Powered By Blogger

Logo

Logo

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Mice & Mystics


A noite estava mais escura que o normal. Vento batia forte nas janelas de madeira. Trovões ameaçavam quebrar os vidros. A tormenta se avizinha! Sombras se faziam de assustadoras e ruídos inexistentes eram ouvidos. Todos estavam assustados com a hora de dormir, mas sabiam que uma boa história dissiparia o medo e então puderam relaxar, pois Mice & Mystics Tá na Mesa!



Mice & Mystics lançado em 2012 por Jerry Hawthorne. Para um a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em M&M é um jogo de narração de histórias.

 - Tipo conto de fadas? Era uma vez um jogo chato e blá, blá, blá...

Ei, cria rejeitada da Bruxa do Oeste, Mice & Mystics é sim um conto de fadas e mais ainda, é quase um RPG. Um belíssimo jogo de exploração, mas onde a história é parte importante. Sim, você pode só andar-matar-conquistar, mas a experiência é outra prestando atenção à narração contada. No jogo base há um livro com onze aventuras prontas, que podem ser jogadas de forma avulsas, mas que formam uma campanha coesa e magnífica, onde os jogadores fazem o papel de heróis transformados em ratos. Como dissemos, M&M é uma história de contos de fadas, o que o transforma em uma ótima maneira de apresentar o mundo dos boardgames para as crianças.



- Joguinho infantil? Tô fora! Sou velho para isso.

Não se irrite, que vai sujar suas fraldas geriátricas. Mice & Mystics não é um jogo de crianças, é necessária uma boa dose de estratégia para vencer seus desafios, o que vai agradar todos os públicos, até os mais velhos. A história é um clichê clássico: o rei, viúvo, cai de amores por uma rainha e logo fica debilitado, de cama. A rainha se mostra uma pessoa cruel e prende o príncipe e todos aqueles leais a ele. Para escapar, são transformados em ratos e devem procurar alguma maneira de derrubar a vilã. Mas não são simples ratos (nota da Sra. Slovic: Estamos falando de uma história digna de ser contada pela Pixar ou Dreamworks): são heróis de capa e espada, que usam magia e táticas para explorar seu antigo lar, agora vinte vezes maior e cem vezes mais ameaçador, onde qualquer barata é um desafio, uma aranha pode significar encontrar uma morte cruel e um gato (Nota do Sr. Slovic: Ah, o gato! Brodie não sabe brincar).



São seis personagens para jogar: Príncipe Collin, a Curandeira Tilda, o Faz-tudo Nez, o Ladino Flich, o Mago Maginus e a Arqueira Lilly. Mas cada aventura trás em sua descrição quais heróis estarão disponíveis, pois conforme a história vai sendo contada, alguns podem ainda não ter aparecido (Nota da Sra. Slovic: Como é o caso da Lilly no primeiro capitulo. Ela só entra no segundo, e como personagem obrigatória) ou estarem em outra parte, longe da narração principal.

- E como se joga? Com queijo e ratoeiras?

Boa pergunta, cérebro de Limburger. Cada personagem pode se mover e realizar outra ação de cinco disponíveis (atacar, explorar, procurar, fugir e trocar). Algumas ações necessitam uma jogada de dados (como andar, atacar e procurar). Os dados são personalizados, com símbolos (espada, escudo, arco e queijo) em vez de só números. Cada aventura é chamada de capítulo, que é dividido em páginas, que varia de um para outro.

E como não poderia ser diferente, em um jogo de ratos o queijo está presente. Ele serve tanto para alimentar as habilidades especiais dos heróis como fazer se aproximar o fim do jogo. Há uma roda no tabuleiro e certos eventos fazem um pedaço de queijo ser colocada nela. Quando ela é completada (com seis pedaços) algo ruim acontece: novos adversários entram em jogo e uma página é virada. E depois que todas as páginas são viradas o jogo acaba com a derrota dos jogadores.



Voltando aos aspectos de RPG de M&M, jogando o modo campanha é possível fazer os heróis subirem de nível, ganhando novos equipamentos e habilidades. E voltando a falar de M&M para crianças, além de estimular a cooperação, a narração e a leitura, um aspecto positivo é que os heróis não morrem. Eles até podem ser capturados pelos asseclas da rainha, mas nunca mortos. Igual a um conto de fadas.

No geral M&M pode até parecer um jogo bobo, infantil mesmo, mas não se deixe enganar. Ele se encaixa em vários perfis de jogadores: começando pelos pais que querem incentivar seus baixinhos a conhecer o universo dos boardgames, passando pelos que gostam de um bom Dungeon Crawl e chegando a todos que gostam de uma boa aventura, regada a muitas risadas. Mice é um jogo leve, porém não é rápido nem despretensioso. É um jogo para se pensar em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário