Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Overdrive

Dizem que os bons tempos são os velhos tempos, mas o Rock é atemporal: desde os primórdios, com Chuck Berry e o Elvis, passando pelos mitos The Beatles e Rolling Stones, indo pelos os pilares fundamentais como Queen, Black Sabbath e Pink Floyd, reverenciando AC/DC, Metallica, Nirvana, e não se esquecendo dos nacionais como Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Velhas Virgens. O rock é imortal e universal, e uma grandiosa batalha do mais puro Rock'n Roll vai acontecer. Então se prepare para música da melhor qualidade, pois Overdrive Tá na Mesa!



Overdrive: a Batalha do Rock é um jogo lançado em 2018 por Bianca Melyna e Moisés Pacheco de Souza. De dois a quatro jogadores, com duração média de 45 minutos, em Overdrive os jogadores devem tocar o melhor possível em uma batalha extra dimensional de bandas de rock.

- Como o jogo foi lançado em 2018 se estamos em 2017? Entraram para o ramo da astrologia, prevendo o futuro?

Não estamos prevendo nada, Walter Mercado. O lançamento do jogo será em 2018, mas o Financiamento Coletivo começa agora em 2017. Participe aqui neste link!

- Mas não gosto de Rock. Meu negócio é fazer RAP de protesto nas paradas com a comunidade



Você não me engana, cover desafinado do Pablo Vittar. E não é preciso gostas de Rock para jogar Overdrive (Nota do Sr. Slovic: Mas ajuda a entre no clima). O jogo é para todos os gostos musicais e idade.

Cada jogador tem um tabuleiro individual, mostrando sua banda com suas Habilidades especiais, e onde marca seus Recursos: Fãs, Grana, Fama e Overdrive.  Já o tabuleiro principal é onde os dados são alocados. Os jogadores começam com quatro dados cada, representando os integrantes da banda. É possível chegar a ter uma banda com seis membros.



No turno do jogador ele joga todos os dados, que tem seis faces: Overdrive, Estrela, duas Caveiras e duas Músicas. No Tabuleiro Central há indicações do que cada símbolo que saiu no dado pode dar a banda. Além do tabuleiro, há sempre três Cartas de Hit, que podem ser usadas normalmente ou compradas com Grana. Cada Hit comprado dá um Ponto de Vitória (PV) no fim do jogo, mas ela não fica exclusiva para o jogador. Outros podem usá-la, mas o dono ganha um bônus. A partida dura oito turnos e no fim do terceiro, sexto e oitavo turno acontece a Batalha das Bandas!

- Que violência desnecessária! Vou contar para minha mãe!



Não precisa chorar por sua moda de viola, sertanejo de jardim da infância. Na batalha, todos os jogadores jogam quatro dados (Nota da Sra. Slovic: Sempre quatro, independente de quantos integrantes sua banda tem no fim do turno) e comparam os resultados. Iniciando pelo jogador com mais fama, todos podem eliminar um dado de um oponente, desde que tenham mais faces com o símbolo a ser retirado do que o adversário. Por exemplo: sou o primeiro jogador e lancei os dados conseguindo Três Caveiras e uma Estrela. Com isso posso tirar um dado de Caveira da Sr. Slovic, que conseguiu uma Música, duas Estrelas e uma Caveira. Na vez dela, ela pode retirar meu dado de Caveira. Depois ocorre mais uma rodada de eliminação. Também pode usar Grana para manipular os dados. No fim da Batalha os dados restantes são convertidos em Recursos. Na última Batalha, os dados que sobraram dão o dobro de bônus e são usados na pontuação final.

Após a última Batalha são computados os pontos. Quase tudo se transforma em PVs, fazendo o jogo ter muitos caminhos diferentes para vencer. A banda com mais PVs é declarada a melhor banda do multiverso.



No geral, Overdrive é um ótimo jogo. Suas regras simples deixam o jogo rápido para explicar. O jogo é fácil e vai cair no gosto de todos, independente da idade. É possível jogar descontraidamente ou fervilhar a cabeça com várias táticas e estratégias. Apesar do tema, não lembra muito o Rock'n Roll Manager. Overdrive tem mais a pegada do ótimo Alien Frontiers e Age of War. É mais um jogo brasileiro de qualidade com muito potencial. Um grande trabalho do Moisés e da Bianca. Hoje é dia de Rock, baby! Vamos fazer barulho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário