Powered By Blogger

Logo

Logo

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Compounded


Marie Curie disse uma vez: “Na vida, não existe nada a temer, só a entender”, já Sir Isaac Newton proferiu que “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano”. Carl Sagan falou: "Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta” e Neil DeGrasse Tyson: disse "Ninguém que é curioso é idiota. As pessoas que não fazem perguntas permanecem ignorantes para o resto de suas vidas". O que podemos ver com alguns dos maiores nomes da ciência é que a busca pelo conhecimento que faz a humanidade andar, saindo das trevas da ignorância. Se assim como esses gigantes, você também é quer fazer a diferença, então venha, que Compounded Tá na Mesa!



Compounded é um jogo criado em 2013 por Darrell Louder. Para dois a cinco jogadores, com duração média de 90 min, em Compounded os jogadores são químicos estudando novas substâncias em seus laboratórios.

- Química? Não basta ver isso na escola, isso me persegue até no jogo. Odeio estudar.



Continue assim, pascácio, e descobrirá que a bandeira é muito mais pesada que a caneta. Apesar de Compounded sirva para fins educacionais (Nota do Casal Slovic: Quer saber mais sobre jogos de tabuleiro na educação? De uma olhada no Grupo Jedai!), ele não é um jogo educativo. No jogo há seis tipos de elementos (hidrogênio, oxigênio, carbono, nitrogênio, cálcio e enxofre), em forma de pequenas peças coloridas, que combinados criam uma variedade de compostos, que estão em cartas. Na partida os jogadores devem decidir quais compostos vão estudar e através de sorteio e negociação dos elementos químicos, criar essas substâncias, conseguindo Pontos Atômicos (PA). A Trilha dos Pontos é uma tabela Periódica (Nota da Sra. Slovic: Nada mais temático, né?). O gatilho de fim de jogo é alcançar 50 PA.



A rodada é dividida em 4 etapas: Discovery, Study, Research e Lab. Cada jogador em um tabuleiro individual, que representa sua bancada, onde pode estocar os elementos que não foram usados e registar seus avanços nos estudos, que dão vantagens durante a partida. Na primeira etapa os jogadores ganham alguns elementos (o número depende do nível de Estudo). Depois do sorteio os jogadores podem negociar entre si os elementos. A quantidade de elementos sorteados com os negociados e os que restaram da rodada anterior não pode exceder certo número (que também detende do Estudo). O resto deve ser descartado.

Na segunda etapa, os jogadores podem reivindicar um ou mais cartas de substâncias (de novo, a quantidade depende do Estudo) que estão na mesa. Sempre haverá 16 (12 nos jogos avançados) substâncias abertas. Cada composto só pode ser estudado por um jogador.



- Estudo, estudo, estudo. Vocês só falam disso. Não aquento mais!!!!

Percebeu, meu caro ignaro, o quanto o estudo é importante, não só no jogo como, principalmente, na vida? Na terceira etapa, os jogadores podem alocar seus elementos nos compostos estudados (Nota da Sr. Slovic: Adivinha o que determina a quantidade máxima de elementos alocados?).

Quando todos os elementos foram colocados sobre a carta, o jogador ganha os PA e alguns bônus última fase. O primeiro bônus é um aumento em um dos 4 Níveis de Estudo (Nota do Sra. Slovic: Um para cada etapa). O Estado natural do elemento define qual nível será incrementado: Líquidos aumentam o Discovery, Sólidos aumentam o Study e Gasosos aumentam o Research. Todos podem ser usados para aumentar o Lab. Além disso algum compostos dão Ferramentas de Laboratório, que podem ser usados para quebras algumas regras, como a Pipeta que deixa trocar dois elementos iguais por outro, ou o Livro de Pesquisa que permite que a realocação de um elemento de um composto descoberto para outro que esteja sendo estudado pelo jogador, além da Chave do Laboratório, que é o marcador de Primeiro Jogador.



No fim do turno que um composto é descoberto, outro entra no local. No deck de Compostos há algumas cartas de Incêndio. Quando eles são sacadas, Marcadores de Incêndio são colocados em algum compostos, que tem o símbolo, que explodem quando tem marcadores igual a quantidade indicada na carta. Quando um composto explode, todos os elementos contidos são colocados nas cartas ao seu redor ou voltam para o saco e ele é descartado. Para evitar a explosão é necessário usar o Extintor, que começa o jogo vazio e deve ser completado colocando os elementos necessários para a criação do principal componente do extintor (Nota do Sr. Slovic: Você sabem qual é, certo? É fácil: um carbono e dois oxigênio). Um extintor cheio dá PA no fim do jogo.

- Chega de química!!!

Mas é um lerdaço, parvo e néscio mesmo. Sabia que “a química é a diferença entre pobreza e fome, e uma vida cheia de abundância”? Palavras de Robert Brent (Nota do Sr. Slovic: que aprendi jogando Civilization IV). No jogo Avançado entram duas cartas de grandes compostos, que podem ser estudados juntos, no lugar de quatro substâncias normais.



No geral, Compounded é um jogo interessante. Claro que tem uma dose de sorte envolvida, mas que é diminuída na possibilidade de negociação dos elementos e no Elemento Coringa, que cada jogador começa com um e pode ser usado no lugar de qualquer um (exceto Enxofre) e vale um PA no fim da partida de não for usado. O jogo tem regras fáceis de aprender e pode ser muito educativo, sendo bem didático. De uma chance para ele, mesmo se você for muito avesso a Química, pois “Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, com que se sintam humildes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário