher uma das alternativas (Nota do Sr. Slovic: Normalmente é uma situação com duas possibilidades de desfecho) e seguir jogando. Mas contar uma pequena história sobre a escolha e a consequência deixa a experiência muito melhor.

Depois de decidir qual caminho tomar, o jogador deve jogar dados para ver os resultados da escolha. Todos os trabalhadores tem símbolos de dado em sua ficha. Eles indicam sua habilidade em explorar. Para cada cidadão na tarefa, joga-se um dado e compara com o que está marcado na ficha. Sempre que o dado for igual ou maior ao que está mostrado, o jogador consegue o número de lanternas que está abaixo do dado. Ao escolher o que vai fazer no Livro de Aventurar, o jogador já sabe quantas lanternas precisa para não sofrer nenhuma penalidade. Se não conseguir, o jogador pode “ferir” um trabalhador, conseguindo uma lanterna por ferido.



A Exploração, além de dar vários itens, como moedas e mercadorias, pode alterar o nível de Reputação (que dá PV no fim do jogo), permite a construção de Entrepostos (Dica da Sra. Slovic: Isso faz sentido. Só da para construir algo depois da caverna ser totalmente explorada. Ninguém quer ser atacado novamente).

O jogo dura oito rodadas. No começo de cada turno os jogadores ganham moedas conforme a Trilha de Desenvolvimento. Os trabalhadores usados na rodada passada ficam na área de Cansados e só poder ser usados no próximo turno se houver uma Cama para ele descansar (Nota do Sr. Slovic: Outra coisa que faz sentido no jogo) ou usar um barril de sidra. No fim dos oito turnos, conta-se os Pvs e quem tiver mais, ganha.

No geral, Above and Below é um jogo bem interessante. As regras são fáceis de entender e bem amarradas. O Livro de Aventuras deixa o jogo bem legal. Claro que nem todos vão gostar dessa parte narrativa, dizendo que o jogo não é denso. Bobagem, são os jogadores que vão definir o quanto denso e imersivo AnB pode ser. A arte está bem legal (Nota da Sra. Slovic: É bem simpática, colocando no clima de uma vila pacata). E não se preocupe com a rejogabilidade. A quantidade de aventuras é enorme. Dificilmente você vai decorar os textos, a não ser que jogue todo santo dia.  AnB é um jogo simpático, com grande chances de entrar na lista do xodós da galera.




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