O
crime nunca descansa. O mal nunca dorme. A população indefesa precisa de
pessoas com incríveis capacidades para protegê-las, mas não é uma tarefa
simples. É por isso que organizações como a nossa são tão necessárias. Aqui
auxiliamos o herói a fazer o que ele faz de melhor: Combater vilões e defender
a humanidade. Conseguimos informações dos bandidos, cedemos os recursos
necessários para combater a vilania e tudo em troca de salvar o mundo, com
nosso auxílio, é claro, em vez dos nossos desleais concorrentes... Marketing é tudo nesse ramo. Então vamos logo,
pois Heróis de San Villano Tá na Mesa!
Heróis
de San Villano é um jogo a ser lançado em breve, criado por Eduardo Guerra. Para
dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos. Nele, os jogadores representam
organizações que ajudam super-heróis a defender a cidade de San Villano.
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Uma organização que ajuda heróis? Que coisa idiota! Os heróis só são legais
quando agem sozinho. Odeio multidão.
Desculpa, Zé Ermitão. Nunca ouviu falar de X-Men? Vingadores? Liga da Justiça? Heróis
de San Villano usa uma mecânica bem comum nos jogos (Alocação de Trabalhadores)
com um tema incomum, mas muito querido (Super-heróis). O tabuleiro, que é
modular, representa os principais pontos da cidade, onde os membros da
organização conseguem obter os recursos necessários para combater o crime,
rastrear os vilões e recrutar novos heróis, entre outras coisas.
A
cada turno o jogador pode alocar seu trabalhador em um dos locais para conseguir
o benefício do local. Enquanto alguém estiver nessa localidade, ninguém, pode
usa-la, com exceção do Hospital e do Arranha Céu. A movimentação do Operativo nas rodadas seguintes é sempre no máximo duas cartas na ortogonal, não podendo usar a mesma localidade da carta onde está, assim como no Tiny Epic Quest (Nota do Sr. Slovic: Sim, aquele Quest que vale a pena). Cada turno tem duas rodadas e no final da segunda um novo local é aberto.
Para recrutar um herói, além de ir para um dos locais que
permite essa ação, é necessário pagar seu custo em Dinheiro e Informação.
Sempre há três Heróis e três Ajudantes disponíveis.
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Ajudantes como o Robin? Sai para lá! Só quero saber dos poderosos.
Abra
sua mente e não caia no estereótipo, Fanbobão. A principal diferença entre um e
outro, é que os Ajudantes não podem enfrentar os Vilões, além de terem custos
menores e terem habilidades bem interessantes.
Para
derrotar um vilão (Nota do Sr. Slovic: Os heróis sempre vencem, já que é um
jogo sobre o bem vencendo o mal) é necessário primeiro localiza-lo (usando
localidades específicas e pagando os custos) e depois confrontá-lo (também indo
a um lugar específico e pagando seus custos). Como já falamos, o herói sempre
vence, mas isso pode ter um custo.
Tanto
Heróis quanto Vilões tem Foco (seu ponto forte) e Fraquezas. Antes de iniciar o
combate devemos comprar o Foco do Vilão com a Fraqueza do Herói. Se forem
iguais, o Vilão é derrotado, mas o Herói usa todos seus poderes no feito e é
descartado. Se não forem iguais, o Herói sofre uma Exaustão e não pode ser
usado novamente até ir ao Hospital. E se ainda o Foco do Herói e a Fraqueza do
Vilão for a mesma, a batalha foi tão fácil que o Herói não fica Exausto. Sempre
há três cartas de Vilões abertas. Todos em um efeito que afeta a todos enquanto
não forem derrotados. Cada Vilão derrotado dá Pontos de Vitória (PVs) no fim do
jogo.
As
cartas de localidade são divididas em Manhã, Tarde, Noite e Madrugada (Nota da
Sra. Slovic: As cartas de Manhã são as iniciais e sempre começam a partida
abertas) e quando a primeira da Noite é revelada todos os jogadores ganham um
novo Operativo. O jogo termina quando a última carta da Madrugada é aberta. OS
PVs são calculados para cada Vilão derrotado. Além disso cada Herói e Ajudante
recrutado dão 1 PV, além de outras coisas. Quem tiver mais PVs, vence a
partida.
No
geral, Heróis de San Villano é um grande jogo. As regras são simples e bem
intuitivas. O tema é interessante e está longe de estar batido (Nota do Casal
Slovic: Alguém falou de zumbis ou vikings?). Ainda está na fase do protótipo, mas
os componentes e a arte estão incríveis. Todos os personagens terão histórias
(Nota da Sra. Slovic: o famoso background). Nosso amigo Guerra já emplacou dois grandes
sucessos: Crop Rotation e Enchanted Cubes; e esse tem tudo para ser o melhor.
Agora vamos, temos um mundo para salvar!
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