Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Herois de San Villano

O crime nunca descansa. O mal nunca dorme. A população indefesa precisa de pessoas com incríveis capacidades para protegê-las, mas não é uma tarefa simples. É por isso que organizações como a nossa são tão necessárias. Aqui auxiliamos o herói a fazer o que ele faz de melhor: Combater vilões e defender a humanidade. Conseguimos informações dos bandidos, cedemos os recursos necessários para combater a vilania e tudo em troca de salvar o mundo, com nosso auxílio, é claro, em vez dos nossos desleais concorrentes...  Marketing é tudo nesse ramo. Então vamos logo, pois Heróis de San Villano Tá na Mesa!



Heróis de San Villano é um jogo a ser lançado em breve, criado por Eduardo Guerra. Para dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos. Nele, os jogadores representam organizações que ajudam super-heróis a defender a cidade de San Villano.

- Uma organização que ajuda heróis? Que coisa idiota! Os heróis só são legais quando agem sozinho. Odeio multidão.

Desculpa, Zé Ermitão. Nunca ouviu falar de X-Men? Vingadores? Liga da Justiça? Heróis de San Villano usa uma mecânica bem comum nos jogos (Alocação de Trabalhadores) com um tema incomum, mas muito querido (Super-heróis). O tabuleiro, que é modular, representa os principais pontos da cidade, onde os membros da organização conseguem obter os recursos necessários para combater o crime, rastrear os vilões e recrutar novos heróis, entre outras coisas.

A cada turno o jogador pode alocar seu trabalhador em um dos locais para conseguir o benefício do local. Enquanto alguém estiver nessa localidade, ninguém, pode usa-la, com exceção do Hospital e do Arranha Céu. A movimentação do Operativo nas rodadas seguintes é sempre no máximo duas cartas na ortogonal, não podendo usar a mesma localidade da carta onde está, assim como no Tiny Epic Quest (Nota do Sr. Slovic: Sim, aquele Quest que vale a pena). Cada turno tem duas rodadas e no final da segunda um novo local é aberto.

Para recrutar um herói, além de ir para um dos locais que permite essa ação, é necessário pagar seu custo em Dinheiro e Informação. Sempre há três Heróis e três Ajudantes disponíveis.

- Ajudantes como o Robin? Sai para lá! Só quero saber dos poderosos.

Abra sua mente e não caia no estereótipo, Fanbobão. A principal diferença entre um e outro, é que os Ajudantes não podem enfrentar os Vilões, além de terem custos menores e terem habilidades bem interessantes.

Para derrotar um vilão (Nota do Sr. Slovic: Os heróis sempre vencem, já que é um jogo sobre o bem vencendo o mal) é necessário primeiro localiza-lo (usando localidades específicas e pagando os custos) e depois confrontá-lo (também indo a um lugar específico e pagando seus custos). Como já falamos, o herói sempre vence, mas isso pode ter um custo.

Tanto Heróis quanto Vilões tem Foco (seu ponto forte) e Fraquezas. Antes de iniciar o combate devemos comprar o Foco do Vilão com a Fraqueza do Herói. Se forem iguais, o Vilão é derrotado, mas o Herói usa todos seus poderes no feito e é descartado. Se não forem iguais, o Herói sofre uma Exaustão e não pode ser usado novamente até ir ao Hospital. E se ainda o Foco do Herói e a Fraqueza do Vilão for a mesma, a batalha foi tão fácil que o Herói não fica Exausto. Sempre há três cartas de Vilões abertas. Todos em um efeito que afeta a todos enquanto não forem derrotados. Cada Vilão derrotado dá Pontos de Vitória (PVs) no fim do jogo.

As cartas de localidade são divididas em Manhã, Tarde, Noite e Madrugada (Nota da Sra. Slovic: As cartas de Manhã são as iniciais e sempre começam a partida abertas) e quando a primeira da Noite é revelada todos os jogadores ganham um novo Operativo. O jogo termina quando a última carta da Madrugada é aberta. OS PVs são calculados para cada Vilão derrotado. Além disso cada Herói e Ajudante recrutado dão 1 PV, além de outras coisas. Quem tiver mais PVs, vence a partida.


No geral, Heróis de San Villano é um grande jogo. As regras são simples e bem intuitivas. O tema é interessante e está longe de estar batido (Nota do Casal Slovic: Alguém falou de zumbis ou vikings?). Ainda está na fase do protótipo, mas os componentes e a arte estão incríveis. Todos os personagens terão histórias (Nota da Sra. Slovic: o famoso background).  Nosso amigo Guerra já emplacou dois grandes sucessos: Crop Rotation e Enchanted Cubes; e esse tem tudo para ser o melhor. Agora vamos, temos um mundo para salvar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário